sábado, 12 de maio de 2012

Blogagem Coletiva - Esmalte e Maternidade



Gente, a foto ficou péssima, mas minha lindíssima e poderosa máquina fotográfica tem vida própria e deve estar de TPM, porque não quis funcionar de jeito nenhum! Então usei o celular.

Mas acho que dá para ver a cor do esmalte Ludurana, Lindeza, e as figuras dos meus filhos: Amanda, de 17 anos e Leonardo, de 16. Lindos e loiros e... a cara da mãe, né, gente?

Maternidade: não tive experiência maior em minha vida do que ser mãe. Nasci para ser mãe, amo filhos e teria mais alguns... quem sabe, né? Não meus, porque não tenho mais idade, mas tantas crianças por aí, carentes de família.... Bem, o futuro é um mistério, que pode mudar à qualquer momento.

Quando tive minha filha, a sensação foi de um milagre de Deus. Como pode nascer do nosso ventre, um serzinho tão frágil e ao mesmo tempo tão forte? Não tem como não se emocionar, vendo aquela carinha sujinha, olhos arregalados procurando entender o que acontece do lado de cá...

Depois, quando cheguei em casa com aquele embrulhinho rosado e branquinho, coloquei-a no berço e perguntei? - E agora? O que eu faço? - Vai fazendo o que o bebê precisar.... ele avisa do que precisa.

Mãe tem o sexto sentido e adivinha o que o bebê precisa, qual choro é para quê, quando é birra e quando é carência... um elo que se forma e que nunca mais é desligado. Nunca mais dormimos sossegadas, nunca mais nos importamos conosco primeiro, nunca mais somos as mesmas. Deixamos de ser mulheres e nascemos mãe.

Depois, quando meu filho nasceu, já estava mais sossegada e já sabia como fazer. Só que agora eram dois, com pouquíssima diferença de idade um do outro.

Bem, só sei que o amor foi tanto, que abri mão de carreira profissional para cuidar de minhas crias. E fiz o que tinha que ser feito.

Agora....

O outro lado da moeda...

Filho cresce, e tudo o que nós mães cansamos de repetir, ensinar, encaminhar, de certa forma (não todos), vai por ralo abaixo. Mas que coisa! Mesmo depois de grandes, ainda temos que ficar lembrando do que precisam fazer... isso é um saco!

O que mais me irrita: quando vou acordá-los de manhã e ficam enrolando, voltam a dormir e tenho que ficar chamando-os toda hora, para não perderem o horário.

E quando vão a algum lugar de ônibus? Acham que o ônibus circular vai chegar no ponto e esperar por eles.... Isso me irrita profundamente, ter que ficar lembrando a hora que o ônibus passa.

O pior: a bagunça de filho. Minha filha é baguncenta demais, o quarto dela parece que passou um tornado e tirou tudo do lugar. Para caminhar lá, tenho que ficar pulando todos os sapatos, que ficam jogados por todo o quarto, e o guarda-roupa se muda de mala e cuia para a cama dela. E para dormir? Ou ela empurra num canto, nos pés da cama, ou coloca tudo uma em cima da outra e sobre uma banqueta que tem lá. E a roupa fica equilibrando para não tombar. Isso é caso de morte!

Agora, meu filho é organizado, mas calado demais. Pergunto algo a ele, e acho que ele responde mentalmente, pois não ouço. Então tenho que ficar perguntando de novo, num tom mais alto, só para ele sair falando depois, que eu fico gritando com ele. Affffff... isso cansa demais...

Bilhetes: já espalhei milhares pela casa, lembrando deles o que pode e o que não pode, já que vivemos aqui, então quem arruma tudo sou eu, e quem dita as regras da organização também sou eu! Mas que nada! Onde Amanda passa, deixa uma lembrança dela no lugar....

Bem, acho que hoje já está de bom tamanho, mas aproveitei a carona da Blogagem da Fernanda, que convido vocês a visitarem, para falar do dia das mães e desabafar um pouco.

Feliz Dia das Mães!
Saúde, Paz, Paciência, Persistência, Perseverança, Amor, muito Amor pelos filhos nossos de cada dia!


22 comentários:

  1. Clara,
    Seus filhos são lindos! Enormes!!! Adorei a sua definição de o que é ser mãe! E olhe, experiência própria: eu era mega hiper super bagunceira qdo jovem, agora sou organizada! Muda, é a adolescência ! Agora, filho calado para adivinhar o que esta pensando, ninguém merece!!!
    Beijos e feliz dia das mães!
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Oi mãezona!!! Linda homenagem/reflexão!

    Filhos lindos mesmo! Clara já te falei que o meu filhote mais velho se chama também Leonardo?

    Tenha um dia especial junto das suas crias...Ah! Tem flor do cerrado p/ vc no cafofo.

    Feliz todos os dias das mães! Beijãooooooooo

    ResponderExcluir
  3. clara, adoro ler e seu post me presenteou com uma delícia de leitura...com o tempo acabei usando fundamentalmente a imagem em meus posts para pinçar a atenção de meus leitores que, por consequência, acabam lendo o que sou realmente depois do passeio pelas fotos... hoje em dia já aprendi a ser £èo tb qdo produzo imagens, e isso foi um enorme passar por cima de meus conceitos de comunicação...a vida é assim...reciclar post(uras)é uma costante...blogueiras são produtoras em potencial e têm consequente responsabilidade pelo efeito que produzem qdo interagem...parabéns...vc produziu coisas lindas em mim...lindo dia das mães pra vc e cia...
    http://coisinhasdleo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que lindos filhos.
    É bom relembrar momentos tão especiais.
    Feliz dia das mães pra você !!!
    Bjks
    http://makeviagem.blogspot.com.br/2012/05/esmalte-e-maternidade.html

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do seu post, ainda não cheguei na segunda fase e aqui em casa são 3, será que dou conta?
    Beijosssssss e bom dia das mães pra vc amanhã!

    ResponderExcluir
  6. Adorei tua visão super real da maternidade!

    Seus filhos são lindos!
    Feliz dia das Mães!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  7. Oi Clara, feliz Dia das Mães.
    Saúde e muita paz interior.

    "Mãe - uma sílaba só
    Com sentido tão profundo!...
    Deus ajuntou em três letras
    Toda a riqueza do mundo.
    " - Luiza Amélia

    ResponderExcluir
  8. Credo, ter filho aodlescente deve ser um desafio de paciência imenso! Tremo só em pensar que daqui a pouco os meus crescem e vão ficar assim. Coragem, Clara!

    beijooo

    ResponderExcluir
  9. Muito legal seu post. No quesito bagunça minha mãe não pode reclamar, pq a chata da organização em casa sou eu. Acho que teria pesadelos se tivesse que dividir minha cama com um monte de roupas emboladas, credo. Pq alguns meninos são assim tão quietos?! Enigmas da humanidade. Feliz dia das mães, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Mãe como todas as outras rsrsr exatamente como lembro de minha mãe e como sou um pouco tb.
    Feliz día das mães!
    beijo

    ResponderExcluir
  11. Ahhhhhhh Clarinha! Seus filhos são lindos, amei o post cheio de amor e divertido, dei risadas aqui contigo... hahaha :P
    Beijo, beijo queridona! E feliz dia das mães! ;)
    She

    ResponderExcluir
  12. Ahhhhhh amei o esmalte...rsrs :P

    ResponderExcluir
  13. Vixe concordo em gênero, número e grau.tenho 1 de 10 anos e outro de 5..vejo o que me aguarda no futuro próximo..vivo por meus filhos e sei que minha luta ainda está longe de terminar kkkk por isso vou rezando a Deus e pedindo paciência SEMPRE rsrsr Beijos e um Dia das Mães maravilhoso..hoje estou estreando na BC

    ResponderExcluir
  14. Oi Clara,
    seus filhos são lindos e enormes. Eu também nasci para ser mãe e queria ter mais filhos.
    Lindo o esmalte.
    Uma ótima semana para você.
    Um dia das mães maravilhoso.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Acho que tudo está equilibrado. Um bagunça, o outro arruma. Um é quieto, o outro mais dinâmico! Você é a mãe, deve curtir com alegria, e ponderar quando preciso. Eu tenho saudades da casa com filhos! agora fica um vazio!.
    Tenha um feliz dia das mães!

    ResponderExcluir
  16. Oi Clara!
    rsss
    Só você menina!
    Sua homenagem bem humorada foi maravilhosa, nada como uma boa pitada de realidade,afinal amamos, mas nem tudo são flores, heim?rsssss
    Você é ótima!
    Beijinhos, um domingo especial e um feliz dia das mães!

    ResponderExcluir
  17. Evidente que seu comentário e carinho comigo me emocionaram, né?! rsrsrs ;) Obrigada, viu?!
    Beijo, beijo!

    ResponderExcluir
  18. lindos seus filhos! rsrsrs
    feliz dia das mães!
    http://anacristinap.blogspot.com.br/2012/05/esmalte-e-maternidade.html

    boa semana, bjo bjo

    ResponderExcluir
  19. Clara,que legal sua participação!Adorei a foto dos seus filhos: muito lindos!E achei graça quando falou que acha que seu filho responde as coisas mentalmente,pois minha filha é igualzinha!...rss...ela aprendeu a falar bem cedo,mas ás vezes acho que esqueceu como é!....rss...bjs e felicidades,amiga!

    ResponderExcluir
  20. GOSTEI DA FOTO SIM, da para ver claramnte tudo que precisa:o esmalte e o rostinho dos teus filhos. Quanto as palavras magicas que a gente tem que ter em mente para nao pirar quando nao querer acordar na hora, obedecer, fazer liççao e o que mais for em cada fase, acho que voce listou bem. Zen.
    Beijos querida e boa semana! ( Estou feliz de ter um blog de novo)
    Cam

    ResponderExcluir
  21. Clara

    Acho que.Acho que , não. Sim eu tenho certeza que filhos são as jóias mais preciosas que temos no mundo.
    Que seria de nós sem êles?
    FELIZ DIA DAS MÃES
    Parabéns pelas suas lindas crianças.
    Vou voltar para ler os capítulos de seu conto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Olá Clara!

    Minhas meninas ainda são pequenas, mas acho que quando crescerem tambem vão ter essas diferenças de personalidade.
    e se puxarem os pais, as duas serão bagunceiras.

    As duas já tem seu jeitinho, desde a barriga.

    Vem ver minhas unhas, e também minhas bebês completando um ano de idade.

    http://eucomduas.blogspot.com.br/2012/05/esmalte-e-maternidade.html

    Beijos,
    Denise.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!