segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Tragédias Repentinas

Boate Kiss - Foto: veja.abril.com.br

Mais uma tragédia, infelizmente! Em Santa Maria, Centro do Rio Grande do Sul, numa boate, a Kiss. Leia o link da notícia AQUI!

E tudo se repete; os mesmos lamentos, os mesmos choros, as mesmas dores, a mesma indignação, os mesmos avisos, outras pessoas que se foram, outras famílias que continuarão mortas-vivas.

Daqui a pouco tudo volta ao normal, onde a grande comoção de uma cidade e de um país será somente um número na estatística. E famílias-zumbis continuarão suportando a vida, com a ausência de pessoas queridas que NUNCA MAIS retornarão.

Cuidados, vistorias, políticos, bombeiros, policiais, advogados, psicólogos, amigos, parentes... todos unidos num momento trágico e quem estava sentindo as dores na pele, pensava que tragédias desse tipo só aconteciam nos noticiários ou então no vizinho do lado ou da outra quadra.

Desta vez jovens universitários que se divertiam e comemoravam, numa boate que aparentemente estava normal, de acordo com regras impostas, mas que por uma fatalidade não deu certo naquele dia. Vão investigar, vão lamentar, vão condenar, vão pagar... mas quem se foi, não volta!

E mais uma vez, todos com o maior cuidado daqui para frente, mas por um tempo muito curto, porque a vida corre, as coisas acontecem e daqui a pouco ninguém mais vai se importar com a segurança de frequentar um lugar de diversão. Se é diversão, por que se preocupar se tudo está conforme as normas de segurança? Mais uma vez o jeitinho brasileiro em driblar a lei, vence a batalha. E agora?

De quem é a culpa? Quem se lembra de fiscalizar o local, quando a intenção é somente diversão? Confiamos cegamente em quem tem um único interesse em enriquecer, seja como for, em que supomos ser capaz de comandar um lugar destinado a entretenimento; e na fiscalização, que deveria ser mais rígida, nesse país do oba-oba.

Não consigo sentir outra coisa, a não ser indignação, repúdio, dor, lamento... e me colocar no lugar dos pais que perderam um filho emprestado, como diz o poeta, mas que o amor era o maior do mundo, assim como a dor é a mais dolorida que o coração possa suportar. Não foram mais de duzentas mortes, foram mais de duzentas mortes mais a família de cada um, que agora terão que sobreviver e ir em frente, com o coração lá atrás, nesse dia triste de 27 de janeiro de 2013. Um dia que logo será um número na estatística.

Que Deus, nosso Senhor, receba essas almas e conforte as famílias que ainda ficarão por aqui, até chegar a hora de cada um.

Amém!


18 comentários:

  1. Amém!

    Sabe Clara, acho o brasileiro, o povo mais conformado do mundo, as vezes dá vontade de ter "um dia de fúria", dia 27 foi um deles... Mas a gente sempre se controla em nome da boa atitude em nome do politicamente correto, enquanto isto os oportunistas se aproveitam e o resultado sempre é algo a se lamentar...

    Tenha uma ótima semana, e que os espíritos de luzes emanem boas energias p/ estas famílias hoje e sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo, Bia. Estão acostumados com todo mundo levando vantagem com o tal jeitinho, que só pensam em si, em tirar proveito de alguma forma, em ludibriar o outro, enriquecer, aparecer... até que uma tragédia bata à sua porta. Aí berram aos quatro cantos, lamentando pela injustiça.
      Muito triste!!!

      Beijos... e bons fluídos pra Santa Maria.

      Excluir
  2. Que triste, que triste.
    Giuseppe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito triste, Giu...
      Estava assistindo a reportagem hoje... e não tem como segurar as lágrimas...

      Excluir
  3. É uma situação muito triste essa. Não acompanhei nos jornais para não ficar mais triste ainda mas imagino como as famílias estão. Perder alguém já é ruim, mas perder precocemente de um jeito tão besta deve ser bem pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morre a família inteira, Alê... nunca ninguém será o mesmo.... triste.

      Excluir
  4. Oi amiga, tudo bem? Vim conhecer seu blog e achei muito interessante, já estou seguindo. Gostaria de convidá-la a fazer uma visitinha ao meu blog, onde posto minhas poesias, se você gostar, ficarei muito honrado em tê-la como seguidora. Desejo uma ótima semana pra você, com muitas alegrias. Abraços do amigo Bicho do Mato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem-vindo, Bicho do Mato...

      vou lá conhecer seu espaço...

      Beijos

      Excluir
  5. Pois é Clara,a gente parece calejada com as tragfedias,dói, causa tristezas e logo cai no esquecimento frio dos numeros.Mas as familias realmente ficam como Zumbis com suas saudades e muitas vezes sem nenhuma assistencia social dos orgaos responsaveis.Amanhã uma nova tragedia para cobrir Santa Maria, e o que temos visto as aguas de chuvas em algumas cidades.O fato que a irresponsabilidade no país,não é cobrada,e vidas ficam expostas a toda sorte.
    Bela cronica com critica.
    Um abração amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Toninho...

      Qualquer tragédia já é uma tristeza sem fim. Todos ficam agitados na hora do acontecido, mas depois, só números estatísticos. Infelizmente!

      Um abração, querido!

      Excluir
  6. Só imagino os pais!!! Força pra eles!!!beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  7. Eu penso nos pais... daqui pra frente, como será a vida sem os filhos...

    ResponderExcluir
  8. Uma situação muito triste...Peço a deus que todos que partiram sejam bem amparados e os que ficaram, pais, amigos, parentes, sejam abençoados para que tenham seus sofrimentos amenizados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vão precisar de muito apoio.... as famílias devem estar destruídas... muito triste!

      Excluir
  9. OI CLARA LUCIA!
    ESPERAMOS QUE ESTA TRAGÉDIA SIRVA, AO MENOS PARA QUE NO FUTURO OUTRAS NÃO OCORRAM,PELA IRRESPONSABILIDADE DE PESSOAS QUE SÓ TEM POR OBJETIVO O DINHEIRO EM DETRIMENTO DE VIDAS HUMANAS.
    SOU DE SANTA MARIA E LÁ TENHO FAMILIARES QUE PELA GRAÇA DE "DEUS" NÃO FORAM ATINGIDOS.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/ClickAQUI

    ResponderExcluir
  10. Olá Clara, vim agradecer seu comentários.

    Eu me sinto como você também: indignada. Ontem estava conversando com uma amiga que é psicologa e ela me disse que todos os sobrevivente e familiares que perderam seus filhos, sobrinhos, etc., estarão muito propensos a desenvolver síndromes do panico por exemplo. Fora a tristeza, a depressão pelo ocorrido.
    Espero sinceramente que essas famílias possam receber todo o apoio possível. E que Deus conforte os corações aflitos pela perda, e acolha junto a ele esses jovens.

    Bêjo

    ResponderExcluir
  11. Oi Clarinha!
    O pior é que a gente fica exatamente assim, perplexo e procurando culpados. Eu fiquei chocada!
    Também espero que algum conforto consiga diminuir essa dor, se é que é possível!
    bjsss

    ResponderExcluir
  12. Tragédia que chocou a todos.
    Infelizmente Clarinha, logo será apenas um número.
    Mas alguém tem que responder.
    Xeros

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!