segunda-feira, 13 de maio de 2013

A Paz

Paz - Estado de calma ou tranquilidade. Ausência de perturbações e agitações.


Um momento que me dá profunda paz é quando vejo meus filhos dormirem. Não porque estão perto de mim, mas a tranquilidade do sono, a boquinha (já estão grandinhos) entreaberta, os olhos fechados mas mexendo a pupila para lá e para cá, é a paz que sinto através dos meus filhos.

Por que queremos tanto a paz? O que é a paz?

É fato que a paz está dentro de nós, mas o modo de vida que nos cerca, nem tudo escolhemos e certas coisas nos tiram a paz. Mesmo que não digerimos, não escutamos, deixamos para lá, é impossível ter uma paz absoluta.

Já imaginaram ter uma vida completa de paz, sem nada que atrapalhe ou perturbe? Seria bom? Acho que não. Os conflitos e os desafios nos fazem crescer, amadurecer e mudar o caminho. A paz também nos dá uma certa comodidade e isso não é bom. Se está tudo bem, por que mudar? E por que não mudar para ver se um outro caminho também nos proporcione paz, ou então um contentamento ou uma emoção?

Aquela velha frase "Em time que está ganhando, não se muda nada", não é tão confiável assim. Ninguém ganha o tempo todo e talvez por comodidade, o time espera morrer para depois pensar em mudança.

Eu digo que aqui na Terra não é lugar para se ter paz constante. Ninguém tem. Aqui é terra de conflitos, de aprendizagem, de lutas, de perdas e ganhos. E talvez na outra vida, para quem acredita nela depois da morte, também não acredito em paz. Sempre achei estranho a maioria dizer que quem morreu ganhou a paz. Como assim se ninguém sabe como é do lado de lá? Sim, é para confortar quem ficou e está sofrendo...

Acho que tudo o que acontece tem um propósito, querendo ou não e nem sempre escolhemos. As coisas acontecem como têm que acontecer, na hora determinada, no momento exato e geralmente quando menos esperamos. Para nos pegar de surpresa mesmo, para nos passar uma rasteira e rir da nossa cara e perguntar: "E aí, vai se virar como?" E acabamos nos virando de um jeito ou de outro.

Quando disse na primeira frase que sinto paz quando vejo meus filhos dormirem, é porque para quem é pai/mãe, é difícil sentir paz quando eles estão nesse mundo nem sempre justo e calmo..

Para quê queremos paz constante se é tão bom lutar e realizar algo que tanto sonhamos e queremos?

Esses dias eu repeti muito isso. Paz! Preciso de paz! Mas acho que não suportaria ficar em estado de paz por muito tempo. Sou muito agitada mentalmente. Minha mente trabalha ligada no 220 e paz é o que eu menos teria paciência. Eu mudaria essa frase para "preciso de paciência, muita paciência". Aí sim, seria mais meu jeito.

Ainda pensando, acho mais provável levarmos uma vida serena do que ter paz. A serenidade nos faz pensar e tomar a decisão mais sensata enquanto a paz nos faz ficar tranquilos demais para pensar.

Então, uma ótima semana para todos, com serenidade e muita paciência.




11 comentários:

  1. Lindo! E como precisamos PAZ! Somos testados sempre!beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ter uma paz não tem preço, mas podemos ter serenidade sempre.

      Linda semana, Chica!

      Excluir
  2. Em verdade, eu realmente busco pela paz, embora em grande partes das vezes, ela não seja possível. rs.
    Como disse, por mais que tentemos, a paz nunca é absoluta, até pelo fator de vivermos em sociedade e uma sociedade bem doente, bem carente de paz...
    Não vejo tanta diferença entre paz e serenidade, sei que preciso de uma delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que serenidade é um modo de ser. Ser sereno com todas as situações, mesmo nas perturbações. E paz é aquela tranquilidade da alma....

      Christian, vou perguntar lá no seu blog... que dia que tem a BC dos 140 caracteres? Toda segunda? Qdo vejo, já passou.

      Beijos

      Excluir
  3. Oi amada!

    Saber que aqueles que amamos de verdade estão bem causa esse sentimento de paz, realmente. Ver os filhos protegidos no quentinho de suas camas e com saúde deve ser uma sensação de paz plena indescritível.

    Eu queria sempre essa sensação. Queria eu ter a paz de coração tranquilo todos os dias.

    Beijos

    Selma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qdo eles eram pequenos, eu ficava horas olhando eles dormirem.... dá muita paz mesmo. Agora que estão grandes, já me dá paz qdo eles estão em casa... aí fico tranquila.

      Beijos, querida!

      Excluir
  4. Clara, querida, nem sempre paz, nem sempre desafios e obstáculos. Um pouco de tudo para apreciarmos os momentos de calma, quando eles acontecem...
    Linda a sua reflexão.
    Beijinho e uma doce semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, que bom que nada é duradouro demais... eu gosto desse temperinho da vida.

      Beijos, querida, linda semana pra vc!

      Excluir
  5. E que haja paciencia mesmo Clara.
    Esta é um exercicio continuo e quem sabe se chega nesta paz de criança dormindo.
    Otima reflexão.
    Linda semana a voce.
    Meu abraço de paz e luz.
    Bjo na alma.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, querida! Quando vejo Kadu dormindo também tenho uma sensação muito boa, de paz e tranquilidade. Eu acho que é possível ter paz em meio a tribulações, significa que interiormente estamos confiantes e certos de que, como vc disse, tudo isso faz parte da vida. Lindo texto, Clara. Deus abençoe.

    Bjinhus da Val.

    ResponderExcluir
  7. Um texto magnífico!! Paz é tudo o que eu preciso para me sentir feliz...
    Beijos
    Lita

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!