segunda-feira, 4 de abril de 2016

Um Triste Fim


Dia desses, caminhando pelo centro de minha cidade, vi um aviso numa loja, acho que centenária: "Liquidação para fechamento da loja". Levei um choque!

Outros tantos estabelecimentos fecharam, tanto no centro, como nos bairros. Fábricas de pequeno e médio porte, indústrias de exportação, supermercados, enfim, é a crise atacando o interior do estado de São Paulo.

E olha que Franca foi considerada, segundo alguma pesquisa por aí, a cidade que mais abriu vagas de emprego. Triste.

Praticamente quem está tentando sobreviver nessa crise busca o cliente em casa, com call center, promoções, brindes e tudo que poderiam despertar um interesse em gastar o dinheiro em seus estabelecimentos.

Por outro lado a briga entre "torcidas" do Brasil direito e esquerdo continua. Parece que não prestam atenção que estamos no mesmo barco, que se continuar assim vai afundar e os governantes, todos, estão preocupados com delações, acusações, processos, julgamentos etc.

A mais nova, mas creio que é tão antiga quanto Adão, a corrupção na merenda escolar. Gente, será que conseguem realmente colocar a cabeça no travesseiro e dormir?

A gente chega num ponto que não dá pra defender nada além do pulso firme de colocar na cadeia e exonerar pra sempre o cargo público que ocupam.

Todos os jornais no mundo noticiando a vergonha da corrupção no Brasil!

Nunca se roubou tanto e nunca houve tantos caras-de-pau reunidos e se safando de acusações.

Não entendo muito bem como funciona, mas acho que vai demorar muito e talvez nem se ajeite como todos esperam. O que não dá é pra continuar como está, o estado sem governo, o Estado sem governante.

Lamento muito todos os milhares de desempregados que necessitam sustentar família e tudo o mais. Pensando assim, abre-se um buraco imenso, pois se o cidadão tem carteira assinada e foi demitido, receberá, ainda bem, o seguro desemprego por um tempo.

Enquanto isso os hospitais estão sem condições pra nada, escolas deixadas de lado, órgãos públicos sem um bom atendimento e os desvios de verbas mais descarados como nunca.

Triste.

12 comentários:

  1. Clara, não há o que acrescentar. É isso aí. Em vez de disputar políticos, cada um devia saber que estamos no mesmo barco e, se afundar, todos correm os mesmos riscos. Tomara que acabe bem esse embróglio todo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém está preocupado com o Brasil. O que importa é que eles saiam impunes e milionários. Corja de caras-de-pau!
      Beijos!

      Excluir
  2. O Brasil está em banho-maria! Desgovernado.A presidenta só se preocupa em salvar seu corpo e cargo ,e os demais, idem com batatas. Roubos, crise, lojas fechando, desemprego aumentando, insegurança, saúde e educação faltando, aqui no RS o Estado falido literalmente! Triste quadro, muito triste e pior é é desesperança no futuro por aqui!
    Pelo menos eu e n´[os aqui em casa, não acreditamos que as coisas melhorem muito rapidamente... Pobre dos pequenos, das crianças... beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, Dona Dilma não governou nada no segundo mandato. Sabemos muito bem quem está e sempre esteve por trás dela.
      A esperança que temos é muito pequena, mas ainda temos.
      Beijos!

      Excluir
  3. Ainda ontem assistia a uma matéria no Jornal da Cultura que falava dos jovens que estão no ensino médio e não vão poder fazer faculdade pelo corte no programa do governo que financiava os estudantes. São 67% de jovens que adiam seus sonhos e nós bem o sabemos que a grande maioria não voltará a estudar.
    E sim, eles, os políticos, colocam a cabeça no travesseiro e dormem.
    O pesadelo fica aqui com a gente. Sem estudos, esses jovens vão para subempregos sendo que já nem há empregos... E aí? Criminalidade, drogas, vícios, casamentos desfeitos, famílias em ruínas.
    Que toda essa crise tenha um desfecho e mais do que tudo, que a corrupção despenque vertiginosamente, porque acabar, sou desesperançosa.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma população que não merece sendo envolvida e prejudicada pelos escândalos. Se o PT ajudou no passado, se fez isso ou aquilo, nos tempos atuais ele está tirando tudo de todo mundo da forma mais terrível do mundo!
      Espero que logo se resolva de alguma forma, porque do jeito que está não pode ficar.
      Beijo!

      Excluir
  4. Os centros das cidades estão a ficar depauperados. Em breve, o último jornal diário português (Diário de Notícias) que ainda mantinha a redação e sede no centro de Lisboa vai sair dali, provavelmente para ser instalado no prédio de betão dos subúrbios.
    E os moradores mais velhos também estão a ser pressionados para saírem das suas casas, para as alugarem aos turistas. Imagina que tristeza?!
    As notícias sobre a política do Brasil chegam à Europa de forma muito veemente, a presidente é vista por aqui como completamente envolvida nos escândalos de corrupção que fazem as capas dos jornais brasileiros. Esperemos que a Justiça consiga ser firme. É preciso punir como exemplo.
    Abraço, uma linda semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita vergonha o Brasil se mostrar assim, mas é a verdade, fazer o quê? Infelizmente ainda há quem defenda esse governo. Cada um tem sua opinião...
      Beijos, querida!

      Excluir
  5. Um absurdo. Não há interesse na resolução das questões;continuam com seus próprios interesses negociando cargos. Deveria de ter uma forma de banir a todos. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em banir a todos. O mais vergonhoso é o Brasil nas capas de todos os jornais como sendo corrupto, a começar pela Presidenta. Triste!
      Beijos

      Excluir
  6. Pois é Clara, esta moléstia vem de prisca eras, desde que Cabral aqui desembarcou. Começou com os índios e assim enraizou.Onde não se imaginava ela fincou raízes nos períodos de silencio e solidão pós 64.Quando a dita entregou a vaca leiteira a inflação beirava os 200% e hoje ainda há que defenda o retorno dela. Estamos num momento critico da democracia, uma disputa acirrada de poder, que não creio nem um pouco preocupada com a situação da miséria, do desemprego, da educação e a saúde da população.Engraçado de tudo isto, que muitos que atiravam pedras, agora esconderam as mãos e estão na tocaia para ver o que acontece.
    Não acredito nestes políticos de lado nenhum e nossas leis dão a eles espaços para rirem de nossa cara.
    Para mim já deu.
    Um carinhoso abraço amiga.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. É lamentável que om Brasil tenha chegado a este ponto. Esperamos que as pessoas responsáveis pelo país ponham de lado as suas vaidades e procurem realmente modificar tão grave situação.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!