domingo, 21 de setembro de 2014

Voto Consciente - Eleições


A cada ano que há votação mais indignados ficamos. Vontade de não votar em ninguém, de não se importar quem é quem, quem é candidato, quem está na frente nas pesquisas, em quem o vizinho irá votar, quem é bandido, quem é honesto, quem fala a verdade, quem manipula quem... Ufa!

Não temos como saber realmente. Cada um é cada um e fala o que lhe convier.

Não sou de assistir debates ou horário político. Não tenho paciência. O que não significa que não procuro me informar, ler, pesquisar.

O que tem acontecido, como em todos os anos, é que são sempre os mesmos se candidatando. Pelo menos é essa a impressão que tenho. Se tornam tão fortalecidos que é difícil largarem o osso. Cargo político virou questão de honra pra alguns veteranos. O que não quer dizer que são ruins. Alguns são ótimos e estão na política por merecimento e competência. Outros, bem, vai saber? E muitos outros desconhecidos, mas que ficamos com um certo receio em votar neles por não conhecê-los. Se pensarmos que os que estão no poder há anos e não fizeram nem metade do prometido ou que são suspeitos de fraude, de roubo, por que mantê-los no poder?

Muitos outros estão despontando agora que estão na luta, na batalha pra se engajarem num projeto decente e torná-lo real. Pena que nem sempre têm a dimensão que alguns poderosos têm.

Nunca se teve notícias de tanto desvio, roubo e fraude num governo como se está tendo agora. Descaradamente e sem um mínimo de vergonha na cara dizem que não sabem de nada. Basta fazer uma pesquisa e constatar o quanto enriqueceram. E vamos continuar com eles lá? São nossos funcionários, que pegam nosso dinheiro e embolsam sem o menor constrangimento e culpa. Estamos assistindo o Brasil sendo tomado por gente que deveria estar na cadeia, mas ainda estão lá, gastando mais e mais, fazendo a tal propaganda política e abraçando o povo.

Toda forma de informação é válida, mas não siga a maioria, por favor! Tenha sua opinião, seus ideais, sua forma de defender o melhor pra a população, enfim.

Um dos muitos ditados existentes e que eu não concordo: a voz do povo é a voz de Deus. Não é! Tenha sua voz e defenda-a!

Sempre quando tem debate há a pergunta: quem ganhou o debate? Quem falou melhor, quem se defendeu, quem acusou melhor, quem colocou o podre no ventilador, quem apresentou propostas coerentes com nossa realidade ou quem falou, falou, falou e não disse nada?

Muitos com uma ótima lábia e um péssimo caráter. Quem ganha debate nem sempre é o melhor administrador de uma nação.

Penso eu que pra ter competência pra administrar um cargo público teria que, no mínimo, ter curso superior e experiência em administração. E estar isento de qualquer processo criminatório, ou seja, ter a ficha limpa. Quem você contrataria pra administrar sua empresa? Um profissional ou um cidadão que nunca teve uma experiência de liderança?

Cargo público é isso, liderança. E não têm plenos poderes como muitos imaginam. Existe todo um processo de votação pra que seja efetuado um projeto ou não. Por isso defendem com garras os cargos de deputados e senadores, pra não terem dificuldade e nem sejam impedidos de realizar algo que, muitas vezes, não é de interesse pra a grande maioria.

Eu disse que não tenho o hábito de assistir horário político, mas é bom assistir às vezes, pra saber quem está se candidatando e quais são os projetos que irá defender.

Tá difícil. Mas não temos outra escolha a não ser pesquisar, se informar, perguntar, e votar no menos pior. E cobrar depois. Quem cobra depois?

Repetindo: tem muita gente boa, competente, e muita gente ainda que irá se destacar e que fará toda a diferença nesse nosso país maravilhoso e mal-governado.

Não queria chegar no local de votação e ver gente pegando santinho do chão e votar no sortudo escolhido. E são muitos que fazem isso.

E não queria tomar conhecimento de pessoas que votaram nesse ou naquele porque o ajudou de alguma forma. Olha, é comum também, mas quem vive próximo de pessoas carentes, de cidade pequena e pobre, sabe a dificuldade de vida dessas pessoas. Não julgo, não culpo. Mas se essas pessoas tiverem mais informação e a consciência de que o voto é muito valioso talvez essas atitudes desapareçam com o tempo.

Mesmo que seu candidato esteja em último nas pesquisas, vote nele! Não confie em pesquisas. Hoje em dia não dá pra confiar em pesquisas. Mesmo que seu candidato perca as eleições você não perdeu seu voto. Votou em quem achou por merecer e não porque a grande maioria escolheu. O voto é secreto e faça uso desse segredo.

É a sua contribuição através dos impostos que são pagos os salários dos governantes. Vai desperdiçar a chance de votar em quem acha o mais adequado?

Se você está lendo este texto também poderá pesquisar se há alguma restrição com o candidato que você escolheu. Google. Ou então escreva o nome do candidato+processos+condenação. E faça sua avaliação.

Existe a Lei da Ficha Limpa, que não sei pra que serve, pois vejo candidato descaradamente corrupto e bandido se candidatando novamente. É como se você entregasse seu salário pra um desses fazer o que bem entender. Mas, no Brasil, quem tem dinheiro tem uma ótima defesa. Isso já sabemos.

Você só perderá seu voto se não for votar ou se votar por influência de terceiros sem que esteja convencido de que é o candidato que mais conveniente às suas escolhas.

Também não dá pra confiar nas urnas eletrônicas. Mas este assunto a gente deixa pra uma outra ocasião.

Vamos votar consciente, votar com fé, escolher gente decente e capaz pra direcionar os benefícios a quem realmente precisa. O povo!

E, por gentileza, não idolatrem um candidato. É um trabalhador público, que pega nosso dinheiro e emprega onde for necessário, para o bem da população. Respeitem, como todos devem ser respeitados, mas sem santificar ou idolatrar.

Boa sorte e que Deus nos ampare e nos proteja. Amém!

Independente de sua religião, assista o vídeo, não de um padre, mas de um cidadão indignado com tanta corrupção e tanto mau caráter se fazendo de inocente. Assistam!



8 comentários:

  1. Menina é uma hora difícil, ano político é triste, nunca se vê tanta hipocrisia junto, e o pior é que tenho escutado entre pessoas até instruídas que vão votar neste porque aquele que gostariam de votar não tem chance de vencer, eu acho um absurdo se todos que pensassem assim votassem em quem realmente gostariam de votar acredito que este teria alguma chance, é ficamos sem solução, aqui na minha cidade teve eleição que até presidiário votou e morto também, então o que fazer? Todos souberam houve processo e acabou em festa, é não tem jeito,e o pior é que somos nós que damos emprego para eles ganharem um fortuna e ainda por cima mandarem em nós, ............ excelente crônica já compartilhei Luconi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um caos nossa política e se ficarmos de braços cruzados nada vai mudar,Luconi.
      O importante é espalharmos o perigo que estamos correndo deixando o governo tomar conta como tem acontecido. Não pode!
      Vamos fazer nossa parte e passar a informação necessária pra quem não tem acesso à internet ou a jornais. Acho que já é um passo importante.
      Beijos, boa semana!

      Excluir
  2. Maravilha de crônica e só com tooooooooooooooodas as rezas de padres possíveis ,pois estamos naquela de não ter escolhas.Todos pra mim, farinha do mesmo saco!!! bjsmchica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não temos escolhas, pois os que estão no poder ficam tão fortalecidos que não dão chances pra quem está querendo realmente modificar o mal-feito.
      Vamos espalhar, Chica, dar nosso recado e rezar pra Deus não nos abandonar numa hora dessa.
      Beijos, gaúcha!

      Excluir
  3. Clara temos que está muito consciente nessa eleição, o nosso voto pode mudar o país, pode ser para o melhor ou para o pior, Clara beijos.
    Blog /Fan Page / Twitter /

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos torcer e fazer nossa parte pra ser pra melhor. Que Deus nos ampare e dê juízo pra esse povo!
      Lucimar, bem-vinda!
      Beijos

      Excluir
  4. Clara, odeio política!! rsrsr Sabe que ainda nem sei meus candidatos? É tanta coisa ruim por ai, que vimos e assistimos, que dá uma tristeza em escolher alguém mesmo que valha a pena! ´`Otimo texto e bem esclarecedor.
    Bjokas,
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/2014/09/cilios-posticos.html?showComment=1411480374220#

    ResponderExcluir
  5. Oi, Clara!
    Brasileiro não sabe votar. Fato. Por isso o voto não deveria ser obrigatório; votaria apenas aqueles que são interessados em política e não se dobram com "presentinhos". É tanta dificuldade para votar ou justificar nesse país, que o pobre que mora lá no fim do mundo e que tem de pegar barco ou estrada de chão, terá sempre um político que aparecerá do nada para levá-lo e entregará o santinho e o tonto votará apenas como troca de favor.
    Quem está no governo não deveria se candidatar, pois é muito favorável usar da máquina governamental ao seu favor. Vejo a presidenta Dilma usando imagens do planalto central como pano de fundo no horário político e acho absurdo. Fez discurso político na ONU para aparecer e se esqueceu dos motivos que a levaram lá, afinal, desde sempre, antes de PT entrar para a governança do país que o Brasil abre a conferência.
    Para mim essa eleição está sendo muito fácil escolher, por dois simples motivo: Não sou de esquerda e não presto atenção em ibope. O Brasileiro que não entende nada de política vota como quem torce para um time de futebol, sem entender nada do esporte. O que ele faz? Torce para o time que está ganhando. É preciso ter mais consciência para votar. Votar errado significa mais 4 anos de atraso.
    Beijus,

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!