quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quaresma


Sabe, eu tinha um certo medo da quaresma; desde sempre, na minha infância, nada se podia fazer ou comer, mas nunca me explicavam o porquê. Acho que nem eles sabiam.
Meus avós costumavam contar umas histórias medonhas, acho que só para passar medo em nós, os netos.
Diziam eles que às 00:01h da quarta feira de cinzas, os portões do inferno se abriam e todos os demônios teriam o livre arbítrio para irem e fazerem o que quiserem.
Que nesta época, haviam mais acidentes, mais assassinatos, mais brigas...
Que não se podia comer carne por conta disso: para o demônio não ficar nos rondando e querendo nos pegar...
Que não se podia dançar nem cantar, porque o demônio adorava isso, então diziam que as pessoas cantavam e dançavam com um par de chifres e um rabo...
Que não se podia falar nenhum palavrão, nem xingar, nem brigar com o irmão nem com o amigo, porque o era o demônio que estava por aí, atiçando a pessoa...
Que não se podia beber álcool (eles diziam pinga), porque aí sim, o demônio tomava conta mesmo...
Agora pensando com toda a minha maturidade, quando não queremos algo, é só não ficar lembrando, é só esquecer, não ficar falando...
Então se a quaresma é tudo isso mesmo, é mais um motivo para nos lembrarmos de Deus, e não ficarmos lembrando que o demônio está solto por aí. Que mal ele poderia nos fazer? Entrar no nosso corpo? Falar por nós?
Quem sabe disso?
Eu prefiro me concentrar nas minhas orações, não como carne por uma questão de respeito e por penitência que faço a vida toda, mas agora eu sei o porquê da penitência.
E, claro, nos lembrarmos do sofrimento de Jesus, que veio como humano e que sofreu todas as dores de um humano e mais ainda, muito mais sofrimento que nós, que vivemos reclamando de pouca bobagem do dia-a-dia. Tempo de reflexões, de meditações, de orações e recolhimentos no nosso íntimo, e quem sabe, traçar metas para uma vida que pode se iniciar agora, amanhã ou depois de amanhã. Nós decidimos quando.
Eu clamo a Deus todos os dias e não me lembro que algum demônio possa estar por aqui me rondando. Mas se estiver, vai saber que eu tenho um protetor que me ama muito e que me protege. Deus!
Que Deus esteja sempre conosco, todos os dias, todas as horas, que não nos abandona nunca!
Amém!

10 comentários:

  1. Lindo e Ele não nos abandona!!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Deve ter sido dificil conviver com isso. Criança ja tem por conta propria seus pensamentos mágicos, para bem ou para mal, ja inventam suas historias e acham que as coisas vao acontecer de forma mágica mesmo. Agora imagina com os avos- autoridades queridas- contando essas coisas todas. Eu tb teria muiiiiiiiiito medo. O bacana de tudo isso é que voce soube se reinventar e para essa historia dar um novo sentido mais bonito.
    Beijos e ,, feliz ano novo no Brasil!

    ResponderExcluir
  3. Olá,queria Clara
    Deus nos ama com tanto amor que até nos surpreende...
    Incomparável!!!
    Bjm de paz e harmonia

    ResponderExcluir
  4. Clara,
    também tinha medos de quaresma e até hj não como carne nesse dia e respeito mesmo. E tento receber as cinzas. E durante a quaresma vou tentar fazer algum sacrificio que ainda não pensei em qual.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Oi Clara! Tudo bem?
    Na minha família não tinham essas tradições. Na verdade, acabei de descobrir o significado da 'quaresma' lendo o seu post, que gostei bastante.
    Jesus foi tentado no deserto por 40 dias antes da Páscoa, o que coincide com a quaresma.
    Mas precisamos nos lembrar de duas coisas importantes: 1) Jesus venceu as tentações e 2) As tentações do diabo nos acompanham o ano inteiro e não apenas neste período pré-páscoa. Mas, como você disse, Deus não nos abandona e com Ele ao nosso lado também podemos vencer as tentações, independente das tradições criadas pelo homem, como não comer carne. Mas, durante a quaresma ou em qualquer época, fazer jejum pode ser uma coisa muito boa, se for sempre acompanhado de propósito e oração.
    Saudade de você!!!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde!

    Quaresma, tenho muitas tentações e provocações neste tempo, estou segura pq sei q Deus esta comigo sempre e eu não tomo nenhuma atitude nesta epoca... iaracicarelli@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Iara Cicarelli!

      Bem vinda!!!

      Deus está sempre conosco, em todos os lugares, a qquer hora...
      Beijos

      Excluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!