quarta-feira, 29 de maio de 2013

Caminhando


Como você caminha? Digo caminhar e não ir para um determinado lugar. Caminhar por caminhar...

Muitas vezes caminhamos como se estivéssemos num deserto, sem olhar em nada e sem enxergar nada a nossa volta. Isso é bom, porque pensamos, solucionamos e até concluímos algum problema.

Eu tenho o hábito de caminhar rápido, quase uma maratona. Tenho pressa sempre. Desaprendi a passear, andar devagar, esperar os que estão à frente no seu ritmo. Sou afobada!

Mas estou aprendendo a ser mais calma, a ter mais paciência quando estou andando pelas ruas. Uma coisa que sempre fiz foi observar tudo. Então esse deserto da foto acima nunca fez parte de minha vida. Gosto de observar as pessoas, as casas... Cada detalhe que nem percebemos... Os pássaros que ficam no meio fio, nunca sozinhos e de vez em quando cantando. Um som que ninguém ouve. Há também os prédios,... Já ficaram olhando as últimas janelas dos prédios? Já viram alguém lá de cima olhando para baixo?

E os carros? Prestam atenção? Não se estão correndo ou devagar demais, mas a cor, a sujeira, a placa... Quando vejo uma placa de uma outra cidade, fico pensando o que teria trazido a pessoa para cá, para minha cidade.

Coisas simples, bobas, mas que existem, estão ao nosso alcance da visão e que não percebemos por pura e simplesmente acharmos que vivemos num deserto, sem nada por perto, sem ninguém nos enxergar e se preocupar. Um pontinho vivo numa imensidão do Universo.

É estar só estando acompanhada.

Do mesmo modo que observo as pessoas também sou observada por alguém. Alguém ou muitos sabem que existo, que estou aqui e sabem que estou viva. E imaginam a mesma coisa que eu imagino das pessoas.

É interessante ver por esse modo. Talvez a pessoa que está ao seu lado se sente num deserto, mesmo estando com você. Talvez ela tenha tanto a lhe falar, a contar, a compartilhar, mas tudo é tão apressado que não dá para "perder" tempo com futilidades. Não, não são futilidades, é vida. E como é bom compartilhar a vida! Seja com marido, mulher, filhos, amigos, pais, enfim, com as pessoas que vivem a nossa volta e nem percebemos.

Paciência para ouvir, só ouvir. Tolerância para entender que cada um é de um jeito, cada um encara um problema de uma forma, suporta uma dor de acordo com sua sensibilidade. Uns sofrem menos, outros riem mais, não importa. Cada vida é única e não se deve comparar vida com vida. Se algo lhe aflige, se algo lhe sufoca, é a sua vida e merece consideração. Sem falar em futilidades, mas não concordo muito com o termo de quem só sofre quando tem alguma doença grave, que devemos olhar o sofrimento dos outros antes de reclamar alguma dor. Cada um tem que passar por situações e é claro que lamentamos uma enfermidade ou uma perda, mas o sofrimento é individual e não se compara com nada, porque o ser humano é único. Se tem que chorar, chore, se tem que sorrir, sorria, mas cada um com sua dor, com sua alegria, sem comparar com a dor ou alegria de outra pessoa.

Por outro lado também sofremos e nos alegramos com a dor e a alegria do outro. Compartilhamos esse sentimento.
 
Ninguém e nenhum objeto, apesar de toda a tecnologia, consegue dimensionar um sentimento. Porque ele é único em cada pessoa. Só Deus nos entende...

Sei que muitos não vão concordar. Sim, cada um tem sua opinião também e os comentários são todos bem-vindos.

20 comentários:

  1. Caminhar é muito bom, eu e meu marido caminhamos sempre é um momento de conversar e refletir. Adorei as dicas, também ando depressa demais, mas fujo dos meus pensamentos.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Tão difícil isso... tá faltando essa união das pessoas, de compartilhar a vida em algum momento. Que Deus abençoe vocês.

      Beijos, ótimo fim de semana!

      Excluir
  2. Olá Clara,
    Eu costumo caminhar observando as pessoas mas as vezes me perco nos meus pensamentos e viajo.
    Escuto muito o meu filho que é adolescente e ele tem tanto pra falar,desabafar.É interessante refletir sobre como estamos vivendo,como estamos ouvindo as pessoas a nossa volta.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm divago demais... parece que meu raciocínio é bem mais rápido que minhas palavras ou meus gestos. Qdo vejo já estou num lugar onde nem existe, só imaginando.
      isso é bom, não é?

      Escutar os filhos é uma porta de entrada pra entendê-los e guiá-los pelo bom caminho. Parabéns, isso tbm é muito difícil de acontecer.

      Beijos

      Excluir
  3. Caminhar sem deixar as migalhas de pão pelo caminho, somente para testar se se eu encontrar o caminho de volta.... eu sempre me perco...temos que estar com calçados preparados para partilhar os mesmos caminhos de nossas sombras... nhá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diva, de vez em quando eu me perco por aqui... literalmente. Preciso comprar um GPS pra mim ou tatuar meu telefone no braço pra caso alguém me ache, me devolva. rsrsrs
      Besos, linda!

      Excluir
  4. Caminhar observando é sempre interessante,,, Pessoas, paisagens, tudo faz parte de nossa vida.
    Cada pessoa com a sua própria sensibilidade, nos convidando a entendê-la.
    Belo post!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um com sua história, Élys... e todas interessantes. Todo mundo tem algo a contar e falta gente pra ouvir.

      Ótimo fim de semana.
      Beijos

      Excluir
  5. Fui junto contigo nesta caminhada e aproveitei todos os meus olhares acima e abaixo da linha de meu horizonte; hoje já me dou este gosto: o caminhar prazeirosamente, observando, imaginando, detalhando, degustando o que me circunda, o que me extrapola e, se vou com companhia,exercito o dom da escutatória( Rubem Alves), tão pouco praticado, mas tão procurado, né?
    Bons passos te guiem, Clara.
    Bjos e bom feriado,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bons passos nos guiem, Calu, e Rubem Alves está certo. Escutar, escutar tudo, mesmo a conversa das pessoas... cada um com sua historia que se torna interessante, porque cada um é único.

      Beijos, ótimo fim de semana!

      Excluir
  6. Depois eu volto para comentar, minha flor!
    Só vim correndo para dizer: TE AMO!!!!!!
    Beijooooooos

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito. Continue, sempre caminhando.

    Estamos juntos, mesmo que distante!

    Beijuxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx...

    KK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a distância é só um detalhe...

      Beijosssssssssssssssssssss

      Excluir
  8. Eu adoro caminhar Clarinha, e ando, exatamente assim, olhando tudo e imaginando cada mundo, cada pensamento, cada alegria ou dor das pessoas, dos lugares. É como se fosse um universo de estrelas diferentes.
    bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Márcia, geralmente quem escreve é assim mesmo. Vemos coisas que as pessoas não veem, sentimos o que o outros não sentem, e escrevemos um mundo imaginário carregado de detalhes.

      Beijos

      Excluir
  9. Oi Clarinha, voltando...
    e caminhando aqui com você.
    Seu texto está maravilhoso, como sempre, e vc sabe o quanto gosto de suas crônicas.
    Bem, eu não caminho, chamo de 'passeio'. Não olho muito para as pessoas, meu marido diz que é um defeito. Pudera, eleé Geminiano de ascendente, vê todas as faces da terra. Eu sempre lhe respondo, que cada um é o que é! rs Mas sei cada flor, cada cor nova, cada árvore , sei a raça e conheço todos os cães do caminho.
    fazer o quê? Sou pisciana. Vou escolhendo por onde andar.
    E tem aquela coisa da mdiunidade, ai Jesus! Uma vez, melhor, várias vezes já empaquei que nem mula pois senti uma vibração tão negativa que não fui por ali.
    Em Ouro Preto foi uma comédia. Saimos para caminhar à noite. E PÁ! Ao dobrar uma esquina, para subir morro acima, eu lhe disse: Não, aqui tem coisa!!! rsrsrs E ele , voltou comigo na mesma hora.
    E o mais interessante é que outra amiga mineira num papo me contou que fez um escândalo, não deixou o marido e o grupo que estava com ela descer de carro por esta rua .... com os mesmos argumentos.
    Atualmente aqui no Rio temos que andar(e essa a preocupação de marido meu) olhando para as pessoas por causa de assaltantes. Mas, nestes, eu presto atenção.
    Esta semana fui ao médico e vim caminhando e resolvi fazer o que ele me aconselhou. Afffe, todo mundo emburrado, uma gente estranha.
    mas tem dias que gosto muito de observar as pessoas, um exercício...
    Ah, e gosto de sorrir para quem me olha. É surpreendente como elas ficam felizes e retribuem, parecendo estar a esperar um ato de gentileza. Isso faz bem à alma.
    Ai, Clarinha, acho que eu não sou deste planeta.
    Vim no pacote errado!
    Fora os causos( tenho vários) , caminhar serenamente, respeitar os passos dos outros é uma aprendizagem que vai conosco até o último dia de nossas vidas.
    E que fiquemos felizes pois temos força e pernas para caminhar.
    Um beijo bem gostoso no teu coração, minha querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mainha, eu tbm tenho essas "intuições". Dependendo do lugar que entro, não consigo ficar dentro, ou então começo a bocejar e a lacrimejar. E me dá uma sonolência que tenho que sair do lugar.
      Imagino os caminhos lindos por onde anda. Pelas fotos das paisagens que vc posta, dá ver que é um lugar belíssimo e abençoado.
      Eu estou aprendendo a ter paciência com a velocidade do andar das pessoas. Sou muito afobada e sei que é um erro. Tenho que ter paciência com tudo. É um aprendizado diário que tenho que aprender.
      Que caminhemos sempre por lugares que possamos escolher, com bons fluídos, pessoas do bem, natureza exuberante e animais, muitos animais por todos os lados.

      Beijos, querida, ótimo fim de semana pra vc!

      Excluir
  10. No essencial, concordo contigo.
    Porque caminhar sem absorver o que existe à nossa volta é uma espécie de transporte de um lado para o outro...
    Mesmo de avião, é interessante ver as nuvens e a paisagem...
    Um beijo, minha querida amiga Clara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, caminhar observando tudo e todos... isso faz toda a diferença.

      Um beijo, amigo Nilson.
      Ótimo fim de semana

      Excluir
  11. Eu não caminho...sou uma preguiçosa!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!