quarta-feira, 22 de maio de 2013

Liberdade

15ª Edição - Solte o Verbo - Tema: Liberdade

Participando do Projeto Bloínquês


Como muitos dizem por aí: liberdade é pensar o que quiser! Concordo, mas é um assunto tão amplo, tão complexo que acho que não conheço quem seja realmente livre.

De alguma forma estamos presos a alguma coisa, em algum momento, algum lugar, alguns objetos, não sei...

Não podemos fazer o que temos vontade porque o pensamento é livre, mas a vida tem suas restrições, seus bons modos e suas leis, então acabamos por só imaginar e sonhar. Às vezes os sonhos se realizam. Um pensamento livre e alcançamos o desejo, mas depois ficamos presos nesse sonho de alguma forma.

Quando eu era solteira tinha o sonho de sair de casa, morar sozinha, me virar, mas não tinha a liberdade de me sustentar, ou tinha e não queria... Bem, ainda estava presa ao conceito de que os filhos saem de casa só depois de se casarem.

Depois me casei e fiquei presa a uma união onde não podia nem sonhar em fazer o que tinha vontade. Entrou aí a responsabilidade de um lar, de cuidar de filhos, pagar contas etc.

Veio a separação e foi um alívio! Como é difícil estar junto de uma pessoa que não queremos, que não deu certo, que foi bom por um tempo mas acabou. É como uma gaiola com um pássaro dentro onde alguém abre a porta e o pássaro não sabe para onde voar. Foi assim que me senti quando me separei. Foi difícil, muito difícil e complicado, mas um alívio medonho. Não tinha mais aquela obrigação que tinha todos os dias com marido, cozinha, roupa lavada, passada, casa limpa. Eu podia fazer tudo na hora em que eu quisesse. Isso eu sonhava mas... Descobri que sou muito metódica. Continuei fazendo tudo como antes para minha surpresa. Só que sem marido por perto. Me senti livre, leve e solta. Só que continuei presa, de certa forma, à casa, aos filhos, à vida que levava. Tudo continuou como antes, com minhas limitações e obrigações.

Hoje acho que a liberdade é você se expressar como quer, defender um pensamento, uma opinião, uma certeza... Poder mudar de ideia se assim lhe convier, viver de acordo com seus princípios e suas escolhas sem se deixar influenciar por terceiros, afinal cada um sabe o melhor para si.

Então é isso.

7 comentários:

  1. Boa Tarde Clara

    Eu adoro a Liberdade, poder fazer as coisas que eu quero e do jeito que vier na minha cabeça, eu acho que o casamento é uma coisa boa, mas por outro lado tira um pouco sua liberdade e por isso mesmo não sou a favor de casamento sou a favor do Amor o máximo passar o fim de semana na casa do meu namorado e ele na minha, mas morar junto até hoje não vejo vantagens, pode até ser que tenha, mas eu não consigo enxergar elas.

    A Maioria das mulheres tem esse sonho do casamento perfeito e na minha opinião não existe casamento perfeito, todos casamentos tem seus momentos de crises de rotina e desilusões principalmente por parte das mulheres, principalmente aquelas que sonham com uma perfeição que não existe.

    Vixe escrevi muito hoje rsrs é que quando eu me empolgo vou longe.

    Beijos e uma ótima tarde para você.

    Janaina

    ResponderExcluir
  2. .



    Amar é bom. Chorar por amor faz bem,
    mas viver feliz ao lado de quem se ama,
    não tem preço...

    Leia hoje, no meu blog.

    Ah, estou te seguindo...

    silvioafonso






    .

    ResponderExcluir
  3. Oi Clarinha!Um excelente texto e vc sempre expõem com muita sensatez as suas opiniões.Tb acho que liberdade não existe. É uma conquista para poucos.bjs,

    ResponderExcluir
  4. Liberdade em sua totalidade (até rimou) eu não acredito que exista também. Vivemos em sociedade e, portanto, ela é limitada, termina onde começa a do nosso semelhante.
    Há situações que nós mesmos, nossas mentes, criam estas amarras, como bem explicou em seu texto. O fim do casamento não lhe livrou de tanta cobrança e, acabou percebendo que em verdade, era uma autocobrança. O que é normal. O tempo todo somos pressionados, cobrados, nos é exigida uma postura e nossos cérebros acabam processando que isso seja o correto. Nem sempre o é.
    E vejo que quanto maior a liberdade, maior também a nossa responsabilidade.
    Liberdade de pensar também termina onde começa a do outro. Até isso. rs.
    Abraço e boa noite Clara.

    ResponderExcluir
  5. Oi Clara, clareou!
    Endosso suas palavras, liberdade chega a ser meia utópica e complexa, pode ser temporária ou perene no imaginário...
    Texto excelente! Queria saber discorrer nesta fluidez sobre vários temas como vc (olha a inveja kkkk).

    Tenha um ótimo dia!

    Bjãooooo

    ResponderExcluir
  6. Liberdade com responsabilidade, é isso que sentimos, que vivemos. E ainda bem. Porque senão houvesse quaisquer limites, o que seria do mundo?
    Claro e lúcido, o seu texto.
    Beijos, mil
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  7. Claríssima,
    tudo que vc diz sobre a sua separação eu poderia assinar embaixo ;)

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!