quinta-feira, 16 de junho de 2011

Desafio Literário

Esta é a estante da minha casa... Alguns dos meus tesouros
Adorei essa ideia, então vou compartilhar esse desafio literário do blog do Alexandre Mauj Imamura
link aqui o blog

1) Existe um livro que você leria e releria várias vezes?
- Ah, tem vários, de cabeça assim não citaria nenhum em especial, a maioria eu gostei, então eu leria todos os que gostei até hoje.
- Isso sem contar que sou "meio esquisita" com livros. Eu começo a ler e não tenho paciência de ler ele todo pra saber do final. Então.... vou pro final, fico sabendo e volto pro começo e continuo. Pra não sofrer tanto, entende?

2) Existe um livro que você começou a ler, parou, recomeçou, tentou e tentou, mas nunca conseguiu ler até o final?
- Teve um que comecei a ler mas não sei o nome. Estava na 5a. série e era matéria de prova. Simplesmente não consegui a ler e discuti muito com a professora por ela ter indicado um livro sem pé nem cabeça. Não tirei nota, mas nem me preocupei porque era boa aluna e isso não iria me fazer falta. Topetuda!
- Tem um de Shakespeare que achei entediante e não consegui a ler... não me lembro qual tragédia.
- Tem mais alguns... mas deixo só estes daí.

3) Se você escolhesse um livro para ler para o resto da sua vida, qual seria ele?
- Bíblia Sagrada.

4) Que livro você gostaria de ter lido, mas que, por algum motivo nunca leu?
- Os livros de Martha Medeiros. No momento estou sem grana pra comprar livros.

5) Qual livro que você leu cuja "cena final" você jamais conseguiu esquecer?
- Pássaros Feridos de Collen McCullough.
É um livro grosso e de letras pequenas, tão intenso que li em mais ou menos 3 dias. Não conseguia parar de ler.
- O Primo Basílio de Eça de Queiroz.
Esse me intrigou muito, a que ponto chega uma paixão e uma infelicidade no casamento.

6) Você tinha o hábito de ler quando criança? Se lia, qual tipo de leitura?
- Criança quase adolescente, Machado de Assis (todos), José de Alencar (todos), Eça de Queiroz, Graciliano Ramos - Vidas Secas fiquei impressionada... cachorra Baleia, Ágatha Christie - O Caso dos Dez Negrinhos, li tão rápido que reli, algumas poesias de Olavo Bilac, nós tínhamos que decorar poesias pra declamar na frente de todos... um horrorrrrrrrrr!!! Mas valeu porque até hoje me lembro de algumas.

7) Qual o livro que você achou chato, mas ainda assim o leu até o final?
- Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa. Acho que li pela fama e também porque gostei da minissérie quando passou. Mas o livro é chato pra dedéu. Nem me lembro do final.
- Outro também que eu esperava mais por ele é Eles não usam black tie de Gianfrancesco Guarnieri.
- Biografia de John Lennon... detestei, ainda mais quando apareceu aquele porre da Yoko. Li por curiosidade pra ver quem sabe se ela morria no final.... hahahaha maldade!

8) Indique alguns dos seus livros favoritos.
- O Primo Basílio - Eça de Queiroz
- A Divina Comédia - Dante Aligieri
- O Pagador de Promessas - Dias Gomes
- O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde
- Antologia Poética - Mário Quintana
- Antologia Poética - Vinícius de Moraes
- Pássaros Feridos - Collen McCullough

9) Qual livro você está lendo no momento?
- Na verdade fiquei uns anos sem ler livros. Problemas pessoais que já estão sendo eliminados, então agora eu estou lendo o que tem em minha estante que ainda não li. Por isso a lista de livros clássicos e antigos. Mas com o tempo coloco tudo em dia.
- No momento estou lendo A Mulher do Vizinho de Fernando Sabino.
São crônicas muito divertidas. Estou gostando.

10) Indique outros blogues e blogueiros para participar desse desafio:
- Convido a todos os leitores que me visitam, a fazerem esse desafio literário.
- Se quiserem podem deixar nos comentários ou mandar email clarice.lucia@gmail.com

Obrigada ao querido amado, idolatrado salve, salve Alexandre por compartilhar mais esse espaço com a gente.

7 comentários:

  1. Clara, muito boa sua participação no desafio literário, foi bem legal.
    Desejo um ótimo dia com um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dora, eu gosto de participar...
    Ótimo dia pra vc, beijos.

    ResponderExcluir
  3. Clara,
    Amei sua participação no desafio! Respostas legais. Pássaros Feridos e Primo Basílio são livros pelos quais também me apaixonei.

    Dia lindo pra vc.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Legal isso Clara! Depois irei fazer tb ;) Agora esse negócio de tu ires para o fim do livro antes da hora, realmente... nem Freud explica hahahahahaha

    ResponderExcluir
  5. Diva, qdo vc fizer no seu blog vou colocar um link aqui, ok?
    Realmente eu não tenho explicação. Esquisita!

    ResponderExcluir
  6. Ale, qdo eu soube desse museu, eu passei a odiar ainda mais aquele ser. Ô mulherzinha inútil. Acho que ela não morreu até hoje só pra sentir o gostinho do ódio de toda a humanidade por ela. Espero que ela viva uns 120 anos sentindo isso!
    Adorei seu post, adorei!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!