segunda-feira, 25 de março de 2013

Semana Santa


Tempo de recolhimento, de jejum, abstinência, respeito, meditação...

Tempo de relembrar as dores de Jesus, mas sem nunca saber sua intensidade...

Cada um a seu modo, com sua fé, mas de todo o coração. Não adianta nada fazer penitências na semana santa e durante o resto do ano viver sem a aceitação e o respeito ao próximo.

Me lembro quando era criança e não podia fazer praticamente nada. Principalmente na sexta-feira que não podia nem sorrir. É claro que eu não entendia nada e nunca ninguém me explicou o porq. Eu pensava: "se não pode fazer nada, então não pode nem comer e nem beber nada". E questionava isso mas ninguém me explicava. Meus pais, mesmo sendo católicos, não nos iniciou e nem nos incentivou a seguir a Bíblia e a igreja. Éramos uns perdidos. A imagem mais forte que sempre me acompanhou a vida toda foi de Nossa Senhora Aparecida. E desde sempre sou devota.

Me lembro da procissão procissão e que tínhamos que assistir filme de Jesus na TV. Era sempre o mesmo filme.

Depois de adulta, casada e com filhos, e por necessidade, procurei a igreja e me consagrei como católica. Meus filhos também são católicos, mas são livres para seguirem o que o coração deles pedirem. Deus está em cada um de nós e não somente nos templos. Foi depois disso que passei a entender tudo, a frequentar missa, a participar de procissão e tudo mais.

Não sabemos a intensidade da dor de Jesus quando foi crucificado, mas o fato de respeitarmos essa semana e principalmente a sexta-feira, é uma atitude cristã.

Como eu já li pelas redes sociais: "Semana santa não é feriado, é semana santa". E páscoa não é, pelo amor de Deus, se empanturrar de ovos de páscoa (um roubo, um abuso de preços), Páscoa é a ressurreição de Jesus.

Esse filme abaixo eu nunca consegui assistir. É de Mel Gibson e com cenas muito fortes. Não consegui chegar ao fim, mesmo tentando várias vezes.



Uma ótima semana para todos!


11 comentários:

  1. Oi minha linda!
    Acho que tudo isso depende mesmo da crença de cada um, mas como você disse o importante é o que vai no coração de cada um e a bondade que faz ao próximo durante o ano todo porque não adianta nada saber que não é feriado e sim semana santa, mas fazer somente o mal, né?! Acho tudo isso tão relativo... Claro que se eu não desse o meu pitaco não era a Sheilinha comentando e sim um fake... rsrs :P
    Beijo, beijooooo
    She

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seus pitacos são sempre bem-vindos aqui, Sheila!
      Adoro eles todos!

      E vc tem razão sim, tudo é relativo. Cada um com sua crença e sua vida.

      Beijos

      Excluir
  2. Tudo mudou muito!

    . Quando eu era pequena era bem semana santa mesmo, tudo tranquilo, calminho. Hoje, só feriadão parece ser,Pena! beijos,linda semana santa!chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era sim, Chica, guardavam mais a semana santa. Acho que o pessoal não tinha muito acesso a passeios não. Naquele tempo tudo era um pouco mais difícil. Eu acho.

      Beijos

      Excluir
  3. oi Clara.
    semana santa....
    Longas procissões e jejuns.
    Para muitos um momento especial de encontro pessoal com Jesus, para outros só um feriadão com direito a chocolate.
    Beijos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Liliane, cada um com sua crença ou seu passeio.
      Saudades de vc, menina!

      Beijos

      Excluir
  4. Isso mesmo Clarinha, a semana é santa e não feriado.
    Que todos possam refletir essa semana e levar por todo o ano.
    Boa Páscoa!
    Xeros

    ResponderExcluir
  5. Otimo post, é como se eu estivesse vendo minha mãe falar...
    Um abraço carinhoso

    Paty Alves
    Ágape Amor Verdadeiro
    Patyiva
    Vou Conseguir

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente creio que 90% seja ovos de pascoa e feriado, quanto ao filme já vi 3 vezes, toda vez que penso em fraquejar lembro o qto nosso mestre sofreu por mim.

    ResponderExcluir
  7. Olá Clarinha.

    Não sou católica, mas fui criada/educada sobre esse princípio. Não tenho religião, pois a meu ver todas se completam. Porém, tenho Fé e acredito em Deus, Jesus Cristo, Santos e Anjos também. Tornei-me espírita, identifico-me muito com esta doutrina. No entanto, respeito as crenças de cada pessoa.
    Acho a semana santa uma data triste, tal como a Páscoa. Os filmes da vida de Jesus, mexem muito comigo. Há anos atrás, quando era criança passava aqui em Portugal uma série que se chamava Ano Domini, que relatava a vida de Jesus. O último episódio era a parte da crucificação, durante essa semana depois de ver eu tinha pesadelos e acordava a chorar enquanto dormia.
    Quanto ao filme do Mel Gibson, só vi uma vez e não quero rever novamente. Faz doer tudo cá dentro.
    Hoje em dia, existem poucas pessoas que sabem realmente o significado da Páscoa e do Natal, ligam mais ao consumismo. É indecente, não?

    Beijos amiga, uma Páscoa Feliz e em Paz.

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Clara querida,
    Tão bom poder ter mais clareza que nossos pais e deixar os filhos seguirem o caminho que quiserem!!! Você consegue fazer isso mesmo tendo tido uma educação rigida. PARABENS AMIGA!!! E feliz Páscoa!!!
    Beijos,
    Cam

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!