segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Não sei se quero


      Depois de três anos de namoro, entre idas e vindas, Ricardo e Penélope marcaram a data do casamento e o dia chegou. Maio, por ser o mês tradicional das noivas e isso ela fez questão. Igreja lotada, flores de laranjeira como arranjo, que exalavam aquele perfume fresco e não enjoativo. A noiva chegou uns quinze minutos antes da cerimônia e a primeira coisa que perguntou foi se seu noivo já havia chegado.

      - Ainda não, querida, aguarde um pouco dentro do carro que daqui a pouco ele chega. Ainda temos bastante tempo. - respondeu uma tia, que aguardava ansiosa a chegada do noivo.

      O casamento anterior ainda acontecia e um turbilhão de dúvidas fez Penélope ficar estática esperando dentro do carro.

      Deu medo nessa hora e a vontade dela era de ir embora e desistir de tudo. "Será que ficaria muito feio para mim acabar com o casamento assim, do nada?" - pensava aflita. Não sabia se queria realmente entrar por aquela porta e caminhar até o "sim". As mãos gelaram, coração disparou e um lágrima desceu de seus olhos muito bem maquiados. Pegou um lencinho que trazia escondido em seu colo e enxugou cuidadosamente aquela gota de cristal que teimou em escapar de seus olhos.

      Penélope, perdida em seus pensamentos, se lembrou da última briga que tiveram e se separaram. Nesse dia, ela havia resolvido que nunca mais voltaria, que cuidaria de sua vida longe de Ricardo, apesar de amá-lo muito, mas não suportava mais brigas nem discussões. Foi uma decisão difícil naquele dia, mas algum tempo depois, ele voltou pedindo perdão e o amor falou mais alto. Logo já estavam trocando juras de amor eterno e marcaram a data. E como passou rápido o tempo!

      E agora? Como será quando discutirem? Não terão mais para onde fugir, já que morarão na mesma casa, dormirão e acordarão na mesma cama. Penélope fez Ricardo jurar que jamais iriam para cama sem antes fazerem as pazes e Ricardo aceitou prontamente. Penélope se lembrou dos conselhos de sua avó, de que é depois de casados que os dois vão se conhecer realmente, e que teriam que ter tolerância um com outro, pois mudariam de vida, teriam uma nova rotina e principalmente, cada um com seus defeitos e manias, e que seria de bom tom se respeitarem quanto a isso. Penélope, apesar de toda sua doçura, sabia que era teimosa e que teria que trabalhar esse seu gênio e não querer somente realizar suas vontades. Agora seriam dois, ou seja, teriam que entrar num acordo e serem flexíveis quanto as decisões que tomariam dali para frente.

      A noiva do casamento anterior acabara de sair e finalmente a cerimônia de Pê e Ric começaria em alguns minutos. Desceu o vidro do carro e perguntou para aquela tia ansiosa se o noivo já havia chegado:

      - Já sim, querida! Tudo certo! Se ajeita aí que já já é sua hora! - respondeu mais ansiosa ainda, a tia que tomava conta da entrada dos convidados e já colocava os padrinhos enfileirados para entrarem antes da noiva.

      Penélope entraria com seu pai, que estava tão ansioso quanto ela, pois era a primeira filha a se casar. A porta se abriu, entraram os padrinhos e um tempo depois tocou a marcha nupcial; Penélope apertou o braço do pai, olhou-o, deu um sorriso e começaram a entrar. O encanto daquela hora, tão esperada por muitos, tendo a noiva como peça principal, sendo olhada e admirada por todos, fez com que Penélope se esquecesse das dúvidas e caminhasse tranquilamente até o altar, onde Ricardo estava lhe esperando, vestindo um terno azul marinho com um cravo na lapela, que o deixavam mais lindo do que era, pois o azul destacava ainda mais sua pele clara e os olhos verdes. Penélope não teve mais dúvidas quando chegou perto de seu amor e este com um sorriso cativante lhe estendeu a mão, pegou-a com delicadeza, beijando-a e ajudando-a a chegar no lugar marcado. Sim, vai dar tudo certo! É isso mesmo que ela queria e faria de tudo para começarem uma família linda e feliz.

      - Sim, eu aceito!


9 comentários:

  1. Dar tudo certo é o que todas as noivas desejam..Que assim seja pra todas! Lindo!! beijos,tudo de bom,ótima semana!chica

    ResponderExcluir
  2. Eu penso que casamento seja algo complicado de lidar, principalmente quando pessoa é muito introspectiva e preza demais sua privacidade. Porque, em verdade, são duas pessoas totalmente diferentes, com tipos de educação e hábitos diferentes que vão ter que dividir o mesmo teto (por sorte existe o divórcio) por um tempo indeterminado.

    ResponderExcluir
  3. Nunca casei, mas será que dá mesmo um desespero na hora de casar?
    É esperar para ver
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Que lindo!!! Nunca casei vestida de noiva em uma instituiçao religiosoa, deve dar um certo friozinho "entrar em cena". Mas nao sou chegada nisso nao. O que gostei muito foi do teu texto, cada vez mais bom ( difente de melhor) Bom ao quadrado, enfim. Melhor que melhor.
    Sabia avózinha. É preciso uma porção de coisas para viver junto, mas tolerancia zero para humilhaçaõ e agressa.Nesse caso, corra Penelope, teu principe estará em outra estaçao.
    Penso que esse sim, aceito tem alguma relaçao com um futuro proximo. Texto reflexivo sobre o proprio eu, como alias, a maioria de todos nos, como nos sonhos. Beijos e muitas felicidades.
    Pauline Herbach

    ResponderExcluir
  5. Oi Clara!
    O amor sempre fala mais alto! Seu conto me lembrou o casamento do sobrinho de meu marido no início do mês. Eles fizeram um casamento bem divertido e diferente, é um casal que emana uma felicidade bem genuína e na hora do sim ela disse um sonoro Sim que ressoou(Simmmmm) na igreja, quase fez eco, foi muito legal.rssss
    Beijinhos e uma alegre semana!

    ResponderExcluir
  6. Acho que é normal fraquejar e mesmo por um instante sentir-se insegura da decisão, mas nada como olhar nos olhos do amado e ver dissipar todas as dúvidas; O amor tem esse poder de nos anestesiar e pensar na eternidade. Boa semana! Beijus,

    ResponderExcluir
  7. Acho que esses minutos antes faz com que passe um turbilhão de dúvidas, um filme na cabeça, como se tudo estivesse a um passo da mudança. Brilhante o texto! bjssss Clarinha!

    ResponderExcluir
  8. Dúvidas só começam a acabar depois de se comer um quilo de sal juntos, já dizia minha avó!
    Acrescento que outras dúvidas podem aparecer, mas aí se come outro quilo sal.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!