sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Abrindo o vidro de palmito

Pegando a onda de Pereirão, interpretada por Lília Cabral na novela Fina Estampa...
Já escrevi a respeito neste post Sozinha sim, por que não?
E hoje é bem mais comum a mulher ser arrimo de família, ser o homem da casa. Eu sou uma delas.
Acho que já me acostumei a viver sozinha, e agora com meus filhos já adolescentes, fica tudo mais fácil.
Me viro bem aqui com tudo, até em abrir o vidro de palmito: é só enfiar uma faquinha na tampa e deixar o ar entrar um pouco e fica fácil abrir.
Agora, tirar a rolha da garrafa de vinho, não tenho forças, e quando meu filho ou meu genro não estão, peço para o vizinho. Sem problemas.
Desde sempre eu nunca fui de ficar pedindo coisas aos outros. Não tenho paciência de ficar esperando a vontade alheia para fazer algo que eu quero na hora. Faço eu mesma.
A não ser quando é um trabalho pesado, que requer força física, muito sacrifício, ou então no telhado, aí eu não dou conta.
Fico imaginando quantos "Pereirão" tem por aí...
É bom aprender, é bom saber das coisas, é bom perguntar e saber o funcionamento de tudo. Quando estamos sozinhas, temos que nos virar mesmo.
Se isso é mérito? Não acho!
Posso me considerar uma mulher forte nesse ponto. Independente. Mas não quer dizer que não precise das pessoas, claro que preciso, eu não sou só um corpo, tenho sentimentos e carências.
E, vamos combinar, eu economizo uma boa grana com isso. Tenho uma caixa de ferramentas e sempre faço uso. Até um pequeno serrote eu tenho.
Isso tudo vai além de só fazer consertos em casa; o mais difícil é a responsabilidade de cuidar de uma casa, um lar, educar filhos, tomar decisões, pensar rápido e agir da melhor forma possível, ou seja, nos dividir em múltiplas pessoas para dar conta do recado, de todos os assuntos, todas as decisões.
Nem sempre eu sei qual o melhor caminho, qual a saída, a solução; não gosto de programar coisas a longo prazo; não sei o que vai acontecer. Sou super controlada com a situação financeira, que é bem apertada mesmo. Se não me segurar, alguém fica sem receber, e esta é um situação que me tira o sono.
Filhos.... ah, os filhos... a melhor coisa e a mais difícil de lidar. Não que discordamos, não é isso; mas são jovens, querem ganhar o mundo e a responsabilidade na educação deles é toda minha. O pai está sempre por perto, mas sempre chega quando o trabalho já está feito. Quem tem filhos sabe que desde que nascem, temos que ter a paciência de repetir todos os dias as mesmas coisas, falar sempre as mesmas coisas e, mesmo depois de crescidos, parecem que esquecem o que aprenderam e temos que começar tudo de novo, repetir, falar, falar, falar...
Coisas da juventude, que acham que são imortais...
Mas eu acho que consegui atingir os objetivos: hoje são pessoas de bom caráter, já trabalham, estudam, enfim, estão encaminhados.
Não sei se algum dia vou ter paciência para me casar de novo, conviver com outra pessoa 24h., não sei...
Nesse momento estou bem sozinha, tenho liberdade, não tenho que dar satisfação à ninguém, não tenho que escutar nada de ninguém; por outro lado, é ruim, às vezes, não ter com quem compartilhar uma vida, uma cama, uma decisão, um passeio...
Mas também não estou preocupada com este assunto. Se algum dia acontecer, se valer a pena, por que não?
Isso é amanhã e por enquanto eu vivo o hoje.

11 comentários:

  1. Lindo passeio pelos teus pensamentos.Desde o meter a mão na massa que temos que aprendder(eu me meto em tudo.Até instalações elétricas.Apenas não tenho coragem de ligar pra testar,srrs.Espero alguém:o maridão!!!)

    E que bom que estás bem assim.Isso é o que vale! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Yes!
    As mulheres estão cada dia mais independentes e seguras em relação às coisas do dia-a-dia...às pequenas tarefas do lar....
    E saber fazê-las dá ainda mais independência e economiza uma grana.
    E pra isso nem precisa de marido: chama um eletricista....de repente...rs
    Giuseppe

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Chica!!!

    Eu me meto em instalações elétricas também, e tenho mania de consertar eletros.... depois eu ligo e queima tudo de vez!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu quando quero fazer alguma dessas coisas rotineiras em minha casa, eu contrato um engenheiro.

    Vcs deviam fazer o mesmo!!!!!!

    hahahahahhahahahahahahhaha...

    KK

    ResponderExcluir
  5. Minha querida...Pra variar eu AMEI! O importante, minha Linda, é vc estar bem com vc mesma e aceitar inclusive a carência qdo ela pintar, vc é humana e faz parte às vezes sentirmos a necessidade de ter alguém, normal. Mas qdo estamos bem com a gente mesma até a carência chega de forma diferente. FATO! ;)
    Beijo, beijoooo
    She

    ResponderExcluir
  6. Giuseppe...

    conhece algum bom eletricista????
    ou alguém que suba no telhado pra mim? rsrsrsrsrsrs
    mas acho que eu quero alguém que abra o vinho pra mim, sempre....

    Beijosssss

    ResponderExcluir
  7. Eita KK....

    Vou contratar um engenheiro sim...
    Já tenho até o contato dele...
    hehehehehe

    ResponderExcluir
  8. She, querida...

    Eu já nasci independente, ou fiquei independente na marra, não sei...
    O que eu sei é que estou muito bem comigo, e se aparecer alguém vai ser pra me acrescentar e depois dividir comigo. Mas enquanto isso, vida que segue.

    Beijossss

    ResponderExcluir
  9. Parabéns por conduzir tão bem a sua vida. Viva o hoje, sempre desta forma bonita como vem fazendo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. oi Clarinha
    puxa, acho isso muito legal
    você criou os meninos sozinha, sendo corajosa sempre.
    Admitindo suas dificuldades e sabendo de suas melhores qualidades.
    parabens Clara,
    venceu e hoje pode ver os meninos tão bem, né
    beijinhos procê

    ResponderExcluir
  11. Olá! Boa tarde!
    Vim agradecer a sua participação e seu comentário,em meu blog! Muito obrigado! Fiquei muito feliz!
    Quanto ao post: penso, que: tudo na vida, é coragem e determinação, além é, claro da fé!Sozinha,mas nunca deixar que a solidão sufoque, e sim, sufocar a solidão...
    Bom final de semana!
    BYE!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!