domingo, 24 de outubro de 2021

SORRISO MONALISA

Foto de Roman Polenin no Pexels

Dias desses, rolando a tela do celular em uma rede social, me deparei com a foto da esposa de um amigo que não vejo há anos. No momento não entendi o motivo que apareceu a postagem pra mim, pois não sigo nem um nem outro.
E fiquei observando a foto...
Curiosa, entrei no perfil pra ver outras fotos, e todas tinham o mesmo "sentimento", aquele que não demonstra nenhuma satisfação em tirar fotos, ou, indo mais fundo, nenhuma satisfação na vida.
Não havia foto sorrindo.
E nem dele havia foto sorrindo...
O que me intrigou, o que me fez ficar por alguns minutos observando o perfil alheio não tinha o objetivo de reparar se as fotos eram boas ou não, mas o sentimento que despertou em mim.
Eu me vi nas fotos "sorriso Monalisa".
Olha, não sou muito chegada a tirar fotos minhas, e raramente estou sorrindo nelas.
E me lembrando das fotos que tirei porque tinha que tirar, em aniversários, por exemplo, eu não estava satisfeita com a vida. Pra quem consegue ler fotos, é visível minha tristeza interna, minhas dores inexplicáveis, meu tormento em aturar mais um dia respirando...
Nessa época estava com depressão e pânico. E tanto fazia pra mim as fotos ficarem boas ou não. Não me importava nem com minha vida, ia me preocupar com a foto?
Foi inevitável ver a foto da mulher e não imaginar sua dor, aquela que ninguém desconfia...
O olhar diz muito...
Vocês já prestaram atenção no olhar das pessoas?
Sabem decifrar algum sofrimento, dor, transtorno?
É difícil enxergar algo e não ter como se aproximar somente pra dizer, mesmo que seja com o olhar, que ela não está sozinha, que entendemos que algo não está bom e que estamos por perto, caso queira apenas deixar escorrer uma lágrima.
Talvez a pessoa nem percebe que precisa de algum tipo de apoio, talvez ela vive a vida como Deus quer, que é assim mesmo e está bom.
Eu não tive por perto essa pessoa que me olhasse nos olhos e se dispusesse a pegar em minha mão...
E está tudo bem!
Sei que naquela época eu não permitia ninguém se aproximar ou sequer perguntar se eu precisava de algo. Nem eu sabia que precisava de algo.
Eu superei, isso que importa!
As pessoas sentem dores... E talvez a vida seja assim mesmo.

Clara Lúcia

12 comentários:

  1. Beleza de texto e tua observação de vida... Realmente os sorrisos ou falta deles dizem muito. E qua bom quando alguém se importa e pergunta se há algo que possa fazer pra ajudar.Mas, infelizemnte, cada um olha e vê apenas o seu umbigo... ADOREI! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, enxergar o oculto é de uma sensibilidade pra poucos, talvez quem não enxerga é quem precisa de algum apoio.
      Beijos, lindona!

      Excluir
  2. Boa tarde de domingo querida amiga Clara!
    "Eu superei, isso que importa!"
    Afinal, com ajuda de poucos, e, sobretudo da de Deus, vamos nos erguendo pouco a pouco de toda tristeza e decepção que tivemos. A vida é assim, uns nos abortam e outros nos enriquecem e enterenecem.
    Excelente crônica!
    Tenha dias novos abençoados!
    Beijinhos com carinho de gratidão e estima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosélia, querida, vamos caminhando com Deus sempre, e assim com mais empatia e solidariedade com os que sofrem. Essa é nossa missão.
      Beijo

      Excluir
    2. Sim, querida. Deus caminha conosco...
      Bjm

      Excluir
  3. Olá Clara, interessante as indagações e observações. Há no olhar uma força que não percebemos e ou temos preparação suficiente para captar o que vai além do olhar. Quando fala, lembro bem de seus escritos que demonstravam uma inquietação e nas suas fotos havia esta ausência do bem estar. Superação foi seu caminho e entre socos e chutes sobreviveu belamente para hoje lançar este olhar sobre um sorriso não riso.
    Muito bom Clara amiga.
    Beijo e feliz semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Toninho, na verdade somos imparáveis! Graças a Deus!
      E vamos em frente porque de ré não nos leva a lugar nenhum!
      Feliz semana pra vc também,
      Beijo

      Excluir
  4. Superar e superar-se é o grande convite da vida. Com um pouco mais de empatia, seria mais facil ler nas fotos os infortúnios ocultos.

    Um a boa semana com dias mais sorridentes.


    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem-vindo, Antônio, com muita gentileza e empatia na vida!
      Abraços!

      Excluir
  5. Boa noite, Clara, "quem vê cara, não vê coração". Me criei ouvindo isso e para mim, é a mais pura verdade. A gente até consegue ler nas "entrelinhas" do comportamento das pessoas, mas é difícil, pois como você disse, às vezes nem mesmo a pessoa sabe que precisa de ajuda. Apesar disso, penso que uma mão amiga, umas palavras doces, um aconchego fazem muito bem e animam a pessoa. (Claro, se não for depressão, que requer ajuda profissional). Estamos em sintonia, casualmente escrevi sobre encorajar as pessoas, hoje no blog. Gostei de suas observações e indagações, também costumo prestar atenção nesses detalhes. Parabéns pela crônica, gostei demais, você é top.
    -
    Blog da Marli
    -
    Bjs, Marli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marli, eu sou uma observadora das pessoas, além de ter uma sensibilidade aflorada em lê-las.
      É bom falar sobre isso sempre, porém na prática nem sempre é assim. Eu, por exemplo, tinha um certo receio com a aproximação das pessoas, hoje já mudei bastante.
      Vc também é top, amiga!
      Beijo

      Excluir
  6. A vida parece ser assim mesmo. O sofrimento faz parte, supera-lo também. Ser feliz é meta alcançada por pequenos instantes. Vamos aprendendo não é Clara? Superação faz parte da caminhada de cada um. E rima com satisfação. Como é bom. Um beijo e boa semana!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!