quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

E a sacolinha caiu na boca do povo...


O dilema agora: a proibição do uso da sacolinha nos supermercados.
Pergunta: só supermercados? E nos outros estabelecimentos?
Eu poderia ter pesquisado antes de fazer a pergunta, mas nem é tão importante essa informação.
A questão é mais embaixo...
É certo que o planeta precisa urgente de ser cuidado, bastando com isso, abrirmos mão de alguns privilégios. A sacolinha plástica é um deles. Mas não é só isso. Existem inúmeras coisas que precisam sumir do planeta para que ele tenha uns bilhões de anos a mais.
Acontece que alguns estabelecimentos estão confundindo as coisas: em alguns lugares a sacolinha não existe mais - aqui em minha cidade está assim - mas em alguns lugares ela continua, só que agora é cobrada do consumidor.
Se ela é proibida, é para ser eliminada do estabelecimento e não para dar algum tipo de lucro à este. Ou não?
Se for para vender, que vendam aquelas sacolas de material reciclado, maiores e que tenham uma maior duração e que não vão para o lixo.
Agora tudo é uma questão de costume do consumidor. Claro que muitos estão reclamando, eu também já reclamei, mas podemos pensar num todo e não só em nosso bem estar. Eu reclamei sim, quando fiquei sabendo que estão cobrando pela mesma sacolinha, e reclamei também que não abaixaram o preço de nada quando a eliminaram. Coisa difícil abaixar o preço para o consumidor, não é?
Agora, pensando mais adiante: e as outras embalagens de plástico? Como pacotes de arros, feijão, macarrão, shampoo, cremes,  e quase tudo que existe que vem em embalagem plástica? Vão continuar? Não seria uma hipocrisia isso? Alguém tem alguma informação?
Será que, daqui a algum tempo, vão acabar também com as embalagens PET? Não digo só refrigerante, mas todo o resto como óleo, desinfetante, detergente...
E pensar que tudo isso é por pura falta de educação da população que não tem bons modos na rua.
Eu me lembro que os sacos de supermercado eram de papel, o embrulho em que comprávamos o pão na padaria era papel, o embrulho do pacote do macarrão era aquele papel roxo, refrigerante era em embalagem de vidro - já está voltando essa embalagem retornável, a capa do caderno da escola era encapado com papel pardo, o óleo era em embalagem de lata - todos eram em lata, e muitos outros eram assim.
Será que vão voltar tudo? Seria uma solução.
E para as pessoas que reclamam onde vão colocar o lixo, uma sugestão: coloquem nas caixas que os supermercados oferecem de graça; geralmente elas já vêem com tampa, é só colocar e fechar a tampa. Só precisamos ficar de olho nesses trabalhadores com reciclagem para não pegarem a caixa e jogarem o lixo na nossa calçada. Pelo menos aqui na minha rua, eles rasgam a sacolinha que colocamos o lixo, pegam o que tem de reciclado e largam o lixo todo aberto. Eu separo o lixo reciclado sempre, mas costumam abrir o outro lixo só para ver o que tem dentro e largam lá, enchendo de moscas e caindo na calçada.
Apesar de tudo o que falam, de todo o medo que os cientistas e pesquisadores (o que mais tem nesse mundo é pesquisador), eu ainda acredito no ser humano, e sei que de alguma forma vamos reverter essa situação.
A Terra deve passar por mudanças, em alguns lugares, mas, acabar toda a água doce, destruir a Terra com o efeito estufa, eu não acredito nisso não.
Vamos fazer nossa parte, não custa nada!
E ficar de olho, porque mané querendo levar vantagem em toda mudança drástica, isso tem aos montes.


Ficar de olho, ficar de olho!!!!!

15 comentários:

  1. Como sempre, ficar de olho aqui no Brasil é preciiiiiiiiiiiiiiiiiso!!!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Clara, não são só as sacolinhas que maltratam o meio ambiente, muitas outras coisas também, como você disse, o pior de tudo é a falta de educação d população, essa não tem jeito.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Aqui em Fortaleza ainda não mudou nada. Ainda tem as sacolinhas sim. Não sei até quando. Mas quando vou a outros locais, tipo farmácias, peço os remédios para por logo dentro da bolsa e não utilizo a sacola. Cada um fazendo a sua parte melhoraria e muito.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Oieeeeeeeeeeee!!!

    Quero ver eles acabarem com as PET da Coca Cola!!

    Quanto a água doce, no Brasil existem inúmeros aquíferos. O maior e mais importante deles é o Guarany. Fica na região sul do Brasil e pega boa parte de São Paulo. Tem uma grande profundidade, uma grande extensão e a melhor qualidade é que é um aquífero renovável, com o solo bastante permeável. Sabe quando ele vai acabar? NUNCA!!!

    O problema é que não vendemos água como o oriente médio vende petróleo. Nossa água é muito mais importante que o petróleo. Para o petróleo existe alternativas, para a água não.

    Vamos exportar água????

    Ahhhhhhhhhhh.....serve para tomar banho também....experimenta....vc vai gostar. Banho faz bem pra saúde, viu Sugismunda???

    ahahahahahahahahahhahaahhaah....

    KK

    ResponderExcluir
  5. As autoridades quando tomam uma decisão deveria ser geral e não só para o povo.As indústrias continuam utilizando o plástico como embalagens em seus produtos, normalmente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Querido fofo anônimo... KK

    Eu sou uma exímia defensora do planeta, portanto, banho só aos sábados!!!!
    hehehehehehehehehehe

    ResponderExcluir
  7. Clara, aqui na cidade tem uma rede de supermercados que dá desconto para não usar sacolas plásticas. A quantia é bem pequena, mas é uma forma de incentivo, né?
    O que mais me preocupa nessa história toda, não é apenas preservar e reutilizar, mas tem que haver uma forma de reiniciar tudo.

    Como sempre um post oportuno.

    Xeros

    ResponderExcluir
  8. Coberta de razão, Clara. Sempre reclamamos de mudanças, ams alguma coisa tem que ser feita quanto a essas sacolinhas. Aos poucos se chegará a um bom termo, acho, né? rsrs Só que aqui o "aos poucos" pode durar anos...
    Aqui em BH as sacolinhas estão proibidas desde abril do ano passado.
    Beijo!
    (voltei, viu? www.luciahsoares.com)

    ResponderExcluir
  9. Pois é Clara, o que falta mesmo é educação...se todos cuidassem...recilassem...ficaria muito melhor...e as sacolas não podem ser recicladas?!É plástico...
    Vamos ver no que dá né?!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ah!
    Obrigada por ter ido no meu outro blog!!!Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Clara,vc sempre consegue escrever bem aquilo que pensamos1Eu concordo que as sacolinhas devam sumir,mas não só elas e não para vender e dar lucro a comerciantes!Quero coleta seletiva de lixo e educação ambiental em minha cidade,sem isso não há ecologia,mas patifaria!...rss...bjs,

    ResponderExcluir
  12. Querida
    Isso não tem me afetado pois já tinha o costume...

    Aproveito o ano eleitoreiro:

    Oi
    Estou convidando para seguirem o novo blog da Rosélia (Orvalho do Céu)
    Ela perdeu os blogs e está refazendo os mesmos com novos endereços.
    Obrigado por nos ajudar.

    http://poesia-espiritual.blogspot.com/
    http://espiritualviagem.blogspot.com/
    http://espiritualmaria.blogspot.com/
    http://espiritualmimo.blogspot.com/
    http://idade-espiritual.blogspot.com/

    Se puder repasse a seus amigos.
    Queremos que os blogs atinjam o mesmo número de seguidores.
    A Rosélia merece esse carinho de nossa parte.

    Agradeço de coração

    Sonia

    Bjm de paz e esperança

    ResponderExcluir
  13. Amei teu texto Clara!
    Talvez leve um tempo mas já é um começo.
    E o planeta agradece.
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Pois é Clara, eu tinha lido este texto hoje antes de ver seu comentário, não consegui comentar quando li. E não é que as sacolas deram o que falar mesmo? Coitado do consumidor que é praticamente obrigado a fazer o que determinam...

    Abração Clara!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!