quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Morte Matada


Como já viram por aí, além da reforma ortográfica que causou um reboliço, agora estão querendo modificar novamente nossa amada e idolatrada Língua Portuguesa.

Me lembro de meu tempo de colégio, quando éramos obrigados a ler um livro por bimestre, Machado de Assis, José de Alencar, e outros tantos, e íamos muito bem, obrigada. Fazíamos resumo, interpretação de texto e tínhamos apenas onze anos. E nos saíamos muito bem. Afinal era matéria de prova e tinha que ser feito. Não havia escolha. Tínhamos que cumprir as tarefas e ponto final.

Me lembro de minha professora de Literatura, Dona Delze, uma senhora já na época e que não deve mais estar por aqui, altiva, voz firme, elegante e brava, muito brava. Hoje sei que não era brava, era enérgica. E, claro, ninguém gostava dela. Tínhamos medo. Olhava fundo nos nossos olhinhos e arrancava de nós poesias decoradas "Ora direis, ouvir estrelas...", "A última flor do lácio..." ambas de Olavo Bilac, e até parte da poesia Navio Negreiro, de Castro Alves. Tudo pesquisado em Biblioteca, copiado à mão e decorado linha por linha. Um show!

Dona Delze era uma dama. Hoje entendo-a perfeitamente e admiro-a mais ainda. Se falasse o que nos falou, na década de setenta, seria crucificada e quiçá apedrejada virtualmente. Dizia ela, sempre e sempre, que mulher foi feita pra enfeitar o mundo, e que os homens deveriam tratá-la com cuidado, carinho, proteção, amor, respeito... Os meninos riam e nós, as meninas, adorávamos. Claro que não tínhamos noção do que significavam suas palavras, mas era bom de se ouvir. E dizendo essas palavras não permitia que as meninas sequer apagassem a lousa, desejo de todos, e somente os meninos fariam esse trabalho em suas aulas. Que também incluía pegar algum lixo no chão, abrir janela, fechar cortina, abrir porta, enfim, todo o serviço era dos meninos.

Me lembro perfeitamente de tudo e amaria saber de algum aluno, homem, que seguiu seus conselhos tornando-se um gentleman, um respeitador, um educado e gentil com todos e não só com as mulheres.

Nesse mundo tão midiático, tão rápido e intenso de internet, os "sem rosto" esbravejam aos quatro cantos da tela soltando suas iras e dizendo o que não diriam, com certeza, se estivessem cara a cara. O anonimato se tornou uma arma poderosíssima e rápida. Isso me assusta muito. Mas, graças aos meus queridos mestres, como Dona Delze, que aprendi a ter bom senso nas minhas atitudes. Internet é ótimo, usada com moderação, claro. É no mundo virtual que vemos os absurdos que escrevem, tanto como opinião quanto a erros de português. Erros grotescos e totalmente descabidos. Erros amadores e primários, mesmo saindo de mãos de adultos. Ninguém é obrigado a saber de nada, mas falar e escrever corretamente a língua de seu país é uma obrigação, principalmente quando o ensino está tão fácil e tão acessível a todos.

Há uma inversão de valores onde as dificuldades são tratadas como empecilhos para uma boa educação e acham que é muito mais fácil simplificar tudo do que incentivar as pessoas a pensarem, raciocinarem, entenderem e dar sua opinião, segura, própria, sem se deixar influenciar por uma grande massa ou mesmo pelo governo. O governo, ah, esse nosso governo... Pra que iriam querer cidadãos pensantes? Heim?

Sinto pena das gerações futuras, que talvez não saibam nunca a beleza de uma língua, difícil e cheia de regras, harmoniosa e instigante. Pra poucos, garanto, um aprendizado eterno.

Não vou colocar link das mudanças que poderão vir, pois não aceito e não vou espalhar o que não concordo de jeito nenhum.

Tenham todos um ótimo fim de semana.


8 comentários:

  1. Clara, seu belo texto fez-me lembrar do meu professor de Literatura e Língua Portuguesa, que como a sua mestra, já não deve estar entre nós.
    Apresentou-se mostrando o anel de ouro em um dos dedos com as iniciais AAA.
    Almério Antônio Almeida. No seu rigor extremo era divertido. Lemos os clássicos, decoramos trechos de Camões e fomos bem, muito bem.
    Ainda que desmintam, está sim acontecendo algo de ruim, terrível com nossa língua. Alunos que saem do terceiro ano sem saber ler, terminam o fundamental sem conseguir interpretar. As letras de música... melhor parar por aqui.
    Fico com você: um aprendizado eterno!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que o governo quer, Ana, são números, estatísticas. Pra que ia querer gente inteligente, pensante, num governo que começou com um que não estudou muito .No início a intenção dele era ótima e nós até ficamos com esperanças, mas tudo desandou. É uma pena matarem a nossa língua assim, sem dó...
      Fico triste, pois ela, apesar de ser tão complexa, não é tão difícil assim. Basta ter um pouco de boa vontade e ler, ler, ler...
      Beijos, Ana, boa semana!

      Excluir
  2. Olá, Clara, como vai? Confesso que, com algumas mudanças, eu concordo, especialmente ortográficas no que tange ao fonético, porém, também não sou a favor de transformações exageradas que extirpem os recursos que tornam nossa língua tão especial.
    Sobre a tendência a diminuir possibilidades de raciocínio, lembro-me de alguns métodos novos que surgiram para resolver contas de divisão por dois números que tornam o processo exaustivamente longo, como se fosse por tentativa e erro... o que será desse aluno que aprende desse jeito no vestibular?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, mais uma vez quem terá mais chances de uma boa educação é que terá chance de entrar pra Universidade. Acho que por isso criaram tantas cotas. Pra tapar o buraco que iam formar, modificando nossa língua. Uma pena tudo isso e não posso compactuar com nada do que estão fazendo.
      Infelizmente só temos que lamentar. Pelo menos por enquanto.
      Beijos, Bia!

      Excluir
  3. Tem toda razão Clara. Assim aprendemos a escrever- lendo um bocado,livros clássicos e fazendo muita redação. E quando se aprende uma coisa, dá gosto depois de lidar com ela. Estamos aqui com a nossa escrita. Estão simplificando, adulterando o idioma. Isso é absurdo. Como diria ,,,,quem? Acho que Fernando Pessoa. a lingua é a nossa pátria. Daqui a pouco mudam a bandeira tb. E qualquer dia, estaremos em matrix. Nada mais fará sentido, nem falar. Vixe. Pesadelo. Nem tanto. Mas tb acho inaceitavel essa mudança toda hora.Bjoss e boa semana. Cam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camille, depois que comecei a escrever aprendi muito. Pensava que era boa em Literatura e Ortografia, mas que nada. Precisei reaver muitas regras, aliás nem me lembrava de tanta regra que tem nossa língua. Mas ler um texto sem erros, com harmonia e competência é outra história. Cativa o leitor, mesmo este não sendo tão culto ou tão graduado.
      A gente vive aprendendo e eu adoro aprender cada vez mais.
      Não queria estar viva pra ver essas mudanças esdruxulas acontecer. Não mesmo!
      Beijos, querida!

      Excluir
  4. Essa polémica com o acordo ortográfico sente-se igualmente deste lado do Atlântico. Eu também sou um pouco reticente às mudanças, apesar de saber que as línguas são vivas e evoluem. Senão ainda escreveríamos Pharmácia, como antigamente.
    E por falar em línguas difíceis... sabe que comecei a ter aulas de chinês esta semana? Difícil é dizer pouco!
    Beijinho, uma doce semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chinês, Ruthia?
      Quer dizer que em breve estaremos na China? Ah, que maravilha!
      Amo ler seus textos e ver suas fotos!
      As mudanças que aconteceram há anos não foram tão drásticas como está sendo agora. Parece que estão querendo mastigar a língua e entregá-la praticamente engolida pros pobrezinhos dos estudantes. Pode isso?
      Um horror!
      Beijos, boa semana, querida!

      Excluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!