quarta-feira, 4 de março de 2015

Para as Mulheres


Queria ter uma frase só para dizer às mulheres que não conseguem se enquadrar nesse padrão de beleza atual, para que não se sentissem diminuídas por isso. 
Que respeitar a própria natureza também tem seus méritos e não as tornam menos interessantes do que as que correspondem ao que é ditado pelas Redes Sociais, Revistas ou TV. 
Que busquem sim, serem saudáveis e estar de bem consigo mesmas acima de tudo. Mas que não se cobrem tanto. 
Mais importante do que ter "um corpo perfeito" é estar com a cabeça boa. Sem culpas, distorções, paranoias, angústias ou ansiedades por conta de um modelo que não serve para todas.
Não digo isso como o homem que analisa um corpo… Como se fosse um material para consumo próprio. Me refiro muito mais ao fato de que o que estão vendendo por ai como referência é mais exceção do que regra.
E sendo assim, será que vale a pena deixar de colocar uma roupa que gosta? Deixar de ir a lugares públicos onde o corpo fica mais exposto? Enfiar o dedo na goela para colocar para fora o que comeu, num dia de pequenos exageros, por conta da aprovação alheia ou mesmo de uma autocobrança por algo que notavelmente talvez possa trazer mais problemas do que efetivamente soluções?
Todo excesso causa danos, mais cedo ou mais tarde. Isso serve a vaidade também.
Descobrir a própria beleza pode ajudar muito na autoestima, pois é mais sustentável a longo prazo.
Cada mulher tem sua beleza única.
A mercantilização do corpo não vem de hoje, mas com o desenvolvimento das tecnologias parece que a pressão é bem maior, as cobranças também e a necessidade de ser aceita idem.
Cada qual é livre para fazer o que quiser e bem entender, até para extrapolar, mas talvez não precise tanto para se sentir bonita.
A beleza está muito mais em ser bem resolvida do que na escravidão do olhar alheio.
Antes de ficar bela para um homem ou para outras mulheres é preciso estar bem internaMENTE e naturalmente a beleza se refletirá aos olhos de quem for sensível…
E quem não for sensível a isso, por que deveria te importar?


Tico Santa Cruz
Link do facebook

Um texto de Tico Santa Cruz sobre as mulheres. Pra quem não sabe, ele escreve livros, além de ser vocalista dos Detonautas, banda de rock.



9 comentários:

  1. Clara, excelente texto. Um alerta, uma reflexão um carinho poético.
    Fosse algum tempo atrás, eu diria que este texto deveria ser publicado para as adolescentes. Mas tudo mudou e hoje a demanda "exige, cobra" que mulheres de 50, 60 anos tenham um corpo definido com massa muscular, com treinos diários e suplentes mil.
    Uma coisa é cuidar-se e ter saúde outra é escravizar-se por um padrão imposto e achar isso normal.
    Adorei! Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Muitas não se sentem confortável com seu corpo por causa dessa exigência. E muitas acabam por prejudicar a saúde em busca de uma perfeição.
      Triste quem se deixa escravizar pro padrões falsos...
      Beijos, menina!

      Excluir
  2. Subscrevo por baixo. E sobre este assunto: http://www.chiadomagazine.com/2015/02/campanha-mostra-pessoas-com-problemas.html.
    Abraço
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito e acho a maquiagem um bem necessário, principalmente nestes casos. Desnudar-se e mostrar seus "defeitos" não é fácil, numa sociedade em que ser bela é praticamente uma regra a ser cumprida.
      Obrigada pelo link, já postei no facebook.
      Beijos

      Excluir
  3. Belo texto e que sirva para as mulheres refletirem.Elas não devem querer agradar os outros e sim estar bem consigo mesmas! bjs, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  4. Esse é o cara!
    Virei fã.
    Feliz daquela que é mentalmente bem resolvida.
    O "casco" depende do próprio olhar.
    Xeros

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito do Tico, como escritor e como cantor. Tenho tanto pavor de padrão que acabo sempre inconscientemente me afastando dele... o importante é ser feliz, sentir-se bem, porque um padrão nunca será uma unanimidade, e se a pessoa passar a vida buscando alcançá-lo, perde um tempo precioso que poderia usar vivendo. Um abraço, feliz Dia da Mulher!

    ResponderExcluir
  6. Oi Clara! Finalmente pude vir te visitar e... Tão bom!
    Tão bom vir até um blog e ler um post consciente sem aquela florarada e "feliz dia da mulher" sem nem ter noção de como tu iniciou, das lutas diárias ainda que cada uma sofre.
    Eu tive um distúrbio alimentar sério para me sentir "mais feminina" como se não houvessem mulheres de todos os tamanhos e formas.
    Sou super fã do Tico Santa Cruz, tanto como escritor como cantor. Assisti a um show do Detonautas aqui na minha cidade, encontrei o cara na praça de alimentação do shopping em plena hora do almoço e te digo: ele é super gente boa e nada estrelinha. Não fica bancando a celebridade e, mesmo nos horários mais inoportunos, trata igualmente a todos.
    Excelente a tua escolha, não podia ser melhor!
    Parabéns!

    Rivotril com Coca-Cola

    ResponderExcluir
  7. O Tico sempre escreve coisas para agradar ao público e não sei quando ele está sendo sincero. Espero que nesse caso sim (rs*) Entre a teoria e a prática existem milhões de decisões que para o homem apenas depende da oportunidade do momento.
    :)
    Beijus,

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!