quinta-feira, 14 de março de 2013

Mulher

Eu

Participando do Projeto Bloínquês 
9ª Edição Solte o Verbo. Tema: Mulher

O despertador toca as seis horas em ponto mas já estou acordada há cinco minutos. Não abro os olhos... Ainda sinto necessidade de dormir mais umas duas horas. Dois minutos depois o despertador me chama de novo, continuo imóvel, ignorando-o e tentando fazê-lo desistir de me perturbar. A noite foi difícil, acordei várias vezes e tive pesadelos. Mais uma vez o ingrato grita nos meus ouvidos. Não tem jeito, tenho que me levantar.

Ainda sonolenta, vou ao quarto de meu filho acordá-lo. Ele mal consegue abrir os olhos. Será que também não dormiu bem? Não. Adolescente é sempre assim. Enquanto me ajeito e depois arrumo a cama volto ao quarto do meu filho e ele nem se mexeu. Acordo-o novamente e espero que abra os olhos e se levante. Coisa chata ter que ficar chamando filho mais de uma vez para se levantar.

Vou para a cozinha preparar o café, colocar comida para os cachorros, dar uma limpada rápida na sala, lavar alguma louça que ficou suja na noite anterior, enfim, o dia começa com tudo.

Ligo o rádio e ouço as músicas de flash back que tanto gosto. Uma atrás da outra. Recordações me vêm à memória e paro o que estou fazendo e fico pensando como o tempo passa rápido demais. Ainda ontem eu trabalhava numa grande empresa, andava bem mais arrumada, salto alto, batom, cabelos impecáveis... E hoje, por trabalhar em casa como autônoma, não vejo motivos para me arrumar. Quer motivo maior que eu? Penso. Vou ao meu quarto e me olho no espelho. Não me reconheço, não gosto de me olhar, mas mesmo assim pego o batom vermelho e passo. Ficou bom. Completo com lápis e máscara nos olhos. A roupa não combina. Vou ao guarda roupas e escolho uma mais nova. Pronto! Perfeito! Salto alto... Ah, os saltos altos de minha juventude... sabia muito bem como usá-los. E tinha aos montes, de todas as cores e de todas as alturas. Coloco um que não me machuque enquanto trabalho. Ótimo!

Volto para o trabalho e começo a cantar um embromation inglês fajuto de uma música que toca na rádio.

Anos oitenta. Como era bom aquele tempo! Bailinhos, paqueras, dançar com rosto colado, namorar... Tudo sem quebrar nenhuma sequência. Primeiro tinha que conhecer o moço muito bem para só depois dar as mãos e quem sabe beijar na boca. Fiz uma conta rápida e percebi que faz tempo que não namoro. Anos! Como é que eu deixei passar tudo isso? Filhos pequenos para cuidar? Casa para organizar? Contas para pagar? Falta de dinheiro para passear? Depressão, mágoa, pânico... Solidão? Tudo junto!

Acho que não sei mais como é sair e conhecer homens, namorar... Será que ainda encontro algum romântico de minha época, que siga todas as etapas? Será? Morro de vergonha! Tudo passou muito rápido e me esqueci que ainda tenho uma vida. Será que é feio recomeçar agora, na idade em que estou? Vão me achar ridícula?

Meus filhos já estão crescidos, já se viram sozinhos, não são tão dependentes da mãe, então... Eu vou!

Sim, estou viva! Ainda tenho muito que viver, sentir, amar, sorrir... ser feliz. Agora é a hora! Mas, por onde começo?


20 comentários:

  1. Começa agora, agorinha mesmo... Lindo ler,ver desenrolar teu pensamento e inspiração tão reais. LINDO,adorei! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, sabe que me inspiro muito em vc?
      As suas crônicas, contos, são tão divinos....

      beijos

      Excluir
  2. Oi, Clara!
    Li seu texto mas não sei o que dizer... To meio triste hoje. Mas buscar ser feliz é necessário sempre, sim, seja com paquera ou sem paquera rs... Beijo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, Meri....
      Seja o que for, vai passar.... creia em Deus, eleve seus pensamentos... É só um momento de reflexão que vai ser até bom pra vc.

      Beijos, fique bem!

      Excluir
  3. Bom Dia Clara.

    Muitas vezes a mulher que é separada e com filhos pequenos acha que a vida acabou ali e que so resta a ela cuidar da casa e dos filhos, o que não é verdade, pois nunca é tarde para encontrar um grande amor ou procurar se arrumar , se produzir para se sentir melhor com uma estima elevada, não tem nada melhor do que se arrumar e receber um elogio, o ego fica lá em cima rsrsrs.

    Abraços

    Janaina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, Janaína...
      Autoestima, ego elevado, tudo isso é muito bom mesmo!
      Eu comecei a me arrumar de novo, uma nova aparência, um colorido nas unhas, na boca... um cabelo arrumado... faz toda a diferença!

      Beijos

      Excluir
  4. TUDO VALE A PENA SE A ALMA NÃO FOR PEQUENA...BEIJOS DE LUZ!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre vale a pena qdo o amor transborda dos dois lados...

      Beijos, Verinha!

      Excluir
  5. Olá clara.
    Ouça o seu coração que ele te dirá por onde começar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coração é bicho burro, Drica, mas é bom escutar ele sim. É cheio de emoções...

      beijos

      Excluir
  6. Querida Clarinha,
    dá uma olhadinha no meu Blogue Viajantes na Linha do Tempo.
    http://viajantesnalinhadotempo.blogspot.com
    Tem um presentre para vc!
    Espero que goste!
    beijooooos
    Mainha

    Ps.: O "Memórias" está fechado por falta de tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi... chorei.... copiei e guardei...
      Vc não existe mesmo, ou existe?

      Obrigada, mainha do meu coração!

      Excluir
  7. Começa por vc!...rss...Vc é uma menina ainda!Eu me separei do 1º casamento com 40 anos e conheci meu 2º marido com 43 e me casei até na igreja de novo!...rss...e de branco!(Na igreja anglicana os divorciados podem se casar).Sempre vale a pena quando a alma não é pequena e a sua,tenho certeza,é imensa!bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será, Anne.... rsrsrsrs
      Acho que não tenho mais esse sonho de casar na igreja. Já foi uma vez e acho que já bastou.
      Mas, quem sabe?

      Beijos

      Excluir
  8. Diz um ditado popular , que o amor não tem idade e não tem mesmo. Sempre é tempo de ser feliz, é só ficar receptiva para as coisas boas e ousar um pouquinho, Clara Lúcia. Sorria, menina!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre, Shirley!
      Sou muito bem humorada... esse texto eu digo que foi um tempo há uns anos atrás. Graças a Deus, tudo bem comigo hoje em dia!

      Beijos

      Excluir
  9. O tempo é hoje, a hora é agora; clichês(?)sim, alguns são bem apropriados então arrume-se por fora e por dentro redescobrindo tuas alegrias femininas e entoe com todas as letras:" não provoque,é cor de rosa-choque..."Vá ousar, menina!
    Bjos mil,
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo vai passando e a gente nem percebe, Calu. Mas esse dia já chegou há um tempo atrás, graças a Deus.

      Beijos, querida!

      Excluir
  10. Querida Clara, fiquei sem perceber se esse texto tem algo de auto-biográfico mas deixo aqui expresso o meu desejo de que, se for esse o caso, se reencontre enquanto mulher.
    É tão fácil viver em prol dos filhos e esquecer de nós próprias...
    Beijinho e um doce fim-de-semana
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, mas foi há um tempo atrás. Já me dei essa chance de começar de novo e hoje está tudo bem, querida.

      Um lindo fim de semana, beijos

      Excluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!