sexta-feira, 19 de abril de 2013

Você é Linda?


Já viram este vídeo? É um dos mais interessantes que já vi e me fez pensar muito.

Como a gente se vê? Por que, muitas de nós mulheres, nunca estamos felizes com o que vemos no espelho? Como os outros nos veem?

Não gosto muito de espelhos e não gosto de jeito nenhum de fotos e nem vídeos. Para escolher uma foto tenho que tirar várias e ir deletando para assim ficar com a menos pior. Não consigo me ver como realmente sou, numa foto. Isso é assim mesmo? Alguém sabe me explicar?

Não que eu queira ser bonita como outra pessoa, mas enxergo os defeitos muito mais do que enxergo o conjunto todo, uma harmonia de formas.

Mas se for pensar, não são defeitos. Cada um é de um jeito, com formas e harmonias diferentes. Não dá para ficar se comparando com capas de revistas ou cabides ambulantes que desfilam moda. Cada um tem sua beleza. Agora, como enfiar isso na cabeça de cada uma?

Eternas insatisfeitas!

Dizem que não existe mulher feia, existe mulher pobre. Pode ser que sim. Porque até para se cuidar como tem que ser, tem um gasto financeiro. E quem vive para sustentar uma casa, filhos, não vai desviar o pouco que tem para comprar algo para melhorar sua aparência. E tem tantas outras coisas para se pensar que acabamos por nos deixar em um plano lá no fim da lista, ou nos esquecendo mesmo. E quando se vê o tempo já passou e não dá para consertar o que está enraizado.

E também não dá para sair por aí perguntando como as pessoas nos veem. Os amigos vão nos elogiar, os conhecidos vão nos super elogiar e pela educação que a maioria tem, não vão nos apontar os defeitos. Ou vão, mas vão ressaltar outras coisas que não seja o que realmente nos incomoda.

Então.... E então? Como ficamos? É um caso para se pensar e ficar deprimida... Ou não!

Uma dessas mulheres do vídeo disse que a forma como as pessoas nos veem, principalmente as bem próximas, desde nossa infância, é que vai nos desenhar para toda a vida. É muito importante o elogio, o carinho, o afeto e a atenção que os pais dão aos filhos, desde sempre. Isso influencia muito por toda a vida da pessoa. Parece que não, parece besteira, mas não é. Isso nada mais é do que a autoestima. Cuidar da cabecinha dos nossos pequenos, com elogios, faz parte do pacote da criação.

Um ótimo fim de semana para todos!!!


10 comentários:

  1. Lindo e cheio de verdade. Fazer com que as nossas crianças, saibam gostar de como são desde pequenas, não se deixando contaminar por olhares de outros...beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. É a mais pura verdade, Clara, eu sempre sofri muito com traumas de infância ligados à aparência, principalmente por apelidos dos colegas. Nós sabemos que, neste ponto, as crianças são cruéis... não perdoam, rsrsrs

    Hoje em dia eu procuro exaltar as qualidades do filhote porque, Deus me livre ver ele crescer se achando menos do que é.

    Lindo post, amiga. Bjusss

    http://palavrasdevalquiria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Outro dia mesmo,conversando com minha irmã que teve anorexia na adolescência, ela me falou de sua dificuldade em formar sua imagem. Mesmo se olhando no espelho. Infelizmente nossos pais não tinham essa preocupação na criação dos filhos. Para eles, o importante era botar um prato de comida suficiente para cada filho. Não se preocupavam com a formação psicológica de cada um. Todos nós tivemos a mesma criação e passamos por praticamente as mesmas experiências. No entanto,cada um assimilou de forma diferente e criou feridas variadas em sua persona. Hoje, fazendo terapia, consigo enxergar muitas coisas que arranharam minha imagem comigo mesma. E tento na medida do possível consertar ou, simplesmente aceitar o que não tem mais jeito. Amei essa sua postagem Clara! E o vídeo também!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Clara! Que matéria interessante e cheias de verdades. Duras e cruéis, mas verdades.
    As mulheres sofrem com a ditadura da beleza, porque a mídia se utiliza de pessoas 'ditas bonitas' para propagandear os produtos 'ditos de beleza'. Então, as mulheres percebem que são diferentes e se acham feias porque não se enquadram naqueles padrões impostos. E sofrem uma vida toda tentando encontrar produtos milagrosos que as transformem naquilo que elas são levadas a acreditar ser mesmo a beleza. Enganam-se e se alienam, gastam fortunas e se travestem de uma imagem que não lhe cabe. Por fim, esquecem-se de valorizar sua própria imagem e o que têm de mais bonito, escodem pormenores que as fariam atraentes e desejadas e negam sua própria personalidade em função de parecer estar na moda. O pior, umas estragam as outras e se escravizam voluntariamente àquela ditadura.
    A Beleza está na diferença e não na padronização. Se assim fosse, faríamos parte de uma manada e não de uma sociedade.
    E, por último, cada mulher deveria perguntar ao seu homem se a acha bonita e ACREDITAR NELE E NUNCA NAS COLEGAS!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. .


    Eu já tinha ouvido falar
    no clip, mas vê-lo é outra
    coisa. Por que não olhar
    para a gente como os outros
    nos veem?
    Por que tanta dureza com a
    gente se a vida já nos bate
    com tanta força?
    Havemos de pensar no assunto...

    silvioafonso






    .

    ResponderExcluir
  6. Clara,
    você sabe o tanto que você me fez chorar?
    rs...........
    Estou trabalhando isso em terapia há muito tempo, mas esse vídeo foi de grande ajuda.................
    Perceber que esta dor da feiura não é só minha me deu condições para gostar mais de quem eu sou, sem medo.
    Te quero muito bem, viu.
    Amigo é isso, quem aparece de repente e muda a vida da gente pra melhor.
    beijinho procê.
    boa semana.

    ResponderExcluir
  7. É um vídeo muito lindo, intenso e que nos choca, de tão verdadeiro. Que mistério tem no nosso espelho que não conseguimos nos enxergar como somos? Que mistério temos dentro de nós que não conseguimos extravasar?
    Deus nos deu o cérebro... e esqueceu de mandar o manual junto.

    Ótima semana pra nós!
    Beijos em todos e obrigada pelos comentários!

    ResponderExcluir
  8. Achei lindo o filme.
    Clara, me vejo exatamente como você descreveu, quando a não gostar de me ver em fotos, de só enxergar meus defeitos. Mesmo que às vezes me elogiem, fico achando que não mereço, é uma coisa bem estranha e acho que agora não mudo mais, são anos e anos de baixa estima! rs
    Já tive inúmeros complexos, livrei-me de alguns mas outros seguem comigo.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que é normal isso, Lúcia? Talvez sim, porque ninguém sai perguntando essas coisas, de como nos sentimos com um elogio ou seja lá o que for. Entrar na nossa alma, no nosso íntimo, ninguém tem a sensibiliade de fazer.
      Eu sou um poço de todas essas coisas e não é bom... a gente acaba perdendo oportunidades, ou mesmo alegrias..
      Coisas da vida, Lúcia...

      Beijos

      Excluir
  9. Não conhecia o video. Bem interessante na reflexão. O amar-se como é, faz o ponta pé da longa jornada travessia e tudo que vier agregar será bem vindo na preparação e superação.
    Bela partilha Clara.
    Abraços.
    Bjo.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!