Tempo de recolhimento, de jejum, abstinência, respeito, meditação...
Tempo de relembrar as dores de Jesus, mas sem nunca saber sua intensidade...
Cada um a seu modo, com sua fé, mas de todo o coração. Não adianta nada fazer penitências na semana santa e durante o resto do ano viver sem a aceitação e o respeito ao próximo.
Me lembro quando era criança e não podia fazer praticamente nada. Principalmente na sexta-feira que não podia nem sorrir. É claro que eu não entendia nada e nunca ninguém me explicou o porquê. Eu pensava: "se não pode fazer nada, então não pode nem comer e nem beber nada". E questionava isso mas ninguém me explicava. Meus pais, mesmo sendo católicos, não nos iniciou e nem nos incentivou a seguir a Bíblia e a igreja. Éramos uns perdidos. A imagem mais forte que sempre me acompanhou a vida toda foi de Nossa Senhora Aparecida. E desde sempre sou devota.
Me lembro da procissão procissão e que tínhamos que assistir filme de Jesus na TV. Era sempre o mesmo filme.
Depois de adulta, casada e com filhos, e por necessidade, procurei a igreja e me consagrei como católica. Meus filhos também são católicos, mas são livres para seguirem o que o coração deles pedirem. Deus está em cada um de nós e não somente nos templos. Foi depois disso que passei a entender tudo, a frequentar missa, a participar de procissão e tudo mais.
Não sabemos a intensidade da dor de Jesus quando foi crucificado, mas o fato de respeitarmos essa semana e principalmente a sexta-feira, é uma atitude cristã.
Como eu já li pelas redes sociais: "Semana santa não é feriado, é semana santa". E páscoa não é, pelo amor de Deus, se empanturrar de ovos de páscoa (um roubo, um abuso de preços), Páscoa é a ressurreição de Jesus.
Esse filme abaixo eu nunca consegui assistir. É de Mel Gibson e com cenas muito fortes. Não consegui chegar ao fim, mesmo tentando várias vezes.
Uma ótima semana para todos!
Oi minha linda!
ResponderExcluirAcho que tudo isso depende mesmo da crença de cada um, mas como você disse o importante é o que vai no coração de cada um e a bondade que faz ao próximo durante o ano todo porque não adianta nada saber que não é feriado e sim semana santa, mas fazer somente o mal, né?! Acho tudo isso tão relativo... Claro que se eu não desse o meu pitaco não era a Sheilinha comentando e sim um fake... rsrs :P
Beijo, beijooooo
She
Seus pitacos são sempre bem-vindos aqui, Sheila!
ExcluirAdoro eles todos!
E vc tem razão sim, tudo é relativo. Cada um com sua crença e sua vida.
Beijos
Tudo mudou muito!
ResponderExcluir. Quando eu era pequena era bem semana santa mesmo, tudo tranquilo, calminho. Hoje, só feriadão parece ser,Pena! beijos,linda semana santa!chica
Era sim, Chica, guardavam mais a semana santa. Acho que o pessoal não tinha muito acesso a passeios não. Naquele tempo tudo era um pouco mais difícil. Eu acho.
ExcluirBeijos
oi Clara.
ResponderExcluirsemana santa....
Longas procissões e jejuns.
Para muitos um momento especial de encontro pessoal com Jesus, para outros só um feriadão com direito a chocolate.
Beijos....
Exatamente, Liliane, cada um com sua crença ou seu passeio.
ExcluirSaudades de vc, menina!
Beijos
Isso mesmo Clarinha, a semana é santa e não feriado.
ResponderExcluirQue todos possam refletir essa semana e levar por todo o ano.
Boa Páscoa!
Xeros
Otimo post, é como se eu estivesse vendo minha mãe falar...
ResponderExcluirUm abraço carinhoso
Paty Alves
Ágape Amor Verdadeiro
Patyiva
Vou Conseguir
Infelizmente creio que 90% seja ovos de pascoa e feriado, quanto ao filme já vi 3 vezes, toda vez que penso em fraquejar lembro o qto nosso mestre sofreu por mim.
ResponderExcluirOlá Clarinha.
ResponderExcluirNão sou católica, mas fui criada/educada sobre esse princípio. Não tenho religião, pois a meu ver todas se completam. Porém, tenho Fé e acredito em Deus, Jesus Cristo, Santos e Anjos também. Tornei-me espírita, identifico-me muito com esta doutrina. No entanto, respeito as crenças de cada pessoa.
Acho a semana santa uma data triste, tal como a Páscoa. Os filmes da vida de Jesus, mexem muito comigo. Há anos atrás, quando era criança passava aqui em Portugal uma série que se chamava Ano Domini, que relatava a vida de Jesus. O último episódio era a parte da crucificação, durante essa semana depois de ver eu tinha pesadelos e acordava a chorar enquanto dormia.
Quanto ao filme do Mel Gibson, só vi uma vez e não quero rever novamente. Faz doer tudo cá dentro.
Hoje em dia, existem poucas pessoas que sabem realmente o significado da Páscoa e do Natal, ligam mais ao consumismo. É indecente, não?
Beijos amiga, uma Páscoa Feliz e em Paz.
Cris Henriques
http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com
Oi Clara querida,
ResponderExcluirTão bom poder ter mais clareza que nossos pais e deixar os filhos seguirem o caminho que quiserem!!! Você consegue fazer isso mesmo tendo tido uma educação rigida. PARABENS AMIGA!!! E feliz Páscoa!!!
Beijos,
Cam