sábado, 1 de agosto de 2020

O Todo


Todas as manhãs, no meu trajeto para o trabalho, eu tenho uma visão deslumbrante do Sol nascendo entre montanhas.
E fico pensando na grandiosidade de tudo e da perfeição dos detalhes.
A natureza é maravilhosa, plena, imponente e independente, ela simplesmente é.
Assim como o ser humano e tudo que germina por aqui.
Não tem como imaginar que não exista algo por trás de tudo isso. Deus, com sua perfeição.
Como pode uma semente ser colocada sob a terra, receber os nutrientes, água, germinar e se tornar uma árvore, que dela nascerão os frutos, cada fruto com várias sementes e cada semente uma nova árvore?
Como pode homem e mulher germinar um embrião e dele nascer um ser humano?
Tudo perfeito!
Nossa mente limitada não é capaz de imaginar Deus. Como seria Deus para você?
Deus simplesmente é tudo que existe. Não é um humano, não é um grão e nem uma semente, mas é tudo que existe.
Não existe nada antes de Deus. Ele é. O Todo. E tudo é infinito. Como imaginar isso?
Somos humanos limitados na percepção do Todo, mas basta olhar em volta, para qualquer coisa, lá estará o Todo.
Humanos são feitos à imagem e semelhança de Deus, segundo a Bíblia.
Como vocês imaginam ser a imagem e semelhança do Todo?
Há várias explicações, e não existe escrito em lugar algum que ele tem a forma humana. Jesus sim, seu filho amado, veio em forma humana. Mas Deus não tem forma, porque Ele é tudo que existe.
Como você se comunica com Deus?
Em minha fase já adulta, em meio a turbilhões de problemas e questionamentos, voltei a frequentar a igreja católica, e isso foi bom para mim. Pela primeira vez li a Bíblia e em minha curiosidade li inteira num período de um ano. Claro que não entendi, pois os escritos não são lineares.
Cada um interpreta de uma maneira, e cada um define Deus como imagina. E está tudo bem que seja assim.
Frequentei fielmente a igreja católica por alguns anos, e, mais questionamentos me fizeram crer que Deus não está lá, pois é onipresente. Se é onipresente, como estar em todos os lugares?
Simples, porque Ele é o Todo. Foi difícil imaginar um Deus que me desenharam como um ser idoso julgador e castigador, para um ser que é o amor puro, somente amor. É essa a vibração do Todo.
Somos seres energéticos, com campos magnéticos, e essa energia toda é a frequência de Deus, do Todo. É assim que somos feitos à imagem e semelhança de Deus. A energia, o poder, a capacidade, o amor...
E o desamor? Desamor é a falta de amor.
Como Deus pode ter desamor? Não tem porque ele é a vibração do amor. É o amor que deveria estar presente em todos os cantos, e a falta dele tem a definição de ódio, raiva, rancor, vingança, castigo...
Quando entendemos que Deus é acessível a todos, que ele vibra em todos os cantos, em todas as coisas, em tudo que tem vida, e que tudo é amor, nada além de amor, e que existem vibrações altas e baixas, e que podemos acessar as vibrações de acordo com nossa mente, nossos pensamentos e sentimentos, certamente reconheceremos o poder do Todo.
Estamos todos interligados. O que tem em mim tem em você. O que acontece comigo ressoa em você. O que nos guia e nos determina são nossos sentimentos, pensamentos...
Já imaginaram a responsabilidade de cada um? O poder que cada um tem em emanar o sentimentos que irá interferir na frequência de todos?
Quando você está ruim, com tristezas, você chega num ambiente alegre com pessoas queridas. As pessoas queridas, vendo você sofrer, elas continuarão alegres ou se compadecerão de seu estado de tristeza? Qual o seu sentimento diante de uma pessoa amada que sofre por algum motivo e que tem a morte certa? Vai continuar feliz? E quando voltar para sua casa a tristeza vai junto, e vai interferir nas pessoas que moram com você... Tudo que sentimentos, nossas vibrações, independente se boas ou ruins, ressoa no outro.
E quando se tem o hábito de criticar, de querer que o outro faça algo ou seja do jeito que você se sentiria mais feliz? Por que o humano tem essa mania em pensar que sua opinião ou maneira de viver é boa para outra pessoa? O que tem em seu íntimo, seus costumes, seu modo de pensar, sua identidade, você abriria mão só porque uma outra pessoa se sentiria mais feliz? Qual vida vale mais, se todos são o Todo?
Por que a aceitação ao outro é tão difícil?
Mesmo sendo feitos à imagem e semelhança de Deus, somos completamente diferentes um do outro. Não existe um ser exatamente igual a você, por que então você tem o hábito de se autossabotar só para alegrar o outro? O outro é bem capaz de se alegrar por ele mesmo, pela identidade dele. E você, que tanto vai se ignorando, a vibração do amor que deveria ser comum em todos os lugares, vai cedendo ao desamor. Culpa do outro que te fez viver a vida dele? Claro que não! Culpa sua que aceitou.
Nossa permanência por aqui é muito curta se analisarmos o infinito e eterno. Somos essenciais nesse momento aqui na Terra. Não viemos por vir, viemos por um propósito e cada um tem o seu. Existe algo grandioso que não conseguimos imaginar, mas existe, você crendo ou não.
Amor, é o que governa o planeta. E ultimamente o que sentimos é a falta dele em muitos lugares, por causa da baixa vibração do ser humano, com pensamentos, sentimentos e atos que denigrem a maior força que existe; o amor. O Todo. A natureza chora com isso...
Para constar, eu não frequento mais a igreja católica. E está tudo bem assim.

Clara Lúcia

4 comentários:

  1. Boa noite de sábado, querida amiga Clara!
    Coincidentemente, hoje postei algo sobre Deus...
    Ninguém explica Deus.
    Você aqui dia muitas verdades, pois Deus é.
    Quanto às igrejas, isso é onde menos.
    Se não tivermos Amor, nada somos.
    Tenha um ótimo domingo!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Gostei o que escreveu. Só com o AMOR entenderemos Deus.
    Tenha uma linda semana.
    Élys.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia de nova semana, querida amiga Clara!
    Revendo a lista das amigas mais antigas do blog, vim lhe convidar para a festa de 11 anos do meu blog aqui:
    https://www.idade-espiritual.com.br/2020/08/11-anos-do-blog-venha-partticipar.html
    Ficarei muito feliz se resolver participar, amiga.
    Nunca a esqueci.
    Tenha uma nova semana cheia de ricas bênçãos!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Clara
    Deus está em toda parte.
    Ele me guia.
    Gostei do seu texto.
    Um carinhoso abraço
    Verena.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!