segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Guaraná só no Natal


Sabor da infância, guaraná Maçã!
No meu tempo de criança, as coisas não eram fáceis pra nós. Vida simples, regrada, porém não faltava nada. E também não tínhamos sempre.
Roupas novas e guaraná eram as coisas que tínhamos só no Natal.
Não era como hoje, com farturas e comidas diferentes. Era tudo muito simples, caprichado e com algumas coisas com gosto de Natal.
Ah, o guaraná Maçã!
Macarronada, feijão gordo, frango assado e pudim não podiam faltar!
Mas o guaraná Maçã era esperado com água na boca...
Hmmmm, uma semana antes já estava em casa um engradado inteiro com guaraná docinho, com gosto levemente sabor maçã, que podíamos beber à vontade, mesmo sabendo que, como éramos crianças, apenas dois copos ou três cabiam na nossa barriga. Era muita comida boa e a regra era só beber depois de rapar o prato.
A gente rapava o prato na infância e na adolescência brigava com a balança...
Era justo!
E depois vinha o pudim de leite... Ah...
E vejo hoje a facilidade em ter essas gostosuras, que se tornaram corriqueiras em nossa mesa, porém, nem tanto.
Quem diria que com toda a facilidade em comprar comidas e bebidas, algumas guardamos justamente para ocasiões especiais. É o caso do guaraná, nem sempre esse docinho de maçã.
Isso mesmo, voltei à época de vacas magras, porém deliciosas, me permitindo usufruir de guloseiras somente em ocasiões especiais.
Hoje não é como nos tempos passados, onde os alimentos eram quase todos naturais, sem conservantes, nem açúcares em exagero, nem gorduras trans e nem agrotóxicos embutidos.
Não dá pra facilitar a entrada de venenos no nosso organismo, afinal temos que cuidar da carcaça temporária que nos foi emprestada. Não cuidou direito, adoeceu e morreu!
Ainda hoje encontro guaraná Maçã para comprar, e quem sabe ele fará parte de minha mesa de Natal?

Um Feliz Natal a todos, com paz, saúde e felicidades!
E um Ano Novo repleto de boas atitudes e muita gratidão!

Clara Lúcia

5 comentários:

  1. Doces recordações as tuas ,que me fizeram voltar àquele tempinho bem mais simples,sem tantas complicações e riquififis! ADOREI! FELIZ NATAL e tuuuuuuuuuuuudo de bom no novo ano! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Os natais de infância são os mais memoráveis. Feliz Natal e ano Novo, bjs 💋💋💋

    ResponderExcluir
  3. Cresci na fazenda de minha avó e guaraná só víamos e bebíamos no Natal. Resultado: bebíamos tanto e não ficava espaço para leitoa assaDA, CARNEIRo, PERNIL E AQUELA ABUNDÂncia desmedida sem contar com o manjar de vinho, mnjar de coco com ameixa, e o pudim de queijo! AH, que linda infãncia eu vivi! Seu escrito está delicioso!

    ResponderExcluir
  4. Quão belas são suas lembranças querida Clara, que em muito se parecem com as minhas num tempo bem diferente, mas de grande felicidade para criança livre sem os perigos de hoje. Eu lembro que guaraná era só no dias das crianças juntamente com pão com mortadela,rsrs. Gosto de lembrar este tempo amiga e digo de feliz idade.
    Viajei nas suas lembranças e vi o menino feliz e solto pelas ruas, visitando os presépios das casas vizinhas, para ver qual tinha ficado mais bonito. E ainda vi a volta da missa do Galo que era meia noite e então tinha a ceia em casa e ainda passava nas casas vizinhas. Que saudade amiga.
    Bem hoje para lhe agradecer por mais um ano juntos por aqui. Você que é talvez a mais velha seguidora no meu blog, creio que deste 2010 na criação dele. Assim será um prazer estar por aqui em mais uma viagem e que possamos estar em sintonia em cada estação.
    Meu muito obrigado, meu terno abraço de paz e luz.
    Beijo amiga.
    Continue em seu esporte luta e dê um soco certeiro em tudo de ruim que possa ter acontecido em 2018.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, querida amiga Clara!
    Em tempo de lhe desejar um espetacular 2019!
    Haja paciência, alegria em seu viver!
    Seja muito feliz e abençoada junto aos seus amados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e
    Bem.
    🏵🖊💐🌻🌼🌷🌹🌺

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!