sexta-feira, 22 de março de 2013

Ó Língua Portuguesa, Salve, Salve!


Fujam para as montanhas! O fim está próximo!

É com grande tristeza que todos nós tivemos o desprazer de ler isso nos noticiários, em todos!

Eu me recuso a acreditar que um aluno escreveu uma receita numa prova de redação e mesmo assim tirou nota razoável. Onde vamos parar, meu Pai?

Será o fim de uma língua maravilhosa, porém difícil, que anos e anos aprendemos, decoramos, procuramos escrever corretamente e de repetente alguém que não deve ter o mínimo de bom senso diz que a prova não fugiu do contexto do tema. Ah, vá!

Fico me lembrando do meu tempo de ginásio, onde éramos obrigados a ler livros, um ou dois por bimestre, que valeriam nota em provas oral e escrita. Era nota de bimestre. Me lembro do pavor de alguns que não conseguiam interpretar o texto e me lembro que comprava a coleção Vaga-Lume de Machado de Assis, José de Alencar e outros, encapava com plástico transparente (ainda os tenho até hoje) e lia e amava! A Pata da Gazela, Cinco Minutos, A Moreninha... Tantos!

Depois tínhamos aula de Literatura onde éramos obrigados a decorar poesias e declamar na frente de todos, também valendo nota de bimestre. Dona Delze, que era odiada por uns (por todos), e tanto bem nos fez! Castro Alves, Olavo Bilac... e outros que não me lembro agora. "Ora direis, ouvir estrelas...", Navio Negreiro... Como não se lembrar?

E redações e mais redações, ditados, interpretações, leituras, média sete para passar de ano, escola pública que era um exemplo. Acabou! Quem foi daquela época sabe como era difícil.

Depois inventaram essa progressão continuada. Leiam AQUI como toda essa palhaçada começou e quem foi ou quem foram os culpados do ensino estar em extinção.

Agora, com essa do ENEM parece que foi o tiro de misericórdia no ensino, na língua portuguesa, na esperança de gente com um mínimo de conhecimento para saberem escolher os funcionários ao qual nós pagamos, para tomarem conta do nosso país.

A impressão é que o povo, a grande maioria, toma conta de tudo. Se não "conseguem" seguir o ensino, por preguiça ou por outro motivo, o Estado dá uma forcinha para que ele não desista. Nunca vai incentivá-lo a melhorar. O ensino se adapta ao aluno quando deveria ser ao contrário. O que importa para o governo são os números, as estatísticas. O Estado prefere gente ignorante e burra, para poder ludibriar sem esforço nenhum. Eles sempre saem impunes porque são eles que fazem as leis e não vão fazer leis para prejudicá-los. Mas o povo que se contenta com o mínimo do mínimo não pensa que enquanto eles ganham o mínimo do mínimo, os canalhas governantes roubam milhares de milhões. Idolatram, fazem campanha, colocam num altar para depois serem esquecidos num canto qualquer do país.

Lamento muito! Muito triste com tudo isso!

Cada um pode fazer sua parte, continuando a dar exemplo aos seus filhos e não caindo nessa armadilha de que saber escrever corretamente, estudar e se esforçar não vale a pena.

Um ótimo fim de semana para todos!


12 comentários:

  1. Realmente lamentável.
    Mas agora vou ensinar como cozinhar um delicioso ovo.... kkkkkkk...
    eijo amiga, e vamoquevamo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro ovo, Meri...
      Cozinhar ovo tem sua arte e encanto.

      Beijos

      Excluir
  2. Olá querida Clara, como vai? :)

    Lamentável esta situação e tantas outras que presenciamos ou tomamos conhecimento por aí, ainda mais agora com as redes sociais crescendo tanto, temos mais "acesso" a coisas do tipo e percebemos o caminho que a educação está tomando...
    Na minha época vivi as mesmas experiências que você, muitos ditados, caligrafia, literatura, média 7 para passar de ano, trabalhos e muitas redações e sou muito grata por tudo isso. Também tive em casa uma mãe, que apesar de não ter completado seus estudos sempre leu e lê muito e me ensinou o gosto pela leitura.
    Hoje percebo que isso não é mais incentivado, como você disse, e concordo, parece até que o Governo quer mesmo que sejamos um bando de desinformados e ignorantes para que possam nos manipular mais facilmente... De qualquer forma, seja o motivo que for, é triste percebermos que a educação está neste nível que na minha humilde opinião, é inaceitável... Sei que cometo erros e tenho muito a aprender, mas pelo menos tenho em mim o gosto e a motivação para querer aprender sempre :)

    Apoio suas colocações :)
    Um super beijooo e que seu fim de semana seja ótimo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico muito trite, Sammy, porque os jovens ainda não têm noção do mundo enorme que os espera. E um bom aprendizado, um bom conhecimento da própria língua é que vai fazer toda a diferença pra vida toda.
      E pensar que são os jovens de hoje que serão os responsáveis de amanhã. Dá medo! Não dá pra confiar!

      Beijos e lindo fim de semana!

      Excluir
  3. Oi Clara! Faço minha sua indignação. Presenciamos diariamente o ultraje de nossa língua, seja ela em qualquer forma, escrita ou oral. Nossos jovens passam, em média, doze anos na escola e continuam repetindo os mesmos erros que aprenderam em casa. Sabemos que as crianças estão tendo pouco contato com os pais (que têm pouca escolaridade, formação precária e são omissos quanto à educação dos filhos) e o contexto socializante do lar está esvaziado. O hábito da leitura e da produção de textos só é incentivado na escola, em casa as crianças e jovens nem livros, revistas e jornais encontram, desestimulando-os ainda mais.
    A língua escrita é conservadora, mas a falada (coloquial) é dinâmica e sofre alterações constantes, mas isso não implica que deva ser vilipendiada como está a nossa agora. Ouvimos nos veículos de comunicação erros grosseiros, sem alguma preocupação com o falar correto e isso influencia negativamente os ouvintes. Estamos perdendo valores e o maior deles é a vontade de saber, de aprender.
    É a linguagem que torna o homem um ser humano. Sem ela nem poderíamos pensar e é sabido que quem tem uma linguagem pobre também tem um pensamento truncado, encolhido.
    Penso como a Samanta, tenho vontade de saber e aprender. Por isso digo: Basta ao 'leque, leque'
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os jovens estão mandando na educação e o governo nada faz porque não tem interesse em formar formadores de opinião. Qto mais ignorantes, mais eles governam como bem entendem.
      Lamentável!

      Abraços!

      Excluir
  4. Faço coro contigo, Clara, em cada linha de tua declaração.Como professora tanto do ensino privado como do público tive uma prática única nas duas instituições e fui exigente sim, com meus alunos e alunas.Tenho a consciência tranquila de que pautei minha prática com fundamento e qualidade num aprendizado real.
    Os descalabros cometidos há umas duas décadas são o reflexo de absurdos como este que vemos no ENEM.Não me conformo.
    Belo fim de semana.
    Bjkas,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com tudo isso que acontece, Calu, alguns professores não se importam tanto. Qdo minha filha estava no ensino médio, ouviu a diretora da escola dizer pra um aluno que ele não precisava estudar, bastava ele frequentar as aulas e não fazer bagunça. Achei o cúmulo do absurdo, infelizmente.

      Beijos

      Excluir
  5. Oi Clara!Excelente cronica e como precisamos de novas diretrizes para a lingua portuguesa! Vemos cada coisa no dia a dia que é mesmo de chorar!bjs,

    ResponderExcluir
  6. O desenvolvimento e progresso só feito com SEGURANÇA, EDUCAÇÃO e SAÚDE... Nosso Brasil está doente...

    ResponderExcluir
  7. Clara, você, que me acompanha no Facebook sabe bem o quanto sou chata quanto a escrever bem. Nem sempre sabemos tudo, é muita regra para guardar, mesmo. Mas é o hábito de escrever e ler que nos ensina melhor. E a eterna vigilância, a boa vontade em aprender sempre.
    Infelizmente nosso governo peca nos quesitos principais para se tocar uma nação: saúde, educação e cidadania. Um povo bem educado (formalmente, em escola) tem mais condições de vencer na vida. E isso não interesa aos governantes. E o povo aceita; "Povo marcado, povo feliz"!
    Beijo!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!