quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Debate Político


Como todo mundo é especialista em um assunto em foco no momento, também me incluo. Sobre debates já declarei AQUI que não assisto, porém tenho assistido neste segundo turno. E é exatamente como imaginei, joga-se a batata quente na mão do outro e espera-se a resposta. Vence quem tem o melhor argumento e consegue convencer.

Ainda acho que debate não vence eleição. Muito menos pesquisas eleitorais.

Quem já está com o candidato decidido enxerga o debate a favor de seu candidato e a tendência a mudar de ideia é praticamente nula. É quase uma cegueira provisória. Difícil é constatar que pessoas que pagam impostos e que batalham dia a dia pra sobreviver idolatram o candidato que nem conhece. Defendem tanto a ponto de brigarem por partido político. Completamente desnecessário.

Cargo político é cargo de funcionário público. A diferença é que não é escolhido por concurso e sim por votação. E nós é que pagamos salário e mordomias. E são eles, os políticos escolhidos por nós, que aprovam ou reprovam leis. E são sempre a favor deles, sempre.

Repetindo o que disse no texto do link acima, nunca houve tanta denúncia de corrupção como está tendo agora. Nunca houve tanto "eu não sabia de nada", "isso nunca existiu", "é perseguição", como está tendo agora. Desvios milionários, enriquecimento rápido, enfim, tudo esfregado na cara daquele cidadão comum que trabalha dia a dia pra sobreviver, aquele mesmo que briga por um político ou um partido e é tão inocente a ponto de pensar que quem se elege irá beneficiá-lo assim, da noite pro dia. E está tão tão cego que ainda defende, achando comum todo esse extravio de dinheiro e de caráter, colocando como desculpa que fizeram e melhoraram o Brasil. "Rouba mas faz". Alguém se lembra dessa frase?

Propostas de governo já fizeram durante o horário gratuito e, claro, se forem discutir tais projetos, não vão aceitar modificações de um partido concorrente. Então debate é isso que estamos vendo mesmo. Uma briga diplomática, com tempo marcado pra conseguir concluir um raciocínio.

O que tenho percebido nas redes sociais, além da intolerância, muitos "juízes" desse jogo chamado política. Bom isso, significa que estão atentos e dando opiniões, muitas vezes não aceitas, mas debatendo o tema, o foco do momento.

Mas não podemos ser hipócritas e achar que todo cidadão, principalmente a grande massa votante, também assiste e entende o debate. E sabemos também que a grande maioria vota em quem está liderando nas pesquisas, pois assim pensam que não perderiam seu voto. Pena... Mas já é um passo enorme que damos. Agora falta somente não nos contentarmos com tão pouco a ponto de deixarmos pra lá tantas denúncias e votarmos por medo de mudar. Mudança gera um desconforto, mas o time que está jogando não está ganhando faz tempo. Então a hora é agora de revertermos a situação e começar uma longa caminhada pra termos um país decente, com todas as maravilhas escondidas em cada pedaço de chão, cada povo honesto e trabalhador e governantes capazes de trabalhar direito, pensando no coletivo. Sim, tudo isso é possível.

E que Deus nos proteja de nós! Amém!

8 comentários:

  1. Que Deus proteja todos nós, é só o que podemos desejar. No mais, é tudo que você falou, sem tirar nem por, Clara. Eu fiz um post mas não o deixei aberto para comentários, porque só quis falar o que me incomoda, mas não adianta mais debater, a sorte está lançada e agora é esperar que o que vença faça do Brasil um lugar melhor para viver.
    Beijo, mana.

    ResponderExcluir
  2. Realmente Clara, assino em baixo! Sou contra segundo turno escolher entre dois não é democrático na minha visão, o que é bom de fora do país não se copia, deveríamos não sermos obrigados a votar, o voto deveria ser por região , ser contabilizado desta forma proporcional seria muito mais honesto...Mas quem quer saber de honestidade , e como
    fazê-lo num País onde tudo gira em torno da canetada , da corrupção ininterrupta

    da falta de cultura mesmo, porque vários"ídolos" do povão , ditos formadores de opinião na verdade estão apenas satisfazendo seu ego e à espera de "uma boquinha" com

    fulano ou beltrano ou tentando dá uma arrancada na "carreira gloriosa" esquecida? Eu vou votar !Do alto dos meus setenta anos completos , contra tudo que está aí, pois
    acredito que alguém tem que se olhar no espelho e ter orgulho ou vergonha de sua cara revelada,.Ops revelar a idade neste país já gera perconceito, rsrsrsrs, agora com certeza vai ter "amigo" que não vai mais querer me visitar kkkk ser associado pode revelar a idade dele, eita país democrático ,acha graça não é isso mesmo! Beijos querida. Amei seu post.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente não acreditava em nenhum dos 3 e agora não acredito em NENHUM dos dois. Cada um me passa uma coisa horrível. Assim, minha decisão já está tomada! bjs, chica

    ResponderExcluir
  4. Perfeita fotografia da crueza que assistimos boquiabertos.O cenário só piora e os atores são sofríveis e rasos.Ai de nós!
    O que me move é defender a democracia, não esta que temos, mas a queremos e da qual não tenho ilusão de que irei ter vida pra vivê-la, porém sigo defendo-a me prol das futuras gerações.

    Bjos, Clara.
    Calu

    ResponderExcluir
  5. Olá, Clara, como vai?
    Uma das coisas que mais me irrita no jogo político é quando começa o jogo do ataca/rélica/tréplica. E as propostas, que são o que importa, onde fica?Tenho minha opinão, ninguém muda a não ser eu mesmo, portanto não me envolvo nesse tipo de discussão, a não ser com pessoas muuuito próximas.
    Mas há uma outra vertente que tem opinião frágil e se rende à escolha da massa, essa sim, na minha opinião, uma atitude irresponsável, leviana.
    Seja como for, não acredito que conservando o que não está bom há alguma chance.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Meu comentario de umas 20 linhas sumiu. É o meu computador. Eu ainda estava escrevendo. Então dica aqui:clara e cristalina, como eu dizia no começo. Bjos querida. Bom domingo.
    Cam

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez escrevestes muito bem, Clara
    E que venha a mudança!
    Um ótimo domingo para tí, querida
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  8. Faz tempo que cresceu em mim a descrença política, desde as primeiras denuncias de corrupção não deste governo mas de outros tantos antes mesmo desta guerra PT X PSDB. Era assinante das revista Senhor e tinha um foco político e economia muito forte. Ficava estarrecido com o que lia. Participei dos movimentos Diretas Já como universitário e logo depois me decepcionei com aqueles que julgava fazer a mudança. Hoje temos dois agressores que não respeitam o mínimo o cidadão e nenhum nos informa o que fará de novo. Um é do meu tempo e não confio a outra esta e não mostrou nada de novo. O que me assusta hoje são os discursos em pro de retrocesso com alegações bobas só baseada da na corrupção arriscando a perder a liberdade.
    Pois é Clara estamos mesmo diante de uma bagunça eleitoral. O Brasil é grande e todo dividido por estes políticos em feudos e assim para chegar ao poder há que se fazer casamento dos mais esdrúxulos possíveis e assim governar ficar difícil e cheio de chantagens. Sou defensor do voto livre e que haja mudança no código penal e que fosse séria a tal de Ficha Limpa pois só assim poderemos sonhar com um governo limpo e social.
    Uma linda semana amiga.
    Meu terno abraço.
    Beijo

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!