quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Autossabotagem


"Sei o que fazer, sei como fazer, quero fazer, mas não faço!"
Todo mundo já deve ter passado por essa situação. Autossabotagem.
É estranho, mas nem tanto, é complicado, mas fácil de resolver, é difícil, mas vai depender unicamente da gente mesmo tomar as rédeas e começar.
Na verdade o que mais existe por aí são palavras negativas, desanimadoras, broxantes, tudo para poupar trabalho que nem há a certeza de que irá dar certo.
Zona de conforto.
O melhor lugar do mundo e mais destruidor de todos.
Tão mais fácil ficar quietinho, se contentar com o que se tem, agradecer e só. Que seja da vontade de Deus.
Alguém imagina Deus se locomovendo até aonde estamos e nos esfregando o que queremos na cara, sem nenhum esforço?
De que vale toda a inteligência e capacidade racional se é para ter tudo pronto? Praticamente a falência da mente, do raciocínio, do crescimento intelectual, da inteligência...
Ser inteligente não é saber tudo, mas é não se contentar com uma única resposta, é querer conhecer o que há por trás de cada coisa, é não deduzir nada e sim se informar sobre o resultado correto.
Ser inteligente é estar raciocinando o tempo todo, é estar com sede do saber, do conhecer, do viver, é estar com a curiosidade afiada à vida, é saber que pode ir além da sua capacidade.
Vejo as facilidades da vida hoje em dia e também vejo muita tecnologia adquirida. Pessoas pensantes e curiosas indo além da capacidade estipulada pela maioria.
Isso em todos os setores!
Jovens querem passar em concurso com a intenção de não mais se preocuparem em se qualificar e procurar evoluir dia a dia. Passam num concurso com ótimo salário e se instalam na zona de conforto. Tudo certo também. Cada um sabe o que melhor lhe sirva.
Outros tantos não se contentam em permanecer inertes num único emprego, e vivem mudando de atividade mais do que deveriam. Tudo bem também.
Outros têm a certeza de que há sempre o que aprender, o que começar ou recomeçar, com sede de saberes e fazeres, tudo bem, como os demais acima.
Mas, vamos pensar, se temos a inteligência e capacidade de ser o que quisermos, o que nos impede realmente de seguir em frente?
Várias desculpas!
Várias dificuldades imaginárias, tragédias antecipadas, faltas financeiras sem ao menos tê-las, preguiça... Ah, a preguiça, essa delícia de ser o que é...
Cada um é único, isso todo mundo já disse, mas cada um tem a capacidade de chegar aonde quiser, como quiser e a hora que quiser. Isso raramente alguém concorda.
É tão mais fácil colocar o "não" na frente e continuar confortável, não é?
Preguiça de ousar, de extrapolar o costume, de refazer uma rotina que já encheu o saco, de inventar um jeito mais prático, porém nada fácil, de quebrar ditados e modos e atravessar um mar de dificuldades estipuladas por outra pessoa, desafios medonhos que são mais fáceis do que chupar uma manga...
As desculpas são infinitas, desde objetos a pessoas, trabalhos a estudos, dores e amores, enfim, o "não" continua sendo soberano na vida da maioria.
Somente uma pouquíssima parcela que ousa viver além do que ensinaram. E chegam lá, com certeza!
Aonde?
Aonde quiserem, como quiserem, com quem quiserem, quando quiserem.
A decisão é individual. Tem um dom? Ótimo, já está meio caminho andado. Explore-o e seja o melhor do mundo!
Simples assim.
Ah, sim, estava me esquecendo, faça o favor de não anular o dom de ninguém e nem de bloquear sua vontade de evoluir, ok? Não dificulte a vida de ninguém! Não dificulte sua vida!

Clara Lúcia

4 comentários:

  1. Muito bom e tantas vezes por uma preguiça inconsciente e inconsequente nos sabotamos... Gostei! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida amiga Clara!
    É preciso todo empenho em não estagnar nosso dom e não atrapalhar a vida de quem está no processo evolutivo de crescimento interior.
    Seja muito feliz e abençoada!
    Bjm de paz e bem
    https://espiritual-marazul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Clara! Esse ano entendi vários mecanismos da autossabotagem. Nasce principalmente dos condicionamentos do inconsciente e se não nos atentamos para expulsá-la do nosso cotidiano evoluiremos muito abaixo do nosso potencial.Muito bem colocado, pior ainda quem sabota o outro dificuldade o exercício dos seus dons. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Clara ótimo e complexo tema. Nem sempre o que ocorre é a preguiça. Existem formas invisíveis, ocultas no inconscientes que por vezes paralisam, faz com que haja o próprio boicote. Há que se ter de mergulhar e deixar vir à tona esses "fantasmas" bloqueadores.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!