sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Mentirinhas Inocentes



"Quando você conta uma mentirinha do tipo, quando alguém atende o telefone e você diz: "fala que eu não estou", esta pessoa que foi cúmplice da mentirinha, em seu inconsciente, em muitos casos passará a pensar duas vezes antes de acreditar em você novamente.

Mentir é um péssimo hábito que além de desnecessário, é um flagrante de fraqueza moral, seja por preguiça, covardia ou um suposto benefício próprio, de quem, a cada mentirinha destrói a sua própria credibilidade.


Quer ser respeitado, liderar pessoas e crescer como ser humano? Pense sobre isso. Tem muita coisa por aí que é muito comum, mas não é normal."
Flávio Augusto da Silva - página do facebook Geração Valor


Fatos Reais

Quando eu trabalhava em uma grande empresa, fui transferida para um outro setor que implantariam. Eu e mais uma funcionária. Acompanhamos todo o processo de instalação de máquinas, no caso computadores,  ajudamos a desenvolver programas, relatórios, enfim, iniciamos um novo setor.

Uma empresa foi contratada para fazer um certo trabalho e num belo dia, a caneta do representante daquela empresa simplesmente sumiu. Estranho porque era uma sala pequena onde só nós duas trabalhávamos e no momento do sumiço só nós três estávamos lá. Ele procurou em todos os lugares, não encontrou e foi embora.

Num outro dia, ele retornando, estávamos conversando sobre os computadores e ele pediu uma informação para a outra moça que trabalhava comigo. Ela pegou sua bolsa, tirou sua carteira, abriu e... lá estava a caneta do rapaz! Ela não sabia onde colocar a cara, e ele, ironicamente, apontou para a caneta e riu. Silêncio total. Mesmo assim, a moça não devolveu a caneta, ele foi embora, e ela ficou a tarde toda se desculpando pelo motivo que a fez pegar a caneta alheia: "ah, é só uma caneta, não vai fazer falta; ele não tinha nada que me pedir nada, para ver a caneta aqui comigo; ele que compre outra!". E eu, nada comentei, mas a partir daí fiquei com receio de deixar minhas coisas ao alcance dela.

Por melhor que eu a achava, sempre que me lembro dela, me lembro desse episódio da caneta. Furto é furto!

Naquela mesma empresa, certo dia uma funcionária veio reclamar comigo que algumas folhas de cheques haviam sumido de seu talão, cuja bolsa estava no banheiro feminino. Até então, muitas funcionárias deixavam as bolsas lá e nunca havia acontecido nada. Passou o tempo e os cheques dela começaram a cair em sua conta bancária. Ela pegou a cópia dos cheques e viu a letra. E reconheceu como sendo de uma outra funcionária, novata na época e que naquela situação já havia pedido demissão. Bem, ela nada falou, não denunciou nem nada, mas todos ficaram sabendo que a moça roubava cheques. 

Eu já a conhecia antes de trabalhar naquela empresa. Até então era uma boa pessoa, mas a partir desse episódio, agora também é lembrada por esse episódio, do roubo dos cheques. E olha que nem tem desculpas porque ela não precisava disso de jeito nenhum. 

Coincidentemente, quando entrei para a faculdade, ela estava na mesma turma que eu. Num dia, eu, muito topetuda, lhe disse que sabia daquele ocorrido dos cheques. Na hora ela ficou vermelha, roxa, azul e não sabia onde colocar a cara. O que ela respondeu: "Quem andou ela deixar a bolsa no banheiro? É bom para ela aprender a cuidar melhor das coisas dela!". Dizer mais o quê depois de uma mente cretina dessa?

Nenhuma das duas precisavam disso. Mas por comodidade furtaram algo e acharam que era por pura "inocência". Ou então acharam que nunca ninguém ia descobrir nada. Uma mentirinha tão ingênua que não afetaria nada e nem ninguém.

Então, furto é furto e de certo modo influencia na vida sim, de quem o pratica. Seja no momento ou no futuro, e o pior, não é nada de inocente se apoderar de um bem que o lhe pertence, e ainda fica carimbado em sua testa que tal data, em tal local, praticou o crime.

Vale a pena?

P.S. Não estou falando desses roubos ou furtos enormes, de gente sem escrúpulos, que sabem que nada vai lhes acontecer, mas falo de gente como a gente, que trabalha, que tem família, e que nem sempre zelam pelo nome.


Um ótimo fim de semana para todos!




7 comentários:

  1. Que mentalidade essa delas.Credo! E conviver com isso é fogo,né? beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Usar desculpas esfarrapadas pra justificar seus erros é mentir duas vezes.Nós que temos valores e princípios bem internalizados não conseguimos aceitar estas atitudes, e não é para aceitarmos mesmo, pois,"cesteiro que faz 1 cesto, faz cem!"
    São atitudes assim que hoje se refletem por todo lado da sociedade brasileira.Uma lástima.
    Um excelente fim de semana, Clara.
    Bjos,
    Calu

    ResponderExcluir
  3. Olá Clarice!

    Há um ditado bem velho e gasto, mas que dá muito bem seu recado: é de pequenino que se torce o pepino...desde criança, o ser humano precisa ser educado para respeitar limites. Os pais não devem ter medo de dizer não, com brandura mas com firmeza, pois do contrário, acabamos vendo estas barbaridades que vc com muita propriedade contou, pessoas que pensam poder fazer tudo o que desejam, sem respeitar o espaço alheio, num egocentrismo pueril e cínico de quem acha que o mundo existe para servir a eles. E lembremos que todo criminoso começou com pequenos gestos, e na certeza da impunidade, foi agindo cada vez mais audaciosamente.
    Um abraço, feliz final de semana!

    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  4. Não existem mentiras inocentes...mentira é mentira e acabou. Assim como para mim roubar ou furtar é a mesma coisa seja uma moeda ou milhões. E creio que o problema da nossa sociedade atualmente é justamente esse. As pessoas acharem que errado é o politico ou o empresário que rouba milhões. Mas aquele que recebe o troco errado (a mais) e percebe, mas não devolve é igual ao político ou a qualquer outro ladrão. Temos que aprender que levar vantagem é errado. Devemos conseguir as coisas por meios corretos. Afinal o nosso quadro político nada mais é do que o retrato da sociedade. Por isso temos que fazer correntes do bem, para que estas pessoas que acham que é só uma caneta, saibam que estão erradas.

    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Que cara de pau tem que ter a pessoa para, confrontada com o ato, ainda arrumar desculpas! Furto é furto, seja do que for, assim como mentira é mentira e quem a inventou, segundo a Bíblia, foi o "alheio". Tõ fora!

    ResponderExcluir
  6. Clara,
    tem pessoas que simplesmente não conseguem perceber a gravidade dos seus atos.
    Fazem e ficam magoadas quando alguém as acusa....
    Não cresceram.
    Não aprenderam a viver com os outros.
    E isso se aprende em casa, com exemplos....
    bjs.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Clara.
    É uma pena que existam pessoas que realmente pensam desta forma, que um "furto de nada" não tem importância.
    Acontece que, se isso acontecesse com elas, daí achariam ruim.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!