Gigante... A invenção da Roda Gigante.
Não se tem notícia de uma pessoa em particular, mas as primeiras evidências vieram da Mesopotâmia por volta do quinto milênio ac.
Antes eram descritas como "rodas de prazer" pelo viajante inglês Peter Mundy em 1620, na Turquia.
A primeira maior Roda Gigante projetada e construída foi em 1893 para rivalizar com os 324m da Torre Eiffel por George Washington Gale Ferris, Jr., um construtor de pontes. Ficou conhecida como a Roda de Ferris com 80,4m de altura, em Chicago.
A mais antiga Roda Gigante, ainda em operação se encontra em Viena, na Áustria e tem 64,75 m, construída por Wiener Riesenrad.
E hoje, a mais alta Roda Gigante se encontra em Singapura, criada em 2008, com 165m de altura. É a Singapore Flyer.
Mas eu gostaria muito de saber: será que não tinham coisa mais importante pra inventar não?
Qual é a graça de entrar dentro de um quadradinho, ir subindo devagar, depois descendo devagar... E no meio do caminho ela para e o quadradinho fica balançando...
Que coisa mais medonha... Eu prefiro tortura chinesa à subir numa roda dessa. Deus me livre!
Na verdade digo isso porque tenho fobia à altura. Até salto alto me deixa zonza... Já andei de Roda Gigante mas não tão alta assim.
E quem tem fobia à altura sabe a agonia que é estar nas alturas. A primeira coisa que nos vem à cabeça é pular para acabar com o tormento. É um tormento!!!
Engraçado que montanha-russa eu gosto. Acho que é porque é muito rápido e não dá para ficar pensando na altura e sim na velocidade... E eu gosto de velocidade. Deve ser isso. E o bom da montanha-russa é extravasar mesmo, berrar até perder a voz... Relaxa que é uma beleza!
Fonte: Yahoo.com
Essa é de Londres.... Deus me livre!!! Olha a altura... |
Clara,que legal a sua pesquisa! Eu vi um documentario sobre essa super roda gigante que fizeram em Singapura!Muito louco mesmo!...rss...adorei seu post,muito interessante!Bjs,
ResponderExcluirBom dia,Clara!!
ResponderExcluirOlha...pra mim nem roda gigante nem montanha russa!!Dispenso!!rsrsr
Beijos pra ti!
Boa semana!
Eu adoro roda gigante e como não podíamos andar, quando tinha parque na cidade,uma irmã e eu, saíamos e íamos escondidas. Era TÃO BOM!!! rs beijos,chica
ResponderExcluirAnne, um horror, isso sim....rssss
ResponderExcluirBeijos, um ótimo dia pra vc.
Ah, Vivian, vamos nós duas....
ResponderExcluirDuas histéricas na roda gigante... rssss
Acho que eu morro na primeira volta!
Beijossss
Chica, aposto que vc já andou com o namorado e ela parou com vcs lá em cima.... ahhh eu sabia! Aí ninguém segurou nada, né????
ResponderExcluirBeijos
Ai, Alexandre, pra quê tanta violência..... rssssss
ResponderExcluirDeusolivre disso!!!
Olha, pode me pedir o que quiser, eu faço pra vc.... mas sem roda gigante... Viu como sou bem boazinha? (isso foi péssimo!)
Beijosssss
ótima semana pra vc...
Quando li o título já comecei a rir. Imaginei que vc tivesse desinventado a roda... e não estava tão errada depois de sua espinafração nas rodas gigantes. Tenho medo de altura, mas de roda gigante não, acho que é porque a gente fica sentadinha, tem apoio. Rindo muito do Alexandre e de você. Duas crianças amadas.
ResponderExcluirGirassóis nos seus dias
Beijos.
Ah! esqueci de dizer na de Viena eu já fui. Um frio danado! Beijos
ResponderExcluirEu também prefiro montanha russa, mas topo um passeio de roda gigante, numa boa.
ResponderExcluirBjos Clara!
Celina, mas ficar sentadinha é que é o problema.... ela mexe...
ResponderExcluirQdo o Alexandre falou que ia me amarrar, na hora me lembrei de vc e pensei "aposto que a Celina vai ajudar ele a me amarrar, me segurando pra eu não fugir...." rsss
Juro que pensei isso!
Beijossss
Ótimo dia pra vc...
Camila do céu...
ResponderExcluiracho que a última vez que fui, meus filhos eram pequenos e eu ficava gritando com eles pra eles nem respirarem... um tormento!
Deus me livre!!!!
Beijossss
Eu até enfrento uma roda gigante, mas montanha russa, nem a infantil rs A última vez que fui deu tudo errado, me deu crise histérica quando desci, meu marido passou aperto. Fiquei rindo, rindo, numa histeria que não passava (isso quando desci do "barco vicking"), depois fui na montanha russa infantil, e numa às escuras (tudo no Hopy Hari). No final, viemos embora depois de eu ir parar na sala de primeiros socorros e emergências do parque, pois fiquei super enjoada rs
ResponderExcluirNunca mais!
Beijinhos
Jô
Joana... passando vexame no brinquedo????? rssss
ResponderExcluirQue coisa menina!!!
Eu já berrei na roda gigante, pro meu filho parar de se mexer e todo mundo escutou. Um horrorrrrr!
Esse medo a gente não controla, fazer o quê, né?
Beijosss