sexta-feira, 30 de março de 2012

A livre escolha

Puxa a cadeira e senta aí, vamos bater um papo...

Pense....

Como você lida com situações de sofrimento? Reclamando, chorando, xingando, se vingando, pensando, remoendo dias e dias um único dia que não deu certo? Resolveu, depois de fazer tudo isso?

Já pensou o que lhe causou o sofrimento? Já tentou combater a causa? Qual a causa? Uma escolha errada, uma palavra não pronunciada, um mal entendido, uma doença? Bem, não vamos entrar em doenças e nem em mortes (milagre eu não falar de morte!).

Hoje lendo um post de um amigo, o Marcelo Dalla, (leiam, é interessante o texto), gostei tanto que tive que mencioná-lo aqui. Ele conseguiu escrever tudo o que  penso a respeito do livre-arbítrio.

Todos nós sofremos algum dia nessa vida; doeu muito, choramos, e muitas vezes preferimos até a morte. Mas a vida passa e o passado fica para trás. A renovação é constante, quando permitimos que se renove cada dia.

Existem pessoas que são pessimistas demais, que reclamam demais, que agridem, que criticam, que são invejosas, arrogantes, doentes psicopatas... Com estas não podemos fazer nada. Ninguém é obrigado a suportar ou conviver com gente amarga.

Mas algumas pessoas que passam por sofrimentos, não sabem voltar, não acham o caminho de volta. E ficam amargas, rancorosas, sofridas, reclamonas, por um tempo. E o natural quando isto acontece: as pessoas se afastam porque ninguém aguenta ficar escutando lamúrias o tempo todo. E a pessoa fica cada vez mais deprimida, e se enfia num buraco escuro e não enxerga a saída.

Vocês já conheceram uma pessoa assim? Eu já! Várias! Também já fui uma assim, por anos. Sobrevivi, saí do buraco e hoje estou feliz.

O normal também é a pessoa nesta situação só ouvir o lado negativo que ela está tendo neste momento. Quer dizer, além de todo o sofrimento, ainda tem que ouvir das pessoas todos os defeitos que ela tem, o quão chata ela está, que precisa mudar, deixar para lá, blá, blá, blá....

Não é assim, penso eu. A pessoa realmente perde o rumo e não sabe como voltar. Não são todas as pessoas que sabem lidar com o sofrimento e críticas só atrapalham. É como jogar terra numa pessoa que está dentro do buraco.

Muitos dos nossos sofrimentos são provocados por nós mesmos. Simplesmente por pensar no outro, não querendo magoar o outro, não querendo contrariar o outro, que fazemos escolhas erradas. E escolhas erradas é claro que vai gerar um desconforto e um sofrimento. A vida é do outro, o outro é que escolhe. E a vida é de cada um e cada um é que escolhe o melhor para si.

Egoísmo? Não! Amor próprio!

Se você consegue pensar assim, se escolhe coisas que sabe que serão boas para você e não somente para contentar uma outra pessoa, você vai se amar, vai se respeitar e consequentemente vai passar tudo isso para quem estiver ao seu lado.

Não digo tomar decisões radicais, que passem por cima de outras pessoas, mas do gosto pessoal de cada um. Você não precisa comer jiló mesmo odiando jiló, só porque sua mãe que você ama tanto, faz o jiló com todo o carinho do mundo. Para sua mãe que está vendo você comer sem sofrer, está tudo certo, mas para você que está comendo sem gostar, está sofrendo por dentro. Mas come mesmo assim porque não quer que sua mãe sofra. Esses pequenos sofrimentos que carregamos ficam encravados em nossa memória e mais cedo ou mais tarde, vão voltar à tona. Aí o estrago é imenso. Agora, se você desde o princípio disser para sua mãe que adora a comida dela, mas não gosta de jiló, ela sempre vai se lembrar que o filho dela não gosta de jiló, sem sofrer.

E essas pessoas que ficam amarguradas por um tempo, como você lida com elas? Já tentou elogiar e dizer o quanto ela é importante, que essa fase ruim vai passar, que o sofrimento profundo e a felicidade plena sempre passam? Nada é constante na vida de ninguém. A pessoa que ouvir isso de você, pode não entender na hora, pode ficar até com raiva de ter escutado, mas com certeza, ela vai ficar pensando em tudo isso e vai começar a se lembrar de como ela era antes da perturbação momentânea. E vai chegar à conclusão de que o modo como ela está lidando com a situação não vai levá-la a lugar nenhum. E vai lhe agradecer pela compreensão.

As pessoas precisam é disto: de compreensão, de afeto, de carinho, de alguém que as ouça. De ter seu valor reconhecido e ver que vale a pena ser "egoísta" e fazer suas escolhas.

A vida é uma só e é muito breve. Quando se vê já se passaram cinquenta anos, como disse Mário Quintana. Vai desperdiçar? A vida do outro vale tão mais que a sua assim?

Um ótimo fim de semana!!!


O blogger está com um problema nos comentários. Vou ver o que é e se resolvo!
Desculpem!


Parece que já está resolvido.
Para nossa alegriaaaaaaaaaaaaaa!!!!

16 comentários:

  1. Lindo e verdadeiro seu texto.
    Hoje acordei sem vontade de consertar a humanidade.
    Beijos e bom dia!!!!
    Cam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem dia que não dá vontade mesmo, Cam...
      É tanta coisa que a gente vê por aí....

      beijos e ótimo fim de semana!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muito mara esse post. Adorei e vou compartilhar, viu?
    Beijinho e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. Oi Clara!
    Todo mundo já passou por algo assim na vida e parece mesmo o fim do mundo, uns continuam o caminho, outros ficam presos ao passado, mas qualquer mudança tem que vir de dentro mesmo, é de dentro para fora, é uma escolha de cada um, ir ou ficar. O pior é que quem fica se martiriza e martiriza os outros.rsss
    Beijinhos e um super fds!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! Acredito que o lívre arbítrio consiste em escolher o que fazer com o que a vida faz de nós.
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Acima de tudo, temos que ter amor próprio, isto é fazer o que puder pelo outro, mas não prejudicar a si mesmo.
    Beijos. Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  8. Minha queridaaaaaaaa! Mil vezes SENSACIONAL que está o seu post! Vale ser lido e relido milhões de vezes porque achamos várias pessoas nele e até, em alguns momentos de nossas vidas, nós mesmos! Muito, muito bom! Ahhhh e eu adoro o Marcelo Dalla! O acompanho há muito tempo, embora faça um tempinho que não vou lá... :(
    Beijo, beijooooo e lindo final de semana!
    She

    ResponderExcluir
  9. Adorei o seu post. Me fez refletir do jeito que eu sou...Penso muito mais nos outros que em mim mesma!
    Beijos e bom final de semana
    Adriana

    ResponderExcluir
  10. Olá Clara! Texto bem reflexivo, muito legal esse tema. Devemos viver e ser felizes, a vida é mesmo curta demais...

    Li o texto que citou sobre livre-arbítrio. Ótimo também!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Clara, sempre tento resolver mus problemas da melhor forma possível. Parabéns pelo post, muito legal. Bem reflexivo!!! Vamos ser felizes.
    Beijos e bom final de semana,
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  12. Oi Clara!
    Muito bom seu post...gostei demais!!
    Me deu vontade de imprimir ele na íntegra e entregar para uma certa pessoa que conheço...rsrsrsr.
    Tenha um lindo e abençoado final de semana.
    bjus

    ResponderExcluir
  13. Oi Clara...
    Parabéns pelo lindo post...Ótima reflexão para muitos...Otimo fim de semana!
    Nyan nyan
    Nina

    ResponderExcluir
  14. Clara,enquanto aguardo a segunda parte da sua história vim ler esse texto que serviu como uma luva pra um problema que estou tendo na minha familia,com uma pessoa que está assim,amargurada e não consegue se libertar!Agora já sei como conversar com ela!Valeu a dica!Bjs,

    ResponderExcluir
  15. Nossa!!! Show de bola!!
    É bem isso Clara...problemas são inevitáveis, mas a nossa reação e como encaramos é o que conta. Viver feliz ou viver amargurada?
    Eu acabei de chegar por aqui...criei um blog pra expressar um "problema" meu... na verdade é um tema que me incomoda pois não sei lidar...ai achei que escrevendo eu poderia colocar os pontos nos is. =)
    Prazer em estar aqui,
    Gabi

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!