segunda-feira, 3 de junho de 2013

Cabeça Gorda


    
      Segunda semana de dieta, Lívia estava subindo pelas paredes por sentir falta das guloseimas que lhe alegravam o paladar todos os dias. Mas resolveu pegar firme e tomou a decisão de emagrecer e abrir mão das delícias e pecados da gula.

      Essa seria um dia decisivo pois seria o dia de enfrentar a balança e ver os resultados. Ficou surpresa e super feliz quando eliminou três números do total de seu peso. Começou a gargalhar e a agradecer a Deus pela ajuda e a agradecer a nutricionista pelo apoio e paciência. Ganhou abraços, carinhos, apoios e se foi, toda faceira, enfrentar a segunda semana.

      Ao caminhar de volta para casa, sentiu-se bem mais leve e ainda estampava no rosto um sorriso besta e teimoso que insistia em permanecer carimbado. Afinal hoje era dia de comemorar a vitória. Lívia sabia que não havia ganho a guerra ainda, mas estava feliz demais para ficar pensando no final da guerra.

      Passou em frente a padaria que costumava frequentar e nem olhou para dentro. Passou reta, prendendo a respiração para não sentir o perfume daqueles pecados que tanto lhe alegraram por tanto tempo. Mas a dureza não demorou mais que alguns segundos. A funcionária e amiga de Lívia, Rosângela, foi até a porta e chamou-a. Lívia parou, respirou fundo e voltou o rosto para dizer um oi. Rosângela, não satisfeita, gritou-a de novo e foi até ela, puxando-a pelo braço e perguntando porque havia sumido da padaria. Lívia, com preguiça de contar toda a história, disse apenas que estava sem tempo para ir todos os dias na padaria. Rosângela, insatisfeita, continuou puxando-a pelo braço, arrastando-a até dentro da padaria. Ela não resistiu e entrou.

      Lívia, ao sentir aquele aroma e ter aquela visão dos deuses gorduchos fabricantes de guloseimas, respirou fundo e soltou um "ai, meu Deus", lamentando estar ali naquele momento. Sabia que não resistiria e cairia em tentação. E foi o que aconteceu. Ficou conversando com a amiga e de olho em tudo a sua volta. Se lembrou da semana sofrida e dos três quilos eliminados. "Ah, mas hoje eu posso comemorar, só um pedacinho e pronto! Nem vai fazer diferença." E pediu um sonho, quentinho, fresquinho, com recheio de doce de leite, polvilhado com açucar de confeiteiro. Uma tentação. Fechou os olhos e deu a primeira mordida. Hmmmmm.... Só isso que sabia pensar naquele instante. Nem prestava mais atenção na conversa animada de Rosângela. A cada dentada, uma satisfação, uma comemoração e nenhum arrependimento. Depois compensaria na semana o que havia comido naquele dia.

     Terminado o sonho, escolheu uma barra de doce de leite, daqueles que dissolvem na boca, que derretem sem precisar mastigar. Comeria quando tivesse vontade. Não resistiu e também escolheu uma barra de chocolate, desses comuns, com poucas calorias. Lívia sabia que chocolate não tinha poucas calorias, mas com o pensamento positivo não engordaria por conta de um simples chocolatinho.

      Ainda faltavam algumas quadras até chegar em casa, então também comprou um refrigerante diet para tirar o gosto doce da boca. Foi embora toda feliz bebendo aquele inocente refrigerante.

      Chegando em casa, guardou os doces bem escondidos para que não tivesse mais a tentação. Preparou uma sopa de legumes e essa foi sua última refeição do dia. Hora de dormir, Lívia deitada rolando de um lado para o outro e o sono não vinha. Sua mente estava naquele armário, naqueles doces que havia escondido.

      "Ah, mas o que é que tem de mais eu comer esses doces?" - pensava. Se levantou e pegou os doces. Cheirou, encostou-os nos lábios e deu uma mordidinha em cada um. "Hmmmmm.... como é pode uma pedacinho tão insignificante fazer um estrago na gente?" - não pensou duas vezes e comeu todos.

      No outro dia acordou alegre, satisfeita e com o mesmo corpo. Pronto, já sabia que aquelas gulodices não engordavam. Ficou aliviada e continuou seu dia de dieta.

      A partir desse dia, Lívia comia uma barra de doces todos os dias, porque se aqueles todos não a fizeram engordar, então se comesse só um por dia, não engordaria também.

      Passou uma semana maravilhosa, bem diferente da primeira em que não colocara um grão de açucar no organismo.

      Chegou o dia de pesar. Lívia chegou toda perfumada, linda, radiante e com uma roupa bem leve para dar a impressão de ter eliminado mais peso. Subiu na balança e... "Engordou, dona Lívia. Cinco quilos a mais" - disse a nutricionista, dando bronca na coitada. "Mas como engordei, se fiz tudo direitinho e até passei fome?" - respondeu indignada para a nutricionista.

      Depois de todos se pesarem, Aline, a nutricionista, pediu para que Lívia permanecesse para que conversassem. Descobriu as tramas para enganar o estômago que Lívia fazia, pegou suas mãos e mais uma vez lhe explicou que não era proibido comer, mas que essas coisas são muito calóricas e por isso são limitadas para quem precisa eliminar gordura do corpo. Pegou uma tabela de calorias e mostrou à Lívia que prestava atenção em tudo. Também encaminhou-a a um psicólogo para que tirasse de sua mente a cabeça gorda que ela carregava consigo.

      Mais uma vez Lívia começaria tudo do zero, agora com a missão de eliminar cinco quilos em uma semana e não três como era da primeira vez em que começara.

      São as armadilhas do dia a dia, coisas pequenas mas que fazem um estrago enorme no resultado final.


     

13 comentários:

  1. Rsss.Pobre Livia!! Lindo texto! beijos,ótima semana,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tadinha dela, Chica! rsrsrs

      Beijos, ótima semana, linda!

      Excluir
  2. Ai meu Deus como isso é comum e como é dificil se livrar dessas pequenas armilhas de grandes estragos, as vezes uma mordinha estrag nosso trabalho do dia inteiro, aff
    Tenha um ótimo dia. Um abraço

    Patrícia Alves
    Blog Agape
    Patyiva
    Vou Conseguir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, um simples pedaço de chocolate acaba com o trabalho de um dia inteiro. E isso eu sofro, por não suportar ficar sem açucar no organismo.

      Um lindo dia pra vc, beijos!

      Excluir
  3. O duro que isso é vdd, qtas vezes comecei regime e no meio da semana estragava tudo afff...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já comecei inúmeros, Patrícia. Agora estou com acompanhamento nutricional com uma profissional. Aí como tem gente vigiando, faço direitinho. Não me engano, como Lívia.

      Beijos

      Excluir
  4. Eu sei o que é esse sofrimento. Quando ando um pouco stressada é rezar que não haja guloseimas em casa, senão...
    E vc acertou na mouche, Clara, a cabeça é a culpada de tudo! Cabeça gorda, cabeça gorda.
    Beijinho, doce (mas light)
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não costumo ter nada de engordativo em casa, Ruthia. Sou uma formiga assumida!
      Passo o dia só com doces, se deixar. Isso faz mal à saúde...
      Por isso é bom nem ter mesmo, nada de engordativo em casa.

      Beijos, linda!

      Excluir
  5. O.d.e.i.o dietas, regimes, etc. Tudo engorda, se comemos em quantidade exagerada. Sou a favor de se comer de tudo, com moderação, e praticar atividade física. Única coisa que dá certo na vida! ninguém gosta de se privar do que é bom, gostoso, ao seu paladar. Então, o jeito é vigiar mesmo, diariamente, o que comemos, para não engordar.
    Não sou doceira, não entendo essa necessidade de quase todo mundo não passar sem doce, chocolate e afins! rs mesmo assim, sou acima do meu peso, há anos. Não porque como muito, mas pq, definitivamente, não gosto de fazer exercício físico.
    Adorei a história, Clara.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo doces, Lúcia!
      Fico maluca sem açucar no organismo. Mas agora tenho que me controlar, por causa da saúde. Quem vive de fazer dieta tem suas rasteiras tbm, como Lívia. Acha que um pedacinho não vai fazer nenhum efeito ruim. Mas, de pedacinho em pedacinho, tudo vai por água abaixo.

      beijos, querida!

      Excluir
  6. Fiquei triste pela Livia!...rss...doces são mesmo uma tentação e estragam qualquer dieta!Ótima história pra incentivar o regime!...rss...bjs,

    ResponderExcluir
  7. Clarinha, entendo plenamente.
    Passei pelo processo de dieta. Não existe sensação pior que desejar e controlar, mesmo tudo estando ao alcance das mãos!
    Sofrimento viu?! rsrsrs
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá, querida
    Preciso perder peso também... depois de 40 dias fora... rs...
    Tem um mimo pra vc... fique à vontade pra aceitar...

    http://espiritual-mimo.blogspot.com.br/2013/06/meme-sobre-o-blog.html

    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!