domingo, 12 de dezembro de 2021

Podemos parar por aqui!

 


Li na internet, numa página de depoimentos, relatos de crianças que foram abusadas por quem deveria cuidar e proteger.

Isso é recente, as crianças são jovens nos dias de hoje e carregam muita culpa por terem passado por essa situação.

Isso ainda acontece, infelizmente.

E ainda acontecem comentários criticando "mas porque falar só agora e não quando aconteceu?"

Será que uma criança ou uma adolescente tem maturidade suficiente para concluir que um adulto, que deveria proteger, faria ela pensar que é assim mesmo e que seria segredo e teria que ser guardado a sete chaves? Ainda por cima ser ameaçada?

Mães completamente despreparadas e também cheias de traumas, lutando pra sobreviver e dependente de um provedor, como lidar com uma situação dessa?

Acho que não cabe julgar.

E o homem criado como durão, machão, pegador, que vive repetindo que mulher nervosa precisa de um ***u... E filhos desses homens ouvindo essa repetição e, claro, tomando como exemplo de bravura por ser homem...

Se formos perguntar pra todas a mulheres, e homens também, claro, se sofreram abuso e até estu**** na infância e adolescência, a maioria irá confirmar.

Estamos em plena Revolução Digital e o acesso a tudo está pra todos. E os relatos sofridos de mães, pais, filhos também estão à disposição pra quem quiser ler.

Não cabe julgar ninguém, pois existe uma história por trás de cada um.

Cabe cuidar das crianças desde o nascimento, e acompanhar sua evolução até quando for possível, cabe cuidar dos meninos e educá-los no respeito a si e aos outros.

Cabe espalhar pela internet que abuso não é normal e não deve ser aceitável, que pode denunciar, gritar e enfrentar quem quer que seja pra preservar sua integridade.

É um conjunto de atitudes que devemos ter, principalmente acolher, de um jeito ou de outro, quem está vulnerável ainda. E acredite, são muitos vulneráveis ainda.

É triste ler os depoimentos e pior ainda ler os comentários de mulheres criticando mulheres, por elas terem permitido, independente da idade, julgam por não terem contado pras mães... Elas contaram, e foram julgadas como mentirosas pelas próprias mães...

Há uma inversão de valores onde quem é vítima é o culpado e o outro, aproveitador, abusador, malandro ou seja lá o que for, é o esperto, o inocente, nem é citado numa conversa dessa. É triste.

Meus queridos que estão lendo e se identificando, saibam que a culpa não é de vocês. Quem prejudica, abusa, toca, agride é sempre o culpado, sempre.

A consequência na vida adulta é se tornar uma pessoa insegura, medrosa, de não saber lidar ou viver um relacionamento amoroso, não sentir prazer, sem falar que os pensamentos daqueles momentos sempre estarão por perto. Além de atrair pra si pessoas abusivas ou em relacionamento amoroso ou amigos, trabalho, de um jeito ou de outro, essa atração continuará até que seja tratada. Um verdadeiro desastre na vida.

Somente muito amor e compaixão pra amenizar esse tipo de trauma, que muitas vezes são ocultados, por vergonha, medo, insegurança...


Clara Lúcia


Quer saber como vive e sente uma pessoa que está num relacionamento abusivo? Será que você está num relacionamento assim e nem sabe?

Livro Amor Psicopata. Clique AQUI! 


10 comentários:

  1. Boa Tarde de Domingo, querida amiga Clara!
    Relacionamentos abusivos são em muitos níveis do nosso ser.
    Quando se abandona o outro abruptamente sem nem um telefonema sequer depois de anos de relacionamento lindo, como ocorreu com uma pessoa da minha família, sem nenhuma violência físca, mas destruiu a pessoa para sempre... ela não confia em mais ninguém.
    Aqui, tem sido notável e entristecedor o núemro alto de denúncias de violência contra as mulheres em torno de 50 por dia e nas crianças, a coisa é ainda mais aterradora e monstruosa, pois são inocentes e não sabem exprimir o que sentem. Tenho imensa dó e rezo para que Deus as cure, que sejam resilientes em maiorezinhas.
    Vejo que muitos na humanidade se perderam em egoísmos e só pensam em satisfazer desejos e não respeitam o coração alheio.
    São trogloditas, homens bárbaros e pré cavernosos ainda no século tão tão evoluido para tantas coisas.
    Tenha dias pré Natal abençoados, querida!
    Beijinhos carinhosos e fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosélia, nos dias de hoje é bom que tudo pode ser denunciado, pois as informações estão em momento imediato. Mas há muito a fazer ainda. Lamento muito tudo isso.
      Beijos, querida!

      Excluir
  2. Oportuna e esclarecedora postagem. Informar e não julgar, ajudar é fundamental.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  3. Oi Clara, esse assunto é duro. Interessante que haja polemica. Deveria ser uma unanimidade nos meus sonhos: tolerancia zero com o abusador. Uma vez uma colega que veio de Manaus, fez uma pesquisa com abusadores de criança, que estavam na cadeia. Achei interessante o interesse dela e a maneira como lidou com aquilo. Com compaixao eu diria. Não tenho essa compaixao. Penso na criança, na criança e na criança. Dizem que em uma familia tudo se sabe. Da o que pensar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo se sabe, porém muitas famílias dependem desse abusador pra sobreviver, ou pra não causar transtorno em todos, ficam quietos. As vítimas pagam o resto da vida com a consciência, infelizmente.
      Beijos!

      Excluir
    2. Inadmissível que isso ainda aconteça! Infelizmente não vai acabar enquanto a sociedade culpar a vítima. Li casos horríveis, de crianças abusadas por pai, irmão, primo...Todos sabiam uns dos outros. Mãe que "dividia" o padrasto com a filha...Não se pode julgar a vítima. Mas a mulher que aceita saber que a filha, ou filho, está sendo abudada/o pelo marido ou namorado, esta tem que ser julgada como tão culpada quanto ele.Beijo, Clara. Boas festas para você e sua família.

      Excluir
    3. Lúcia, é um horror mesmo, inadmissível, quanto mais pudermos levar conhecimento a quem precisa, melhor. Internet tem seu lado bom.
      Um ótimo final de ano pra vc também, Feliz Natal pra vc e sua linda família!

      Excluir
  4. Feliz Natal, querida amiga Clara!
    Menino Jesus, nossa Alegria.
    Que Deus lhe dê um Natal muito abençoado junto aos seus amados!
    Saude, paz e amor sempre.
    Lembre-se dos amigos virtuais junto à sua mesa de Festa.
    Que não falte pão e Amor!
    Beijinhos carinhosos, festivos e fraternos

    ResponderExcluir
  5. Na Esperança de um ano mais consolador, entremos com Fé e Gratidão em 2022.
    Entre perdas e tristezas vivemos, mas vibremos pelo dom da nossa vida.
    Coração ao Alto!
    Deus caminha conosco. Não tenhamos medo do que há de vir. Que o novo nos surpreenda!
    Com todo meu carinho pelo seu apoio fraterno incondicional no ano que termina.
    Seja muito feliz e abençoada, querida amiga Claraa!
    Beijinhos carinhosos com estima e gratidão.
    🥂🍾🕊️🙏💐😘

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!