sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

O Primeiro Carnaval

clube dos bagres - franca/sp

      Foi nesse clube aí: Clube dos Bagres, que ficava perto de minha casa, quando ainda era uma menina. Era minha diversão diária. Foi lá que aprendi a nadar sozinha, que me torrava num sol escaldante, que não me importava com nada e que um dia, de tanto nadar, nadar e nadar, desmaiei! Tive começo de insolação porque não me preocupava em me alimentar e nem em beber água enquanto estava no clube. Coisas de infância.

      Então, quando eu tinha uns oito anos, talvez dez, não me lembro, resolvemos ir na matinê no clube. Nunca tinha ido e nem imaginava como seria. Só sei que todos gostavam e era muito divertido. Isso no começo dos anos 80.

      Coloquei um shortinho, uma blusinha, passei brilho nos olhos, um batom rosa e fui.... descalça! Não sei porque todos deixaram que eu fosse descalça. Completamente ingênua e sem noção de nada!

      O clube estava lotado, muita serpentina, confete, muita gente (acho que a maior aglomeração que eu tinha visto na minha vida), e o som muito, muito alto. Eu ficava olhando aquele tumulto todo e não sabia como eu ia me divertir me juntando a eles. A quadra era dividida ao meio, com um cordão, onde de um lado estavam as crianças menores e do outro lado, os adultos. Ficavam "correndo" em círculos, como um redemoinho, e no centro ficavam apenas alguns. Achava estranho porque não via tanta graça assim em ficar "dando de roda" num tumulto.

      Do lado das crianças era até bom, mas as crianças eram bem menores que eu e estavam acompanhadas pelos pais, que às vezes as colocavam nos ombros, para protegê-las. Do outro lado, dos adultos, era mais rápido e o círculo girava com mais intensidade. Eu tinha a impressão de que se alguém caísse, seria pisoteado. Mas mesmo assim me arrisquei algumas vezes. Um horror! Foi essa a impressão que tive no meio daquele tumulto. Todos os braços levantados, os moços no centro do círculo esperando alguma moça mais bonitinha passar para poderem segurar em seus ombros e continuar correndo no círculo. Eu que não ia deixar ninguém me agarrar ali não! Mas eu era uma menina, e quem ia agarrar uma menina ali, em plena matinê?

      Isso sem falar que eu estava descalça, então podem imaginar como ficaram meus pés, meus dedos... ainda não entendo como é que me deixaram ir descalça.

      Me lembro que não ficamos até o final. Sinceramente não achei muita graça não. Não via sentido em ficar num lugar com um barulho ensurdecedor, com gente suada me encostando, com todo mundo pisando nos meus pés, com aquela bagunça de serpentina e com os confetes grudados nos meus cabelos e entrando na minha boca.

      Depois, quando já estava adolescente, com meus dezoito anos, aí sim, fui num clube noturno, a contragosto de meu pai, mas como era (sou!) muito topetuda, fui assim mesmo. E gostei. Não amei, mas gostei. Mas isso é uma outra história.


Acho estas máscaras lindas!!!!


Um ótimo carnaval para todos!!!


19 comentários:

  1. Eu já fui nos camarotes todos e já desfilei na sapucaí - e foi ótimo, ótimo, inesquecível, mas uma vez só já basta. Não gosto muito de muvuca.
    Giu

    ResponderExcluir
  2. Lindas recordações e gostes da topetuda...rs Se não fossemos assim, apenas diríamos amém!! beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém a gente diz só pra Deus, né, Chica?
      Sou questionadora demais, topetuda no último! rsrsrs

      Beijos

      Excluir
  3. Eu também nunca fui fã de tumulto exagerado, dá um desespero. Rs. mas recordações são sempre emocionantes, gostei muito do texto.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca gostei de tumulto. Mas tive uma fase de ir em shows e chegar umas 4h antes e ficar bem na frente, perto do palco, pra ver os cantores de perto. Um tumulto que não me incomodava, porque na frente estavam cantores e não multidões.

      Beijos

      Excluir
  4. Tão novinha e descalça num lugar desses?
    Não podia ter gostado...
    Bom Carnaval.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novinha e sem noção do que seria carnaval num clube. Acho que fui embora chorando... com dores nos pés... Ô dó!!!

      Bom carnaval pra vc também!
      Beijos

      Excluir
  5. Clara, também não tive boa impressão do carnaval a primeira vez. Antes de chegar ao clube, me assustei com um buscapé que veio raspando em minhas pernas. Imaginei que o carnaval seria tudo aquilo! A minha mãe disse: Pula! Eu pulei, mas o tal passou queimando na barriga da minha perna. Minha mãe me levou de volta para casa, fiquei com minha baba e meus irmãos retornaram ao carnaval. Depois tive febre alta, tudo por conta do susto! Engraçado como me lembro de cada detalhe do dia e eu só tinha 3 anos.
    Ainda bem que você resolveu a sua má impressão! :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A data mais remota que lembro da minha vida era qdo tinha 4 anos, Luma... Muito doido lembrar de um tempo tão distante.
      Esses fogos são um perigo! Tem gente sem noção que solta em qquer lugar!
      Espero que hoje tudo isso já esteja superado também!

      Beijos

      Excluir
  6. Fui a matinês de carnaval uma ou duas vezes na vida. Era criança e embora no meio de tanta gente (nunca gostei de ambientes lotados) achei um tanto quanto divertido. Não sei se era mesmo mais divertido naquele tenmpo, ou se era a minha inocência que fazia parecer assim. Na adolescência fugia do carnaval indo a retiros espirituais... e hoje continuo fugindo, mas dentro de casa, cercada pelos meus livros ;)
    Adorei ler suas memórias de "topetuda" ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fico em casa arrumando alguma coisa. Carnaval não me atrai nem um pouco.
      Topetuda eu sempre fui e isso não sei se é bom. Acho que é bom sim, porque isso faz da gente uma pessoa independente. E isso é ótimo!

      Um ótimo feridado, querida!
      Beijos

      Excluir

  7. Oi Clara,

    Este carnaval descrito por você me remeteu aos meus carnavais de clubes. Era assim mesmo-rsrs. Eu gostava; aliás, adorava. Pulava as quatro noites e ainda nas matinês. Os carnavais de hoje já não mais me atraem. Prefiro descansar nesta época.

    Ótimo feriado.

    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca gostei de tumulto, Vera, prefiro lugares mais sossegados. E música de carnaval nunca me atraiu.

      Ótimo feriado pra vc também!
      Beijos

      Excluir
  8. Olá querida Clara, como vai? :)

    Adorei saber mais um pouquinho sobre você e os momentos que passou, seu texto me fez relembrar os carnavais de quando eu era criança, as matinés, desfiles dos blocos, etc. Eu até que gostava, mas se não fosse também , não fazia diferença rsrsrs Naquela época e na minha cidade pequena, era até divertido, mas depois que fiquei adulta, passei a não gostar mais da festa, acho que estou ficando velha ou rabugenta rsrsrs ou talvez naquele tempo fosse melhor mesmo, mais lúdico do que é hoje :)
    Enfim, adorei relembrar meus carnavais de infância e conhecer mais o seu primeiro carnaval :)

    Um beijãoooooooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas era melhor sim, pra nós que pelo jeito somos da mesma época. Era tudo mais ingênuo, mais respeitoso e sem depravações. Hoje é bom pra quem é dessa época. Enfim, cada qual com seu cada qual... rsrsrs

      Beijos!! Lindo fim de semana!!!

      Excluir
  9. Oi Clara!
    Pois é, carnaval desperta paixões...tanto contra quanto a favor, pois há quem viva para estes 3 ou 4 dias, e quem fuja dele como o diabo da cruz. Mas seja como for, se houver respeito ao direito alheio, tanto a festa quanto a calmaria são bem vindos.
    Um abração!

    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo!!! Respeito! Mas parece que o passeal invade tudo, poluindo sonoramente sem perguntar se gostamos ou não de carnaval. Acho que cada coisa em seu lugar... massssss.... vamos levando.

      beijos

      Excluir
  10. Hehe, podia ter corrido mesmo mal. Apesar de tudo, sobreviveu. Eu também adoro as máscaras de Veneza.
    Beijinho
    Ruthia d'O Berço do Mundo
    http://bercodomundo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas máscaras tem um mistério, uma curiosidade.. sempre sérias e lindas... adoro!!!

      Beijos, querida!!!

      Excluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!