segunda-feira, 14 de abril de 2014
Pisquei, Cresceram
Essa semana meu filho Leonardo entrou para a maioridade. Isso me assustou um pouco. Me lembro de quando eram bebês, loirinhos e lindinhos, grudados um no outro... E hoje adultos, encaminhados, saudáveis, alegres e gente boa. Minha filha Amanda já está com dezenove, quase vinte anos.
De todas as dificuldades que passei na vida eles foram meu foco, minha âncora, minha base para me manter em pé e não desistir. Se não fossem eles nem consigo imaginar o que teria acontecido. Anjos que Deus me mandou para tomar conta. Aliás eles que tomaram conta de mim, desde sempre.
Quando me separei eles eram bem pequenos e não tinham ideia do que estava acontecendo. E tudo foi acontecendo sem que soubessem da gravidade da situação. Me desdobrei em mil para não deixar que nada de ruim os atingisse. E acho que consegui.
Nessa mesma época tive que deixar minha casa, minhas coisas, e ir morar com meus pais. Uma fase muito, mas muito complicada. Lá voltei para o quarto de quando era solteira. Colchões espalhados pelo chão e nós grudados um no outro. Ensinei-os a rezar. Eu ia falando frase por frase e eles iam repetindo. No terceiro dia já sabiam rezar a oração toda. Como aprendem fácil!
Depois aluguei uma casa, do lado da dos meus pais. Tinha dois quartos mas eles dormiam comigo em minha cama. Revezavam quem dormiria grudado em mim. Um dia um, outro dia o outro. Eles mesmos que combinavam tudo. Como é bom dormir com filho pequeno, eles quase subindo em cima da gente, abraçando a noite toda, jogando as perninhas e os bracinhos em cima do nosso corpo... Minha filha tinha mania de pegar uns fios do meu cabelo e enrolar em seu dedinho... fazia um nó bem pequeno e não tinha como desfazer esse nó a não ser cortando o tufo. Ficava todo desfiado, por tantos nós cortados...
Acho que não tenho hora de maior paz do que quando vejo meus filhos dormirem, sossegados, como anjos...
E assim fizeram até que completassem uns dez anos e já não cabíamos todos em minha cama. Hora do desapego... Mas mesmo assim revezavam quem dormiria comigo e qual dia. Um dia na semana já estava bom. Uma semana um e na outra o outro. Até o desapego total.
Ainda pequenos andávamos de carro e eles no banco de trás (que horror, mas naquele tempo não tinha essa obrigação de cinto de segurança, mas eu andava devagar, o que não justifica nada) olhando para os carros e dando tchauzinho. Não tinha ninguém que não retribuía! E ligava o som bem alto e cantávamos mais alto ainda, depois caíamos na risada. Eles ainda se lembram das músicas...
E outra coisa que se lembram até hoje e acreditem, até hoje faço isso, dividir o que compramos. A mesma quantidade para cada um, em vasilhas separadas. Ficam esperando eu fazer isso... Pode uma coisa dessa?
Meus anjos crescidos...
Aqui na minha casa tem uma regra: nada de brigas, nem discórdia, nem agressões e nem xingamentos. Aqui é um lar e como todo lar tem que ter paz e harmonia. E assim tem sido desde então.
Vendo-os assim, crescidos, me dá a sensação de dever cumprido, de agradecimento por tê-los por perto, sem ser dona deles, mas uma instrutora que tem a consciência de que logo logo irão seguir seus caminhos, formar suas famílias e a vida continua... Como tem que ser.
Que Deus nos proteja, sempre e sempre!
Amém!
Marcadores:
filhos
Escrevo sobre a vida e os momentos específicos emocionais.
Assuntos relacionados sobre a mente humana e como conviver com o outro sem a necessidade de mudá-lo.
O conhecimento é primeiro processo de cura.
Sente algum desconforto em seu relacionamento? Vamos conversar?
Atendimento On-line
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Fico feliz que tenhas conseguido ter teus filhos unidos assim felizes, parceiros de vida! Isso faz toda a diferença na vida! beijos,parabéns aos 3! chica
ResponderExcluirParabéns Clara! Um exemplo lindo o teu de que é possível em meio às adversidades conseguir a harmonia de um lar.
ResponderExcluirEstão lindos as tuas sempre crianças, agora crescidas!
Que sigam companheiros, espalhando sorrisos. Beijo.
Amém!!!
ResponderExcluirKK
Clara fiquei comovida em ler sua história de vida, ver seus filhos lindos, saudáveis com ótima formação para encarar a vida. Parabéns!
ResponderExcluirBjs
Vocês 3 são lindos. Daquela "lindeza" que tem mais valor, que é a interna. Deus os abençoe sempre. Não se esqueça de que cada dia é um presente. Vamos sempre "abrí-lo" com boa expectativa. Às vezes não gostamos do que tem além do "papel", mas podemos deixar num canto ou carregar conosco, como um peso. Tudo depende de nós, sempre.
ResponderExcluirQue a vida de vocês 3 seja sempre plena de saúde, paz e energia.
Beijo, maninha. Beijo nos sobrinhos. (carinha sorridente e coraçãozinho do FB. rs)
Clara...comoveu,menina! É mesmo com surpresa que vemos os filhos chegarem á maioridade! Mesmo sabendo que um dia irá acontecer nos surpreendemos! Parabéns ao Leonardo e que venham muitas coisas boas á sua vida! bjs,
ResponderExcluirAmém! Não foi fácil né Clarinha? Mas vendo eles assim maravilhosos, sabe-se que tudo valeu muitoooooo!!!
ResponderExcluirParabéns p/ vc! Criar filhos para o mundo não é fácil. E que venha muitos anos luzes para os seus filhos. Parabéns p/ o Leonardo! Já te falei que o meu mais velho se chama também Leonardo?
Tenha uma semana luz!
Bjoooooooo
Que filhos lindos voce tem, Clara Lùcia, parabéns!
ResponderExcluirE mais parabéns ainda pelo jeito honesto, simples e amoroso de cuidar deles.
Uma famíllia unida e bem amada, nunca se separa, mesmo quando os filhos casam.
beijinhos cariocas
Meus queridos, muito obrigada!
ResponderExcluirComentários que me incentivam muito e me enchem de amor... de carinho...
Impressionante que o que temos de mais puro, mais verdadeiro, não acaba e nem modifica. Só aumenta mais e mais, graças a Deus!
Que o Senhor nos abençoe a todos!
Beijos nas bochechas de vocês... "coraçãocasmão"
Lindo tudo que conquistou, você é uma mulher de garra e tem uma linda família. Parabéns, que sejam sempre muito abençoados. Com certeza, saberão escolher o caminho, pois terão o seu exemplo como mãe, que soube criá-los muito bem.
ResponderExcluirAbraços carinhosos
Maria Teresa
Oi Clara!
ResponderExcluirLindo isso que escreveu. Um exemplo maravilhoso. Quantas são as famílias que se perderam devida as adversidades da vida. Você foi sábia pra dirigir tua família, parabéns por você e pelo teu casal de filho. São lindíssimos!
Que Deus abençoe grandemente a eles e a você.
Desejo uma excelente páscoa a você e todos os teus.
Um abraço com carinho!
Ótima semana!
O tempo voa amiga e ei-los crescidos e unidos e prontos para a sociedade.
ResponderExcluirUma especie de missão cumprida, mas que bem sabemos nao termina.
Bela união que Deus conserve.
Abraços.
Beijo.
Claríssima, sei bem o que é sentir esse susto e, ao mesmo tempo, essa sensação de dever cumprido. Tb criei os meus sozinha, trabalhando fora (inclusive da cidade), estudando, olhando as lições dele, levando-os à Igreja, contando e ouvindo histórias. Sempre tive a saúde muito frágil e tinha muito medo de morrer e deixá-los sem um lar estável. Graças a Deus semana que vem completo 50! E eles estão adultos, encaminhados, bênçãos de Deus!
ResponderExcluirAbração pra vc e seus filhos! Santa Páscoa do Senhor!
Jussara - minasdemim.blogspot.com
Minha querida, vc está de parabéns. A minha mãe passou pelo mesmo, criou 4 filhos sozinha, é uma guerreira. Deve encher o peito de orgulho, por esses dois jovens lindos e saudáveis. Que a paz continue a reinar nesse lar maravilhoso.
ResponderExcluirUm abraço, um doce restinho deste domingo pascal
Ruthia d'O Berço do Mundo
Incrível como o destino guia-nos para entrelaçarnos uns aos outros.
ResponderExcluirFoi no Google stream,com uma canção que partilhastes que vim aqui parar e como estou encantada de conhcer um bocadinho do teu mundo Clara.
Sei como é essa sensação de ver os filhos crescidos,é um pazer orgulhoso,comovido e ao mesmo tempo um espanto do tempo ter passado tão veloz.
O melhor e tudo é observa~los e constactar que fomos boas mães,se não perfeitas,mas a eles de nós foi dado o melhor e mais bonito.
Linda tua família,grat por partilhares esse momento valioso.
Também tenho duas meninas,Samantha de 27 e Raena 19,são minha razão de viver e maior alegria.
Meu carinhoso abraço e votos de uma semana abençoada para Ti e tua família linda.