quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A Praça


Esses dias tenho ficado sentada no banco da praça, observando tudo. Quer dizer, fico sentada e não consigo ser indiferente às coisas que acontecem a minha volta. Poderia ler um livro, mas não conseguiria me concentrar com tanto movimento me chamando a atenção.

Na praça central de minha cidade, que por sinal é linda, tem uma concha acústica que vez ou outra a Banda Marcial dá um espetáculo, aos domingos. Domingo é dia de dar voltas na praça, andar de trenzinho, ir à missa, comer churros e comprar aquelas bolonas gigantes. Tem também as bexigas voadoras que as crianças sempre deixam escapar só para ver a altura que ela alcança. Depois choram,  lamentando ter perdido a magia de segurar algo que voa lá em cima....

Praça central de Franca/SP-Blog Simples e Clara
Praça de Franca e a concha acústica ao fundo.

Bem, voltando à praça, nessa concha acústica, todos os dias no mesmo horário, uma senhora canta para quem quiser ouvir, várias músicas. Não dá para decifrar qual música, mas acho que é sertaneja, caipira, das antigas. E ela fica num entusiasmo, canta, levantando as mãos, fazendo firulas com a voz, com seu microfone que dá eco até o bairro mais distante do centro da cidade. Nunca vi ninguém reclamar dela. Canta feliz e não ganha aplausos. Apenas os pombinhos lhe proporcionam uma revoada, cada vez que ela solta um grave mais alto, ou um agudo que dá microfonia, acho que de propósito, só para ser olhada e, quem sabe, admirada... Ou aplaudida...

Hoje ela estava com um violão, mas mal dava para ouvir a melodia dedilhada. Apenas sua voz, ora em falsete, ora num grave como se estivesse dando bronca em alguém. Mas feliz. Como sempre, feliz!

Um picolezeiro, aproveitando a sombra das árvores, se sentou num dos bancos, do lado do que eu estava, e começou a filosofar: "É, ela é que é feliz... Canta, não liga pra ninguém, não dá bola se não a escutam... Apenas canta e é feliz. Enquanto muita gente amarga fica sofrendo com besteiras, ficam doentes por coisa à toa, a senhora espanta os males e canta... Queria ter a coragem dela e subir lá e cantar também...". Eu apenas acenei com a cabeça e continuei a observar a movimentação.

Depois o picolezeiro se foi e eu também me fui, cuidar da vida.

Como é interessante o ser humano, cada um cada um, cada um uma coragem, cada um nos enxergando de um jeito, cada um cumprindo suas obrigações da melhor forma possível. Enquanto isso, a senhora da concha acústica dá seu show, para quem quiser ouvir.... E aplaudir.


7 comentários:

  1. Sabe Clara, adoro fazer isso também. Observar as pessoas em lugares públicos. Olho e fico a pensar como será a vida dela, o que faz, com quem vive. É interessante pois cada ser é um universo a parte nesse mundão de Deus e todos, sem exceção, são ricos. E a felicidade também é algo muito particular. Cada um, cada um como você mesma disse. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Interessante pensar nos abismos que cada um traz dentro de si, não é mesmo, Clara? Eu sou super tímida e jamais iria para uma concha acústica cantar, nem se fosse convidada... rs
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Com certeza essa senhora tira um prazer enorme desses momentos de palco! Partilho o seu passatempo (observar) sobretudo quando estou no estrangeiro. As pessoas são fascinantes.
    Minha querida, o pacote ainda não chegou? Estou a começar a ficar preocupada com o serviço dos correios. Espere que chegue antes do Natal... e, por falar nele, que seja muito feliz, junto da filhota.
    beijinho e boas festas
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  4. Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
    As palavras podem ser as mesmas, mas os sentimentos e a sinceridade são sempre renovados e crescentes.
    Beijo, e até 2014
    Ângela

    ResponderExcluir
  5. Quero desejar pra você e para sua família um excelente Natal e que 2014 possa ser um ano cheio de conquistas e vitórias.
    Lembrando sempre que você não está só, Deus está com você.

    Boas festas!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Clara.
    que o seu Natal seja de muitas alegrias e que Ano Novo seja repleto de saúde e prosperidade, junto com familiares e amigos!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá Clara.
    que o seu Natal seja de muitas alegrias e que o Ano Novo seja repleto de saúde e prosperidade, junto com familiares e amigos!

    Abraços.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!