quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Paulo Coelho, Sobre as Mulheres


“Não importa o quanto pesa. É fascinante tocar, abraçar e acariciar o corpo de uma mulher. Saber seu peso não nos proporciona nenhuma emoção.

Não temos a menor ideia de qual seja seu manequim. Nossa avaliação é visual, isso quer dizer, se tem forma de guitarra… está bem. Não nos importa quanto medem em centímetros – é uma questão de proporções, não de medidas.

As proporções ideais do corpo de uma mulher são: curvilíneas, cheinhas, femininas… . Essa classe de corpo que, sem dúvida, se nota numa fração de segundos. As magrinhas que desfilam nas passarelas, seguem a tendência desenhada por estilistas que, diga-se de passagem, são todos gays e odeiam as mulheres e com elas competem. Suas modas são retas e sem formas, e agridem o corpo que eles odeiam porque não podem tê-los.

Não há beleza mais irresistível na mulher do que a feminilidade e a doçura. A elegância e o bom trato, são equivalentes a mil viagras.

A maquiagem foi inventada para que as mulheres a usem. Usem! Para andar de cara lavada, basta a nossa. Os cabelos, quanto mais tratados, melhor.

As saias foram inventadas para mostrar suas magníficas pernas… Por que razão as cobrem com calças longas? Para que as confundam conosco? Uma onda é uma onda, as cadeiras são cadeiras e pronto. Se a natureza lhes deu estas formas curvilíneas, foi por alguma razão e eu reitero: nós gostamos assim. Ocultar essas formas, é como ter o melhor sofá embalado no sótão.

É essa a lei da natureza… Que todo aquele que se casa com uma modelo magra, anorética, bucólica e nervosa logo procura uma amante cheinha, simpática, tranquila e cheia de saúde.

Entendam de uma vez! Tratem de agradar a nós e não a vocês. porque, nunca terão uma referência objetiva, do quanto são lindas, dita por uma mulher. Nenhuma mulher vai reconhecer jamais, diante de um homem, com sinceridade, que outra mulher é linda.

Mulheres jovens são lindas… Mas as de 40 para cima, são verdadeiros pratos fortes. Por tantas delas somos capazes de atravessar o atlântico a nado. O corpo muda… Cresce. Não podem pensar, sem ficarem psicóticas que podem entrar no mesmo vestido que usavam aos 18. Entretanto uma mulher de 45, na qual entre na roupa que usou aos 18 anos, ou tem problemas de desenvolvimento ou está se autodestruindo.

Nós gostamos das mulheres que sabem conduzir sua vida com equilíbrio e sabem controlar sua natural tendência a culpas. Ou seja, aquela que quando tem que comer, come com vontade (a dieta virá em setembro, não antes; quando tem que fazer dieta, faz dieta com vontade (sem sabotagem e sem sofrer); quando tem que ter intimidade com o parceiro, tem com vontade; quando tem que comprar algo que goste, compra; quando tem que economizar, economiza.

Algumas linhas no rosto, algumas cicatrizes no ventre, algumas marcas de estrias não lhes tira a beleza. São feridas de guerra, testemunhas de que fizeram algo em suas vidas, não tiveram anos ‘em formol’ nem em spa… Viveram! O corpo da mulher é a prova de que Deus existe. É o sagrado recinto da gestação de todos os homens, onde foram alimentados, ninados e nós, sem querer, as enchemos de estrias, de cesarianas e demais coisas que tiveram que acontecer para estarmos vivos.

Cuidem-no! Cuidem-se! Amem-se!”

Paulo Coelho

#################

Este texto de Paulo Coelho, que gostei e por isso postei aqui, causou uma discussão no link AQUI. Parece que a moda hoje em dia é dizer que tudo que se escreve sobre mulher é machismo. Acho besteira! Se não escrevem nada, se não elogiam, são grosseiros, se elogiam, são machistas. Como sempre a mulher complicando muito.
É só um texto, uma opinião de um homem que gosta de mulher, nada mais que isso. Afinal, que mulher não gosta de elogio?
O que vocês acham? Houve exagero ou machismo?

10 comentários:

  1. Oi, Clara Lúcia!
    Menina, sinceramente, eu não conhecia esse texto do PC! Não sou grande apreciadora de seus livros, li apenas dois, no entanto, gostei muito do que ele escreveu sobre nós, embora os comentários que li naquele link que nos passou, deixou-me certa de uma coisa apenas: que mundo chato este que estamos vivendo!!!
    Tudo o que se escreve hoje em dia é criticado, analisado por feministas idiotas, machistas crônicos e gente metida a intelectual, SQN!
    Achei o texto claro, incentivador para as mulheres deste mundo atual que são cobradas, que são bobas em se compararem com celebridades que só vivem para fazer dieta e mostrar os belos corpos e mal amadas, no fundo.
    Gostei e ponto!
    um bom feriado pra você e aquele abraço carioca.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beth, também acho que o mundo tá muito chato, tudo levado ao pé da letra e sempre pro lado pessoal, como se o autor escrevesse especificamente pra cada pessoa que lê. É só um texto e nada além.
      Eu gostei do texto, por isso o publiquei. Simples.
      E gosto de elogios sim, mas só as pessoas especiais conhecem a mim. Mas antes de me conhecer conhecem minha figura, minha estampa. Isso é inevitável.
      Um bom feriado pra vc, bom carnaval, beijos!

      Excluir
    2. Concordo em grau, genero e número.

      Excluir
  2. Oi, Clara!
    Será que esse texto é do Paulo Coelho?
    Eu estava lendo, até que me deparei com a frase: "Para andar de cara lavada, basta a nossa". Deu a impressão que ele falava de todas as mulheres do mundo, menos da que ele tem em casa.
    Basicamente ele falou somente do corpo feminino e somos muito mais que isso. Um homem quando gosta de mulher, ele enxerga mais que um corpo.
    Achei o texto machista e não fui no link que indicou para não desviar o meu pensamento. Mas veja... É claro que a preocupação com o corpo deve ser responsável. Esse texto apenas define que "vc é gostosa e um MACHO quer seu corpo" então tá...
    Me desculpe em discordar da sua opinião, mas foi o que senti nesse texto.
    Bom feriado!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma, também fiquei em dúvidas se o texto seria de PC. Pesquisei e todos os links com esse texto tinham PC como autor. Mas mesmo assim ainda fiquei com dúvidas se realmente ele o escreveu.
      Gostaria muito de ler textos onde o homem fala da mulher sem citar seu corpo ou suas curvas. Um texto inteligente, digamos assim. Acho que ainda não li nenhum.
      A meu ver ele citou um tipo de corpo que ele gosta, não sabemos se escreveu pra sua mulher ou não, mas enfim, é apenas um olhar de um homem perante a mulher. É claro que um corpo apenas não sustenta relação nenhuma. Talvez se ele tivesse entrado no quesito inteligência, capacidade, perspicácia etc, não seria tão machista, como vc mesma disse.
      A meu ver ele só escreveu que a mulher é bela, não importando seus centímetros. Sabe aqueles 3 kg que a gente sempre quer perder e a celulite que a gente odeia? Foi isso que eu entendi.
      Opiniões são ótimas, independente de divergentes ou não.
      É claro que cada um tem sua vida e faz dela o que bem entende, portanto não ´é um texto que vai mudar a vida de ninguém. Ou vai, dependendo de como é lido e como acrescenta na vida de alguém.
      Bom feriado pra vc também.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Clarita, que bom voltar aqui e ler seus conteúdos.
    Eu concordo com o Paulo. Onde escreveram a lei que diz
    que mulher pra ser bonita tem que ser magrela? O que importa
    é a essência feminina que habita dentro de vcs.
    Quero desejar um excelente feriadão pra vc e sua família.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá, Clara, como vai?
    Ora, é claro que não houve machismo! Estou há tempos para escrever sobre o tema... achei um texto de admiração à mulher, independente de como seja! Com as atitudes extremadas das mulheres estamos deixando de receber do homem o carinho de sua admiração.
    Observando as chamadas de Carnaval, vejo o quanto as mulheres estão padronizadas, penso que não mais imperam as magrinhas, e sim as bombadas, que não polpam silicones e preenchimentos para arredondar as formas, uma pena. Tornam-se iguais e artificais.
    Apesar de ser magra por natureza, acho o máximo mulheres que se assumem como são e sabem valorizar isso. A naturalidade tem um charme que silicone ou regime nenhum podem comprar.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. .

    Eu só vim deixar um beijo
    e dizer que sinto saudades.

    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo Silvio, é sempre bem-vindo!
      Receba outro beijo....

      Excluir
  6. Este texto é machista e não elogia as mulheres em nada! Não fomos feitas para agradar ninguém, apenas nós próprias! Ainda bem que os tempos mudam e que há cada vez menos gente retrógrada :)

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!