quinta-feira, 21 de abril de 2011

Eu rezo, você paga...

Acabei de ler 'O Pagador de Promessas'  de Dias Gomes, muito tarde por sinal - deveria ter lido antes. E uma coisa me instigou.
Zé do Burro fez uma promessa pra Santa Bárbara pra que curasse seu burro. O burro foi curado. Então tinha que levar uma cruz igual a de Jesus até o altar da igreja da Santa. Foi ele e a mulher Rosa - mulher tipo Amélia que acompanha o marido em tudo, até nas maluquices, andaram quilômetros e quilômetros até encontrarem a igreja. Mas não foi tão fácil assim: o padre não permitiu que Zé do Burro entrasse com a cruz até o altar. No desenrolar da história o coitado do Zé do Burro acabou morrendo com um tiro. Ponto Final.
Mas o que me intriga mesmo são as promessas feitas pelas pessoas.
Já visitei a cidade de Aparecida do Norte e é de impressionar o número de pessoas que lá vão pagar promessas. Eu fui uma dessas pessoas.
Não dá pra discutir a fé.
Mas conheço e sei de história de gente tão folgada, mas tão folgada... Fazem a promessa pra própria pessoa pagar.
É assim: eu tenho um problema e preciso solucionar. Uma pessoa bem próxima a mim vê meu desespero e faz a promessa... E se for atendida quem paga sou eu!
Quer dizer: eu sofro, martirizo, descabelo, desespero e ainda tenho que pagar por isso?
Tem alguma coisa errada nisso.
- Olha, Conceição, agora que você tá melhorzinha, eu fiz uma promessa pra você... Tem que dar 7 voltas ao redor da igreja de Nossa Senhora no último dia da quaresma... E cantando 'Ave, ave, ave, ave Maria...'
- Oi? Como é?
Imagine fazer uma promessa pra pessoa ter que andar ajoelhada por todo aquela ponte de Aparecida do Norte?
Já vi isso também.
E tem aquele medo:
- Ele fez a promessa, então tenho que pagar! Vai que a santa se revolta e me põe na cama de novo...
Imagine a Santa lá do lugar dela olhando aqui pra baixo:
- Alá, aquele lá não cumpriu a promessa feita pelo padrinho dele... Tinha de caminhar de joelhos até o altar... Não foi, então volta pra cama!
Como já disse, a fé não se discute... Mas senso tem limite!


outro desenho meu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!