quarta-feira, 22 de junho de 2011

Dias de insônia


Quem tem sabe do que eu vou falar.
Não é fácil. E tudo começou há uns 10 anos junto com a depressão e o pânico. Tudo num pacote só.
Já chega a depressão que te deixa inerte, sem atitude e submersa num mundo oco, o pânico que te mostra a morte em todos os segundos, a insônia não tem explicação. Ela vem e fica.
No começo é realmente muito difícil, você não sabe como agir e nem os olhos conseguem ficar fechados.
E uma coisa que me apavora até hoje é o silêncio. Não suporto. Eu ouço tudo que não quero no silêncio, principalmente meus pensamentos, minhas nóias, meus medos. Disso eu tento fugir.
Então quando o pacote chegou a primeira coisa... dormir de luz acesa, rádio ligado e a tv também.
Aí vem o medo... fechar os olhos e... e se aparecer alguma coisa e eu não ver?
Olha, demorou um bocado pra eu enfiar em minha cabeça que aquela hora era de dormir e não de ficar esperando barulhos ou o que quer que seja. Tá bom, vou apagar a luz.
E se por acaso eu dormir e morrer? Como é que eu vou dormir e não acordar nunca mais? Alguém tem que me vigiar... vigiar meu sono... minha noite imeeeeeeeeeeeeensa.
Mais um outro bocado pra eu saber que estou bem, tudo controlado e que a chance de eu morrer dormindo é praticamente nula.
Ok, vou desligar a tv. Mas o rádio fica!
E ele permanece ligado durante a noite até hoje. Mas já consigo fechar a porta do quarto e deixar só uma frestinha de luz entrar. Mas o rádio toca. E sabe o que eu tenho o costume de ouvir? Às 3:00h, na rádio que fica ligada tem a "Voz do Brasil". Alguém nesse mundo ouve isso? Eu ouço!
Vez ou outra eu durmo bem. Acordo até assustada com o despertador... e a cara ótima. E agradeço, agradeço, agradeço muito.
E quando a gente tem esses desvios como a insônia,  até tenta lutar contra mas acaba arrumando um jeitinho pra ludibriar a danada.
Antes eu virava, revirava e fritava na cama e acordava péssima.
Mas se não tem jeito, não adianta lutar contra. Então agora eu fico quietinha, de olhos fechados e ouvindo música a noite toda. Às vezes consigo não pensar em nada, outras eu fico resolvendo os meus problemas e outras eu fico inventando histórias.
Já aconteceu de eu ficar a noite toda acordada... e quieta... e de olhos fechados... e inventando histórias. E quando o despertador acorda eu até lamento não ter mais uns 5 min. de cama.
A gente se acostuma com tudo mesmo!
Eu gostaria de dormir a noite toda, mas como por enquanto não tem jeito, paciência. É um jogo que com jeito não fica tão agonizante.
E eu como brasileira dei o meu jeitinho também.
Bons sonhos à todos!!!

13 comentários:

  1. Clara,

    Sabe o que faço com a insônia? Leio, escrevo (vou pro note), ou jogo bolinha (Zuma Deluxe).

    Mas torço para que vc se cure da sua insônia porque vc sente desconforto com ela.

    (e também para deixar de ouvir a "Voz do Brasil". Isso é masoquismo.rs)

    Dia encantado com muitos girassóis. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ah Celina, acho que vou escrever qdo tiver insônia... boa idéia.
    Todo dia eu colho um girassol de seu jardim e adorooooooo!!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Insônia é fogo! Eu uso o tempo pra escrever!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  4. Acho que vou escrever tbm.
    Boa semana, Chica, beijos.

    ResponderExcluir
  5. Também estou com dificuldades para dormir, deito na cama e fico pensando na vida. Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Fui ficando angustiada, de tão real que é a sua insônia. Durmo pouco, mas durmo muito bem, quando fico ansiosa o sono some, vou para o note ou para oficina trabalhar. A mente trabalhando e as mãos também, o sono volta... Quem sabe um bom sono não chega p/ vc também...

    Um dia lindo p/ vc!

    Beijosssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Olá,Clara!!

    Não tenho insonia...deito na cama e já estou dormindo.
    Espero que consiga melhorar, dormir é uma necessidade do corpo para manter-se saudável...Já procurou tratamento?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. A insônia é muito indesejada para muitos, eu também aproveito para escrever e pensar. Até porque não consigo dormir mais que 5 horas nunca!

    ResponderExcluir
  9. Bia, já me aconselharam a escrever... vou fazer isso sim.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Vivian, já fiz e faço tratamento, agora homeopático. Ajuda mas não cura. Já melhorei muito, acredito que com o tempo possa voltar ao normal.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Neo, já resolvi, vou levantar e escrever... quem sabe sai um livro... sobre insônia... kkkk

    ResponderExcluir
  12. Clara Guimarães, realmente é muito difícil.
    Obrigada por vir, beijos.

    ResponderExcluir
  13. Também tive depre.... foi terrível
    A insônia é uma grande vilã noturna,
    que nos deixa mal durante todo o dia seguinte, comigo era assim.
    Além da insônia tinha dores pelo corpo todo por causa da fibromialgia...
    Mas também fui lutando com todas as armas, tratamentos e aprendendo com a situação, como sou católica comecei rezar o terço deitada... outra coisa parecida com vc é ouvir rádio, mas ouço a Mílicia da Imaculada(católica) ou a Canção Nova, as duas na AM.
    Hoje fico no pc até quando dá, tudo para não precisar de medicamentos...
    Mas às vezes é necessário.

    ♥Mary♥

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!