quinta-feira, 2 de junho de 2011

Acabou o gás

Gente, olha isso... Engorda só de olhar.

O gás acaba sempre que eu estou cozinhando (?!) Mas é lógico!
Então eu falo o seguinte: eu aprendi que quando a chama está amarelada e a panela começa a ficar marcada de preto é sinal que o gás está acabando. E já faz mais de um mês que a chama está amarelada e o gás ainda não acabou.
Mas eu sei porque: ele está esperando eu fazer bolo pra ele acabar. Sempre acontece isso.
Eu já falei outras vezes que cozinha não é a minha praia. Mas eu tenho que cozinhar todos os dias. E de vez em quando eu arrisco fazer um bolo.
Faz uns 20 anos que eu cozinho e nunca, NUNCA o bolo fica igual um do outro. Os que eu realmente acertei foram uns 5. De resto... É o resto!
Os primeiros ficavam comíveis... mas horríveis. Acho que comiam pra não fazer desfeita. Com o tempo foram melhorando.
Mas chega a ser piada. Eu faço com todo o carinho, toda a atenção, mas... ou ele não cresce, ou forma um buraco no meio, ou fica grudento, ou a massa cresce demais e ele cai da forma, etc.
Pode vir aqui do meu lado, o chef mais especialista do mundo que não sai.
Esses dias eu até fiz um bom. Ficou fofinho, gostoso, aerado... Pronto, nunca mais!
Deve ser alguma coisa que tem em minhas mãos que não dá pra coisa. Não sei.
E mesmo eu comprando aquela massa pronta ele sai do ponto e esborracha todo.
Minha filha, pra me consolar, fala que fica bom mesmo ele despencado. Mas eu vejo os bolos dos outros e sei que o meu é ruim.
Pôxa vida, minha mãe era boleira... E eu passei bem longe dela.
Na verdade eu não tenho nenhuma paciência.
Mas os meninos já estão me cobrando o bolo e eu fico com medo de fazer e o gás acabar. É claro que ele vai acabar quando o bolo estiver lindo no forno.
Bolo de cenoura é o mais fácil de fazer. Coloco calda de chocolate e fica bom. Fica bom e não "Ai, que delícia". Acho que esse eu nunca fiz.
O de fubá também fica bom. O de laranja também. Mas eu queria ter aquela mão que faz bolo em cinco minutos, mistura uma coisa aqui, outra ali, coloca no forno e ele cresce fofinho, cheiroso...
Já me conformei, mas fico triste. Imagine quando eu tiver netos? Todo mundo adora o bolo da vovó e eu vou ser uma vovó que não sabe fazer bolo. Vou fazer o quê?
Nem adianta. Qualquer receita, qualquer dica, qualquer ajuda, se eu colocar a mão, pronto! Lá se vai o "Ai, que delícia".
Mas sabe o que eu realmente gosto do bolo? Da massa crua. Gente, eu adoro massa crua de bolo. E meus filhos também. Quando acontece de fazer um, fica uma disputa quem vai rapar a vasilha. Tem que dividir uma rapada de colher pra cada um. Essa é a parte boa de fazer bolo ruim. A gente já ri antes do bolo sair do forno.
E minha filha sabe fazer bolo bom, uma delícia. Quer dizer, quando ela tiver os filhos dela minha cara vai cair no chão mesmo. Fazer o quê? Coisas da vida!

8 comentários:

  1. ahahah essa do gás, acontecia direto com a minha mãe.
    na minha família todo mundo cozinha bem que é uma coisa. menos meu pai. e eu puxei pra ele, com certeza.

    cozinho de vez em quando, pq preciso. mas não gosto, não sei fazer nada direito. e da mesma maneira q vc, nunca sai igual. bolo então, nem arrisco hahaha

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ale, eu admiro quem tem esse dom. Mas é uma coisa... parece um complô que a cozinha faz com a gente, tipo: "Alá, vem ela de novo, vamos aprontar e não deixar ela fazer nada que preste!"
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Clara,

    E o Mingau está bem?

    Sou avó que não sabe fazer bolo! Fazer o que né? Compro barra de chocolate, branco pra um e de leite com chocolate pra outra! rsrs

    Bjus.

    ResponderExcluir
  4. Ah Celina, foi difícil mas o Mingau de Catarina sobreviveu... ele ama aquela menininha...
    Adorei a idéia do chocolate. E tem bolinho de chuva que sei fazer. Pronto, resolvido!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ahhh.... nada melhor do que bolinho de chuva..... cheio de açúcar e canela em cima.... hmmmm..... me deu até vontade. Minha mãe não cozinha bem e mora longe... não tenho filhos... mas de vez em quando eu mesma faço uma bacia de bolinho de chuva, sento na frente da TV e devoro tudo (meu marido não gosta, acredita?). Excelente substituto para o bolo...

    ResponderExcluir
  6. Camila, bolinho de chuva nós aqui adoramos e o meu fica bom. Me deu vontade também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Bom Clara eu queria saber se qndo acaba o gás e tem um pudim que ja esta no fogo estraga... BOoa noite e obg se conseguir me ajudar. Marina aki beiiijooos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, não sei...
      Mas pensando um pouco, se fosse bolo, não daria pra esperar, mas pudim, acho que se vc deixar fechadinho e trocar o gás logo em seguida, pela lógica não estraga. Vale fazer o teste.
      Beijos

      Excluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!