quinta-feira, 2 de junho de 2011

Acabou o gás

Gente, olha isso... Engorda só de olhar.

O gás acaba sempre que eu estou cozinhando (?!) Mas é lógico!
Então eu falo o seguinte: eu aprendi que quando a chama está amarelada e a panela começa a ficar marcada de preto é sinal que o gás está acabando. E já faz mais de um mês que a chama está amarelada e o gás ainda não acabou.
Mas eu sei porque: ele está esperando eu fazer bolo pra ele acabar. Sempre acontece isso.
Eu já falei outras vezes que cozinha não é a minha praia. Mas eu tenho que cozinhar todos os dias. E de vez em quando eu arrisco fazer um bolo.
Faz uns 20 anos que eu cozinho e nunca, NUNCA o bolo fica igual um do outro. Os que eu realmente acertei foram uns 5. De resto... É o resto!
Os primeiros ficavam comíveis... mas horríveis. Acho que comiam pra não fazer desfeita. Com o tempo foram melhorando.
Mas chega a ser piada. Eu faço com todo o carinho, toda a atenção, mas... ou ele não cresce, ou forma um buraco no meio, ou fica grudento, ou a massa cresce demais e ele cai da forma, etc.
Pode vir aqui do meu lado, o chef mais especialista do mundo que não sai.
Esses dias eu até fiz um bom. Ficou fofinho, gostoso, aerado... Pronto, nunca mais!
Deve ser alguma coisa que tem em minhas mãos que não dá pra coisa. Não sei.
E mesmo eu comprando aquela massa pronta ele sai do ponto e esborracha todo.
Minha filha, pra me consolar, fala que fica bom mesmo ele despencado. Mas eu vejo os bolos dos outros e sei que o meu é ruim.
Pôxa vida, minha mãe era boleira... E eu passei bem longe dela.
Na verdade eu não tenho nenhuma paciência.
Mas os meninos já estão me cobrando o bolo e eu fico com medo de fazer e o gás acabar. É claro que ele vai acabar quando o bolo estiver lindo no forno.
Bolo de cenoura é o mais fácil de fazer. Coloco calda de chocolate e fica bom. Fica bom e não "Ai, que delícia". Acho que esse eu nunca fiz.
O de fubá também fica bom. O de laranja também. Mas eu queria ter aquela mão que faz bolo em cinco minutos, mistura uma coisa aqui, outra ali, coloca no forno e ele cresce fofinho, cheiroso...
Já me conformei, mas fico triste. Imagine quando eu tiver netos? Todo mundo adora o bolo da vovó e eu vou ser uma vovó que não sabe fazer bolo. Vou fazer o quê?
Nem adianta. Qualquer receita, qualquer dica, qualquer ajuda, se eu colocar a mão, pronto! Lá se vai o "Ai, que delícia".
Mas sabe o que eu realmente gosto do bolo? Da massa crua. Gente, eu adoro massa crua de bolo. E meus filhos também. Quando acontece de fazer um, fica uma disputa quem vai rapar a vasilha. Tem que dividir uma rapada de colher pra cada um. Essa é a parte boa de fazer bolo ruim. A gente já ri antes do bolo sair do forno.
E minha filha sabe fazer bolo bom, uma delícia. Quer dizer, quando ela tiver os filhos dela minha cara vai cair no chão mesmo. Fazer o quê? Coisas da vida!

12 comentários:

  1. Ale, eu admiro quem tem esse dom. Mas é uma coisa... parece um complô que a cozinha faz com a gente, tipo: "Alá, vem ela de novo, vamos aprontar e não deixar ela fazer nada que preste!"
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Clara,

    E o Mingau está bem?

    Sou avó que não sabe fazer bolo! Fazer o que né? Compro barra de chocolate, branco pra um e de leite com chocolate pra outra! rsrs

    Bjus.

    ResponderExcluir
  3. Ah Celina, foi difícil mas o Mingau de Catarina sobreviveu... ele ama aquela menininha...
    Adorei a idéia do chocolate. E tem bolinho de chuva que sei fazer. Pronto, resolvido!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ahhh.... nada melhor do que bolinho de chuva..... cheio de açúcar e canela em cima.... hmmmm..... me deu até vontade. Minha mãe não cozinha bem e mora longe... não tenho filhos... mas de vez em quando eu mesma faço uma bacia de bolinho de chuva, sento na frente da TV e devoro tudo (meu marido não gosta, acredita?). Excelente substituto para o bolo...

    ResponderExcluir
  5. Camila, bolinho de chuva nós aqui adoramos e o meu fica bom. Me deu vontade também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Bom Clara eu queria saber se qndo acaba o gás e tem um pudim que ja esta no fogo estraga... BOoa noite e obg se conseguir me ajudar. Marina aki beiiijooos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, não sei...
      Mas pensando um pouco, se fosse bolo, não daria pra esperar, mas pudim, acho que se vc deixar fechadinho e trocar o gás logo em seguida, pela lógica não estraga. Vale fazer o teste.
      Beijos

      Excluir
  7. Eu aprendi uma coisa legal: quando está assando bolo deixe janelas e portas fechadas, assim o forno não esfria. Os meus sempre crescem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca pensei nisso, vou adotar essa tática.
      Beijo!
      Clara Lúcia

      Excluir
  8. Meu gás acabou bem agora na hora que tava cozinhando um pudim.o q eu faço jogo no lixo ou guardo pra cozinha amanha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, confesso que não sou a melhor pessoa para dar palpite em culinária, mas, em vez de jogar fora, coloque na geladeira e continue a cozinhá-lo amanha e veja o resultado. Se der certo, volte e nos dê a resposta. Ficaria grata!
      Beijos

      Excluir
    2. Eu acho q não vai ficar legal... Provavelmente a calda vai misturar com a massa. E vai ficar tão doce q não vai dar pra comer, sem contar q eu acho q vai deixar tudo grudado ao redor da forma. Acabou de acontecer isso comigo agora. Estou de morrer, pois nem mesmo na internet encontrei a resposta para isso. Sabe oque eu fiz... Depois de mil temtativas consegui fazer um fogo de álcool kkkkk.. não sei se vai prestar... Mas pelo menos está fervendo a água . Deu unbtravaum t, isso aconteceu meia noite e meia. Mas só agora duas e 25 da manhã, consegui fazer o fogo se apagar todas hora. Kkkkkkk se desse pra colocar foto eu ia mostrar a loucura kkkkkk e se realmente prestou kkkk

      Excluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!