quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Eterna criança

Mais um ano que está indo... Crianças não tenho mais em casa, quer dizer, filhos são sempre crianças...
Fico aqui lembrando de minha infância, do que gostava, do que fazia, do que sentia...
O que mais me marcou a infância foi a solidão. Infelizmente. Tinha minhas amigas, mas dentro de casa era só, brincava só, não conversava, era sempre repreendida, pais sisudos, mal humorados, bravos... Mas como toda criança, era feliz e me virava com o que podia.
Bonecas eu tive poucas. Até hoje tenho duas: a beijoca, uma pequenininha que eu a chamo de boneca da banheirinha porque vinha junto uma banheirinha cor de rosa e uma outra também a Susie, que não tenho mais. Minha paixão de infância era as bonecas. E fazia roupinhas para elas. Mas de papel, porque minha mãe não me deixava mexer com agulha. Então eu cortava o papel e colava com sabonete. Durava pouco tempo, mas adorava brincar disso.
Também tinha os brinquedos de dona de casa: fogão, louça, panelinhas, até batedeira e liquidificador que funcionavam à pilha. E uma amiga minha tinha um forno à pilha que funcionava de verdade. Mas isto era um luxo que não me pertencia.
Eu brincava demais, o dia todo, minha casa era bem simples com um quintal imenso com pé de abacate, pêssego, milho, limão e flores, muitas flores. Era o meu canto preferido.
Desde aquela época eu já inventava moda, imaginava coisas e criava onde já não tinha mais o que criar. Pegava uma latinha e fazia um brinquedo, ou então um chuchu e espetava quatro palitinhos nele e virava um bebezinho, fazia um barro mais durinho, colocava nas forminhas, desenformava e enfeitava com flores virando um bolo de aniversário. Isso eu adorava mesmo.
Depois veio a época de escola e tudo foi ficando mais escasso.
Uma paixão que tinha era bicicleta, mas nunca a tive. Nem por isso deixei de aprender a andar. Usava emprestada de uma amiga e aprendi sozinha, na rua.
Era muito tímida mas mesmo assim era fácil de me enturmar. Na escola sempre tinha a turma da "matança" e eu era uma das boas. Depois veio a era do vôlei que também era boa. E do basquete... era péssima.
E o que eu gostava de comer nessa época?
Minha mãe fazia bolos para vender, e eu sempre ficava com as beiradas que ela tirava... e rapar a tigela com a massa crua, que adoro até hoje.
Comida simples, mas que gosto até hoje: arroz, feijão, carne moída e ovo frito. E vez ou outra, batata frita. Ah, para mim não precisa de mais nada. E também de vez em quando, tubaína guaraná maçã. Ainda hoje, quando vejo no supermercado, agora em Pet, sempre compro. Adoro!
Eu não sou boa cozinheira, mas naquela época, eu já aprontava as minhas na cozinha.
Sempre que minha mãe saía e me deixava só em casa, eu pegava banana, cortava em rodelas, e colocava açucar pra derreter e jogava por cima das bananas. Ficava uma delícia. Engraçado que já tentei fazer igual e não consegui. Acho que perdi a mão das bananas com açucar queimado.
E tem também o lanche da escola que não esqueço e que gosto até hoje: pão com ovo frito.
Isso sem falar do bolinho de chuva de minha avó e também do chá de "cheiro" que ela fazia. Depois de muitos anos que fui descobrir que esse chá era água fervida com açucar. Mas o amor era tão grande que ficava uma delícia, que só ela fazia. E o pão caseiro? Ela me ensinou, mas não chega nem aos pés do que ela fazia.
Ah que saudades de tudo isso...
A gente cresce, conhece outros sabores, outros valores, mas a infância, seu sabor, seu cheiro... isso fica para sempre!
E vocês? O que mais marcou a vida de vocês?

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Dia de Nossa Senhora Aparecida.
Eu, desde que me entendo por gente sou devota dela. E mesmo não tendo a religião católica na infância, sempre recorri à ela e sei que fé não se explica, mas sempre me senti acolhida por essa mãe de todos, o seu carinho, a sua atenção, o seu cuidado. Não sei explicar, mas sinto tudo isso.

19 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida
    Gostei muito do final que deu ao seu post... lindo!!!
    Tenho cores e sabores da minha infância e me fazem reviver na atualidade... inesquecíveis!!!
    Bjm de paz e ótimo feriado!!!

    ResponderExcluir
  3. Rosélia, que bom se todos conservassem a criança dentro de si...
    Eu a tenho sim, sempre!

    Ótimo feriado pra vc também e que Nossa Senhora nos cubra com seu manto!

    Beijossss

    ResponderExcluir
  4. Desde cedo quero vir aqui, mas uma coisa outra, só cheguei agora, mas a tempo de lhe dar um imenso abraço do Dia das Crianças, você que ama a companhia delas! Lindo seu post! Tanta recordação bonita que as feinhas a gente atropela!

    Ontem fui à Distribuidora de bebidas comprar água e deparei-me com a Itubaína seria a mesma Tubaína sua? Claro que trouxe a de guaraná. Não conhecia. Adorei! rsrs

    Girassóis no seu dia.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Clara...
    As nossas vivências marcam para sempre a nossa vida!
    Eu também tive uma boneca beijoca... Mas a Susie era a minha preferida!
    Os bons aprendizados que adquirimos nessa epoca nos torna muito que somos hoje... E a minha avó também foi uma pessoa muito marcante... Sinto imensa falta dela!

    Que a criança em nós faça sempre festa...e nos inspire a VIVER!!!
    Um beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  6. Clara,
    tivemos muito em comum.Tbém fui filha única de pais sérios, mas como vc, me virei bem nas traquinagens da infância.Afundei nas leituras, brinquei muito com minha Beijoca e a minha Susie e havia uma outra magricela,que ganhei de meus padrinhos que tinha uma cartela de roupinhas, o máximo. Adorava tbém as bonecas de papel,pelo mesmo motivo, as roupinhas que acompanhavam e podia-se trocar toda hora. Tive boas amigas. Joguei muita queimada.Brinquei de pique-esconde,andei de bicicleta e fiz comidinha de restos de arroz, sobras de bolo e biscoitos Maria.
    Foi bom ter resgatado essas lembranças. Gostei da brincadeira, viu?
    Bjos mil,
    Calu

    ResponderExcluir
  7. Lindo post e desejo um lindo dia, com aquele sabor das recordações...beijos,chica

    ResponderExcluir
  8. Celina, tubaína guaraná é uma delícia, docinha.... hmmm..
    E boas recordações, que bom que as temos, né...
    Quero te dar outro abraço apertado, tipo de filha pra mãe, filha pra tia, filha pra madrinha, filha pra amiga do peito, amiga pra amiga, coração com coração, não importa, tem que ser bem apertado até a gente gemer e não conseguir respirar.

    Beijos, amiga querida!

    ResponderExcluir
  9. Tatiana, eu sinto muito a falta de minha avó, saudades...
    Lembranças boas que temos e até hoje minha beijoca está inteirinha, até com os cachinhos loirinhos....
    Não podemos mesmo perdar a criança que nos acompanha!

    Beijinhos pra vc também...

    ResponderExcluir
  10. Calu.... a boneca de papel....
    Que coisa, como fui me esquecer dela, que a gente prendia a roupinha pelos ombros e cinturas delas...
    Mas as roupinhas de papel que eu fazia era de revista velha... Adorava...

    Bela lembrança essa... adorei!
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  11. Chica, eu acho que vc deve ter aprontado muito também na infância...
    Imaginação criativa que tem, só pode ser resultado de uma vida rica de recordações.

    Um beijo enorme pra vc...

    ResponderExcluir
  12. Clarinha,
    sabe que hoje lembrei-me bem de vc? E por quê? Pois vc personifica , não a criança, mas o amor , a pureza, a imensa alegria. uma alegria que consegue superar tudo de triste, de ruim, toda energia negativa me parece que explode em luz quando chega perto de vc!
    Amei a tua história.
    Aliás, seu talento como Contadora de Histórias é imenso.
    Todo Conto seu nos prende até o final!
    Ahhh... e essas roupinhas de boneca de papel coladas com sabonete é bem tua carinha... criativa demais!
    Amei a Clarinha pequenina, mesmo com os revezes da vida.
    Ela vive linda até hoje!
    Beijos no seu doce coração.

    ResponderExcluir
  13. Tua infância teve essa solidão mas também coias muito boas que recordas até hoje. da mnha infãncia eu lembro que era feliz...muito feliz.

    Hoje...quem dera poder voltar ao passado....

    Te abraço

    ResponderExcluir
  14. Oi Clara que bonito seu post. A infância sempre é saudosa nas nossas vidas. A minha foi de uma menina muito feliz, que aprontou muito, e as saudades bate na porta da minha vida todos os dias.Quantas lembranças!Um excelente resto de semana cheio de coisas boas. Bjs grande!

    ResponderExcluir
  15. Clara,lindas as lembranças de sua infancia!É verdade: os cheiros e gostos da infancia marcam mesmo pra sempre!Eu me lembro do cheiro dos cadernos e livros,o cheiro da escola....rss...adorei seu texto!bjs,

    ResponderExcluir
  16. hmmm... massa de bolo na tigela, lambida com o dedo, é claro!!! Delícia...
    Minha vó fazia pipoca na hora do almoço - acho que era pra incentivar a gente a comer - e até hoje eu AMO arroz e feijão com pipoca, ovo frito e salada de tomate =D
    Ah e aquele doce de bar que era uma bananada numa casca de sorvete mucha que vinha com uma pazinha de madeira... ano passado fui numa loja de doces e comprei uma caixa inteira disso... tão bom!
    Acho que vou ser criança pra sempre...

    ResponderExcluir
  17. Clara,

    Quanta coisa me lembro, gostos, cheiros, sons, e tudo vem acompanhado de uma nostalgia. Adorava quando chovia e eu fazia bolinho de chuva para meu irmão e massa de pastel frita, agora viajei no tempo.
    Grandes beijos

    ResponderExcluir
  18. Clara,

    Vim retribuir sua visita.
    Eu também sinto saudade dessas coisas. Acho que a infância de anos atrás, foi muito mais vivida que a dos dias de hoje.
    Nossa Senhora de Aparecida, está sempre dentro do me coração.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Clara . Que deliciosa infância.
    Eu quase não brinquei de bonecas. Morava no sítio e sempre convivia com bichos plantas e flores. Quando comecei a frequentar a escola eu ,meus primos e duas irmãs tínhamos que atravessar de canoa para outra margem do rio.Um trajeto só de emoção.Pelos caminhos víamos cobras, formigas carregando folhas,pássaros de vários tipos e até gambás que se assustavam com a nossa presença e fugiam entre as folhas secas do bananal
    deixando odores no ar. Na estiagem
    era só alegria. Atravessávamos o rio
    a pé . Gostava de ver minha sombra refletida na água com girinos e peixinhos rodeando os meus pés. Depois, aos 13 anos mudei para esta cidade
    e por contingência da nova vida tive que virar adulta.

    É um encanto vir aqui.

    Beijuss

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!