segunda-feira, 7 de julho de 2014

Neymar


Uma polêmica nas redes sociais por causa da Copa e outra polêmica maior ainda por causa de Neymar estar fora da Copa.

Está tendo Copa, querendo ou não. Aparentemente está sendo ótima e descaradamente houve um arrombo nas finanças. Isso já era de se esperar. O que podemos fazer? Ficar de olho, cobrar, votar direito, denunciar e principalmente não ficar endeusando candidato que não mereça. É fato que quem faz as leis são eles. Será que eles fariam leis que os prejudicassem? Claro que não! Então quem é de briga e de discussão a hora é em outubro de empunhar o dedinho e votar direito. Será que a nossa querida maquina de votar vai obedecer nosso voto? Tenho grandes dúvidas, quase certezas...

Neymar machucado causou revolta contra o colombiano e sua família. Gente, quem tem que resolver a punição é a FIFA. O que a família do rapaz tem a ver com isso? Se foi proposital ou não ninguém tem o direito de ameaçar seja lá quem for.

Também causou revolta em muita gente, pois tantos morrem assim ou assado e nada é feito e um jogador que nada representa para ninguém se machuca e o Brasil todo lamenta...

Uma coisa não tem nada a ver com outra. Que mal há em gostar de futebol, de torcer, de vibrar, de ficar triste? Que mal há se Neymar tem uma profissão que lhe rende um maravilhoso salário? Quem paga seu salário, nós? Que mal há nele ter toda a tecnologia para ter uma excelente recuperação? É crime ter dinheiro? É crime ter uma excelente profissão? Quem é rico ou está feliz sempre é criticado. Afinal tantos passando necessidade e alguns tão ricos ou felizes, né?

Que inveja é essa que a pessoa não pode ter por direito que alguns já criticam? Por que em vez de criticar não vão se profissionalizar e se tornar o melhor de todos também? Nem todas profissões são bem-remuneradas. Alias, a maioria não é.

Sim, a maioria é pobre e necessita de ajuda e de cuidados. A maioria ganha salário mínimo e não tem condição de uma boa assistência médica. A maioria não tem uma boa educação. A maioria.... Enfim. Eu estou no meio dessa maioria aí. E daí? O Neymar é culpado? Ou então o artista do momento, ou então o escritor TOP, ou então a modelo mais bem paga? Eles têm culpa por eu ser classe baixa? Se você estivesse no lugar de alguns desses que têm condições de uma boa vida, se precisasse de um atendimento de urgência no melhor hospital do país, com os melhores médicos, você abriria mão de tudo por causa das milhares de pessoas que não têm acesso a tudo isso?

O Brasil precisa sim de hospitais, de escolas, de políticos corretos, de gente educada... De gente que não queira levar vantagem na fila do banco ou na vaga para deficiente. De gente que não corrompe, que não rouba, que não joga a culpa de sua infelicidade nos ombros alheios, gente que não entope as bocas-de-lobo ou boeiros de lixo, de gente que não fica esperando a ajuda do governo para ir em busca de seu sustento, gente que não frauda documento, gente que não respeita, gente que não desafia as leis se achando a própria lei, gente que não paga propina, gente que não recebe propina, não precisa de gente sem escrúpulos, de gente que não cuida do que é seu só porque lhe foi dado e sabe que vai ganhar de novo, porque os outros têm obrigação de lhe dar coisas para sobreviver, não precisa de gente que só reclama, reclama, reclama, gente que não mata sem motivo nenhum... Gente...

Quando foi decidido que a Copa seria no Brasil muitos gostaram e outros não. Normal num país que se diz democrático. Já sabíamos que haveria roubo e já sabíamos que tudo seria encoberto. Ou não sabíamos? E resolveu sabermos disso? Ainda não.

O exagero do momento é toda essa hipocrisia em criticar, criticar, criticar e se achar o dono da razão. Será que todos que têm o hábito de xingar e difamar em rede social, se tivesse a oportunidade de estar cara a cara com milhares de ouvintes falaria o que escreveu? Rede social tem esse lado obscuro, gente representada por uma foto, que fala o que quiser e salve-se quem puder. É bom ter opinião formada, é bom poder falar sem ser interrompido, é bom criticar quando não gostamos de algo. Mas tudo tem limite. E respeito é bom, apesar de estar em desuso.

Que Neymar se recupere, que o Brasil vença na terça feira e no domingo, que todos os brasileiros sejam felizes com essa vitória e comemorem muito.

Eu acredito que o golpe foi proposital. Não teve nada de acidente. Foi injusto! Neymar estava sendo perseguido desde o primeiro jogo. Craque é assim mesmo, assusta. E espero que o colombiano seja punido severamente e que o Brasil ganhe forças para jogar melhor do que nunca e vencer a Copa.

Que Deus conforte as vítimas do mau uso do dinheiro em construções duvidosas e em assistência médica precária, que as famílias sejam acarinhadas pela solidariedade dos demais familiares e amigos.

O povo brasileiro é solidário, ajuda muito quando precisam, torce pelo sucesso do outro principalmente quando o outro não teve tantos recursos assim, sofre com as tragédias que acontecem, chora com mortes, se solidariza com a dor alheia, se comove, luta junto, faz campanha, arrecada... Ajuda. Sempre foi assim e sempre será. E isso nem sempre é mostrado. Solidários do Brasil inteiro estão ajudando todos os dias, mas isso não é mostrado porque não dá ibope. Graças a Deus existem mais pessoas do bem do que do mal, mas os maus sempre são notícias. Os bons vivem no anonimato.

Somos diferentes um do outro no Universo. Não podemos viver a vida do outro, não podemos sofrer e nem nos alegrar no lugar do outro. Temos a Copa e estamos vibrando com uma possível vitória do Brasil. E ficamos tristes com tantas tragédias diárias que acontecem... Nem uma nem outra nos faz menor ou maior. Nem uma nem outra nos faz culpados ou inconsequentes. Ou vitoriosos... Apenas estamos vivendo nosso mundo e assistindo os outros a viverem a vida deles. Simples.

Um dia um menino nasceu, família humilde, porém não desistiram. O menino tinha um sonho e muito talento. E foi em busca do seu sonho para realizá-lo. Realizou, com esforço e ajuda da família. Enriqueceu e a família deixou de ser pobre, porém continuou a ser humilde. Durante esse sonho uma fatalidade o afastou. Estava fora. Sonho adiado por quatro anos. Esse menino é Neymar. E se fosse seu filho?

Quem gosta de Copa, assiste a Copa, quem não gosta, faça o que tiver vontade. Simples.

E quem é cidadão que não se esqueça do que aconteceu antes da Copa. Infelizmente temos o voto, que é duvidoso com a urna eleitoral, mas é a que temos no momento. Vamos ter esperanças, vamos fazer por onde, vamos ser honestos e votar na certeza de que nosso voto vai fazer diferença sim. Vamos, Brasil!





4 comentários:

  1. Muito mais confortável ficar parado movendo os dedos no teclado para reclamar, destruir a paz das pessoas do que se mexer realmente e ir para o mundo real em busca de se melhorar.
    Um texto excelente. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é... Um drama e tanto.
      Quantos João e Marias pobres, estão passando dificuldades por conta de uma lesão muito mais grave e às vezes sem cura. E mal conseguem atendimento médico?? E o sonho de simplesmente viver uma vida normal que muitos cadeirantes no Brasil não têm.
      Já reparou que a maioria das pessoas que ficam em redes sociais apoiando esse adolescente que chuta um couro com ar. São adolescentes?
      Creio que não são à maioria...
      O país ainda têm um futuro. Está saindo da classe média baixa de professores que se matam de trabalhar para serem criticados quando fazem reinvidicação de seus direitos!!
      Enfim. É apenas a massa jovem empurrada e apoiada pela mídia.
      Acho que n é tão preocupante quanto parece.
      Bjs muita paz!!

      Excluir
    2. Oi, Marcos Henrique... bem-vindo!
      O Brasil está se tornando um país das injustiças, e vai continuar sendo se não mudarmos nossas atitudes. O voto é o que podemos fazer por hora. Vamos ver como será em outubro.
      Beijos, paz, sempre!

      Excluir
  2. Olá, querida Clara
    Vc tem o dom de 'desentalar' temas com sabedoria...
    Vamos seguindo que tem gente atrás da copa...
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!