quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Sonho Perdido


Um conto para participar do Projeto Bloínquês. Edição Visual - Tema: Sonho Perdido.

      Armando, um jovem rapaz, curioso, todas as vezes que ia na casa da avó, ficava procurando nos guardados dela, algo para passar o tempo. Era um moço sensível, dedicado e que gostava e tinha toda a paciência do mundo para ouvir as histórias da avó Constância. Dessa vez resolveu olhar as fotos:

      - Vó, que foto é essa? Quem são eles? Perguntou curioso, pois não conhecia as pessoas da foto.

      - Não sei, filho, eles estavam lá quando seu avô tirou a foto, testando o zoom da máquina nova. - respondeu e depois ficou um pouco pensativa. - Sabe, filho, essa casa aí do fundo, essa com grade preta, era o sonho do seu avô; que Deus o tenha! A vida inteira ele ficou namorando a casa, dizendo que queria comprá-la, porque um dia entrou dentro e achou tudo muito bem feito. Na sala tinha um pilar enorme, como esses que a gente vê na igreja, todo em tom dourado, e do lado esquerdo, uma lareira bem velha e sem uso. Ele dizia que queria consertar a lareira, colocar um sofá em frente, um tapete, e nos tempos de inverno, tomaríamos vinho quente, nos aquecendo no fogo da lareira. Seu avô Rodolfo era muito romântico, filho. - concluiu dona Constância, com ar saudosista.

      - Mas, vó, porque o vô Rodolfo não esperou esses dois saírem de lá para depois tirar a foto? - continuou instigando a avó.

      - Ele disse que na época, quando ele se afastou da casa para tirar a foto, esses dois pararam aí e começaram a conversar. Ele achou engraçado a moça estar vestida como homem; parecia que estava disfarçada. Mas o rapaz ria muito dela e ela mais ainda. - respondeu com um sorriso torto.

      - Por que o vô não comprou a casa? - continuou interessado na história.

      - Seu avô foi demitido da indústria onde trabalhava, e depois disso demorou muito para conseguir outra colocação. O dinheiro que tínhamos guardado foi usado para nosso sustento, de sua mãe e de suas tias. - ainda com o sorriso torto, dona Constância pegou na mão do neto e apertou.

      - E se ele fizesse um empréstimo? Não tinha como?- Armando olhou para a avó, levou sua mão até os lábios e beijou-a.

      - Filho, ele ficou com medo de perder o emprego de novo e termos que passar por todo aquele aperto. Então ele resolveu comprar essa casa aqui, só que era bem menor e velha. Com o tempo as coisas melhoraram e ele, aos poucos, foi reformando até ficar como ela está hoje. - Constância tira a foto da mão do neto e olha mais de perto. - Tá vendo essa árvore aqui em frente? Ele sonhava em forrar ela com lâmpadas pequenas e coloridas, quando fosse natal. - respondeu com seriedade.

      - Vó, eu não ia gostar dessa casa não! Essa daqui é mais espaçosa, tem a mangueira lá no fundo, tem lugar para todo mundo ficar sossegado e na frente tem essa varanda onde a senhora gosta de ficar sentada; e na outra não tem. - respondeu, agora acariciando os cabelos da avó.

      - Eu gostaria de morar nessa casa... Mas não por mim. Pelo sonho de meu velho, pelos planos que ele fazia e me contava, pelo brilho nos olhos que ele tinha quando descrevia com detalhes o que gostaria de fazer. - Constância, olhando a foto, deixa cair uma lágrima.

      - Ah, vó, não fica assim não. O vô fez muita coisa que ele sonhava. A casa foi só mais um sonho. - Armando abraçou a avó e beijou-lhe o rosto.

      - Sim, filho, realizou muitos sonhos, graças a Deus! Que Deus o tenha em bom lugar. - abraçou o neto bem apertado enquanto outra lágrima escorreu.

      Fim.

Um ótimo fim de semana para todos!!!


10 comentários:

  1. Viva. E a vida é mesmo feita de tantos sonhos...
    Muitas vezes, o mais importante é sonhar. A realização do sonho pode ou não acontecer. Mas sonhar, sempre.
    Giuseppe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom sonhar e é necessário. Isso alimenta nossas esperanças...
      Beijos, Giu!

      Excluir
  2. Um belo conto. A casa é mesmo sinistra, rs. Muitas coisas acontecem nela.

    Gostei daqui. Seguindo!

    ResponderExcluir
  3. Lindo e muito delicado, adorei a história toda que você encontrou por trás daquela foto, daqueles sorrisos.... Alguns sonhos simplesmente não podem ser realizados se não tivermos certa ousadia, e mesmo assim não vale à pena em alguns casos (como esse de comprar a casa). Parabéns ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre ficam alguns sonhos não realizados. Fazem parte da vida... e ficam as lembranças e a imaginação de como seria se tudo estivesse se realizado.

      Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  4. corri ver a foto de novo, nem tinha notado que era uma mulher evstida de homem. vai ser era só um homem que parece mulher!

    E será que o neto vai comprar a casa prá avó? Pra realizar mais um sonho do avô falecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma possibilidade... quem sabe?
      Mas acho que não. O sonho era do avô e ele disse que a avó estava melhor naquela casa atual.
      Um neto muito fofo, né?

      beijos e ótima sexta!

      Excluir
  5. Oi Clara! Uma história comovente e como acontecem casos assim!Gostei de sua participação!Vamos ver se agora entra o comentario.bjs,Anne Lieri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô gostando de participar, Anne...

      O comentário entrou!

      Beijos

      Excluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!