terça-feira, 27 de setembro de 2011

O amor que transborda

Hoje participo da blogagem coletiva do blog um pouco de mim de Elaine Gaspareto.


Vamos falar sobre o amor, que é um assunto infinito e tantas vezes inexplicável, que possui vida própria e que vai onde bem entende, sem pedir permissão e sem medo de permanecer onde escolheu. Ah, o amor, esse que nos move, que nos faz flutuar, que nos faz chorar, que nos dá prazer, que nos faz sofrer....
Eu poderia falar do amor por meus filhos, pelos meus amigos ou por pessoas especiais que considero tanto, mas vou ampliar um pouco o tema e falar sobre o amor ao ser humano e à vida.
Todos nós temos capacidade de amar na mesma dimensão que temos a capacidade de nos decepcionar e sentir ódio às vezes. A dimensão desses sentimentos depende de como damos o destaque em nossa vida: se amor, o quanto amamos; se ódio, o quanto odiamos.
Somos pessoas diferentes e únicas no Universo, portanto, cada um tem sua maneira de pensar, de agir e de viver. O que nos cabe é aceitar ao próximo como ele realmente é, sem querer que seja como nós o imaginamos ou queremos. Ninguém muda ninguém. A mudança ocorre por livre e espontânea vontade de cada um.
É difícil isso, mas é necessário. Pessoas que amamos, que geralmente são essenciais em nossas vidas nos magoam profundamente - talvez sem querer - e o amor fica fragilizado. Qual o caminho? O perdão ou o rancor. Quantas vezes ficamos rancorosos com pessoas e estas nem ao menos se dão conta que estamos rancorosas com elas? A mágoa e o ódio mata aos poucos quem sente e não quem provocou esse sentimento.
Durante muito tempo eu fiquei pensando naquela passagem da Bíblia que diz que devemos dar a outra face sempre que apanhamos. Eu não concordava de jeito nenhum. Como assim, a pessoa vem, acaba com a gente e ainda temos que aguentar ela nos bater de novo? Não mesmo!
Mas acho que com o amadurecimento, com o passar dos anos, agora eu entendo. O "dar a outra face" significa não sentir ódio, não querer se vingar, não ficar remoendo uma dor momentânea. Se algo lhe fez sofrer... sofra, chore, lamente e só! Já desabafou agora a vida segue. Perdoe.
É simples? Sim!
É fácil? Não!
É um caminho, uma chance que temos de cultivar o amor em nossas vidas, esquecendo por completo e com o coração aberto, tudo o que um dia nos magoou, nos decepcionou, nos prejudicou e nos odiou.
A vida continua, sempre! E é tão curta que não compensa ficarmos focando sentimentos pobres que não nos acrescenta em nada. Deixe que a vida se encarregue, se afaste das pessoas se necessário, não importa quem sejam, não carregue nas costas tudo o que de ruim alguns têm e que não suportam e dão logo um jeito de colocar em alguém. Sempre existe esse alguém para carregar essa sujeira. Eu já carreguei muito e a única coisa que ganhei foi depressão, síndrome do pânico, solidão, sofrimento...
Tenha uma vida limpa, filtre o que você tem que ouvir e guarde somente o que lhe acrescenta positivamente.
É um exercício de sobrevivência. Talvez a pessoa ainda insista um pouco, mas vendo que para você isso é indiferente, logo ela arrumará outro brinquedo para desmontar. Você já ficou sem graça para ela.
Eu digo: o perdão é uma alavanca enorme para atingirmos o amor, aquele de graça, por nada e por tudo, que nos invade, que nos inunda e que transborda e atrai os que necessitam urgentemente de umas gotas desse invisível sentimento e que com certeza se aproximarão de você implorando por ele.
Faça esta experiência. É fantástica! Seus problemas vão diminuir de uma tal forma que também vão ficar invisíveis e imperceptíveis.
A ajuda ao próximo, seja como for, ou por palavras, ou por gestos, ou por ações, ou simplesmente emprestando seus ouvidos e seus abraços, isso não existe preço que pague. É uma ajuda que você se dá.
Esse é o amor incondicional, gratuito, doado e compartilhado, sem olhar a quem e olhando quem precisa.
Para quem tem um mínimo de sensibilidade, é fácil enxergar numa multidão quem está precisando de sua companhia, seu apoio, seu afeto, seu carinho. Mesmo que seja à distância, aprendemos a olhar o outro de uma outra forma, e aqueles amargurados que desperdiçam uma vida inteira com reclamações, revoltas, rancor, ódio, aos poucos vão se afastando ou então param um minuto que seja para lhe ouvir e quem sabe, abrir o coração e enxergar a vida de uma outra forma.
Sabe, escrevendo tudo isso, alguém deve achar que ficamos bobos pensando assim. Claro que não!
Não precisamos aceitar nada, temos nossas escolhas. Se algo lhe incomoda, afaste-se! Não precisa conviver com o que lhe incomoda. Por que aceitar isso? A vida não é flores, é difícil o dia-a-dia, e sendo tão difícil, para quê complicar mais ainda?
Hoje mesmo você pode escolher: cultivar carinhosamente um rancor, uma amargura, uma raiva ou soltar um belo de um sorrido seguido de uma gargalhada contagiante. E aí?
Perdoe, ame e compartilhe. Simples assim!

87 comentários:

  1. Minha querida, a sua participação está simplesmente SENSACIONAL, nossa eu amei! Vc não faz ideia do quanto o seu texto entrou em mim, principalmente uma passagem da Bília que tb nunca entendi e concordei, mas nunca havia pensado que nem vc... "...que diz que devemos dar a outra face sempre que apanhamos. Eu não concordava de jeito nenhum. Como assim, a pessoa vem, acaba com a gente e ainda temos que aguentar ela nos bater de novo? Não mesmo!
    Mas acho que com o amadurecimento, com o passar dos anos, agora eu entendo. O "dar a outra face" significa não sentir ódio, não querer se vingar, não ficar remoendo uma dor momentânea."
    Obrigada pela reflexão me fez pensar uma série de coisas! ;)
    Beijo, beijoooo!
    She

    ResponderExcluir
  2. gostei da reflexão. eu não sei perdoar, mas também nao remooo mágoas. deeto e pronto. Gostei da expressão que tu usaste, do filtro.

    beijooo

    ResponderExcluir
  3. She, que bom que pensou assim como eu. Eu custei a ter essa impressão e só consegui quando realmente perdoei do fundo do coração.

    Beijosssssss

    ResponderExcluir
  4. Fernanda, cada um tem jeito. Perdoar é a atitude mais difícil do mundo. Mas faz tão bem à alma que eu digo que vale a pena sim. Mas não significa que vc tenha que conviver com a pessoa, vê-la todos os dias, conversar.... Não! Não ficar remoendo é um modo de perdão também...
    Beijossss

    ResponderExcluir
  5. Que lindo Clarinha...é verdade, esta tudo no perdão....Beijos..

    ResponderExcluir
  6. Aprendi que o tempo e a maturidade é capaz de transformar completamente uma pessoa... Seu texto me lembra os ensinamentos que recebi de minha avó e que com o passar do tempo se concretizaram em minha vida. Vida hoje que é leve, com todos os problemas que surgem, vividos um de cada vez, superados ou não, mas nunca guardados de forma amarga.
    Bjks
    Renata http://cercaviva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Cheguei no seu blog através de outros blogs. E o que eu quero dizer é que gostei tanto, mas tanto do seu texto, que queria saber se posso "roubar" (com os devidos créditos, claro!) alguns pedacinhos dele.
    Eu não tenho blog, mas gostaria de colocar no meu FB, pra compartilhar com meus amigos um pouquinho das suas palavras maravilhosas.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Tbm acedito mt no poder do perdao. outro dia lia algo que falava do ressentimento. Res-sentir algo. Pra que né? O amor e o tempo como vc mencionou qd fala da passagem bíblica, do dar a face ao outro, ensina a gente a ver que realmente, mais vale o perdao do que as culpas, a falta de amor, o orgulho, as falsas crencas naquilo que na verdade, nao tem valor algum.

    abracos e parabéns pela alma leve que vc transparece ter.

    ResponderExcluir
  9. Muito melhor cultivar o lado bom o amor ao invés das coisas ruins,né?

    Linda participação!beijos,chica

    ResponderExcluir
  10. Dani, querida!!!!

    Pro nosso próprio bem, perdoar é necessário...

    Beijosssss

    ResponderExcluir
  11. Renata... seja bem vinda!!!

    Também aprendi muito com minha avó, que era uma pessoa tão doce, tão meiga e carinhosa. Saudades dela!!!

    Beijossss

    ResponderExcluir
  12. Rosiane, seja bem vinda...

    Pode roubar sim... com prazer!
    Obrigada por ter gostado...
    Fique sempre à vontade aqui e volte e comente e opine, dê bronca... o que quiser!

    Beijossss

    ResponderExcluir
  13. Nina, muito bem vinda aqui!!!

    A vida é muito curta pra gente ficar cultivando o que nos aborrece... Deixar tudo pra lá é sim ter uma vida mais leve e mais feliz... O resto... ninguém quer resto, né???

    Beijossss

    ResponderExcluir
  14. Olá Clara...
    Que texto fantastico!
    Sem perdão não há amor que vivifique em nosso coração!
    Hoje o amor está colorindo a Blogosfera...Isso é maravilhoso!
    Parabéns por sua participação e por deixar o amor aflorar sempre em sua vida!
    Um beijo carinhoso

    ResponderExcluir
  15. Se cada ser humano trabalhasse em si o amor, o mundo seria bem mais simples. O que é a guerra senão a falta de amor levada ás últimas consequências? Excelente seu texto para reflexão.

    Girassóis com muito amor no seu dia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Lindona....
    ai Clarinha. Você é fófis...
    rs

    agora, falando muito sério.
    estou até emocionada, porque minha participação nesta blogagem está sendo um marco.
    Decidi não ficar remoendo o passado, lembrando e lembrando e lembrando.
    Acho que este lembrar constante era como se fosse uma proteção pra não me machucar mais, só que o efeito era inverso.
    Eu acabava mais machucada.
    Acho que todos nós temos pessoas pra perdoar e para pedir perdão.
    É um alívio quando a gente finalmente decide tocar a vida, dar a outra face.
    Eu estou muito feliz por estar conseguindo resolver pendencias sobre o perdão em minha vida.
    É libertador, né.

    benhê, Oh muié, eu quero falar cocê.rs
    a gente se esbarra.
    beijos. bom dia e boas costuras.

    ResponderExcluir
  17. Tatiana, que bom que veio... bem vinda!!!!

    E viva o amor que é o que temos de mais precioso!!

    Beijosssss

    ResponderExcluir
  18. Celina, certas coisas a gente não entende mesmo... Pra quê né??? Complicado demais, arrogante demais, pequeno demais a guerra... não tem sentido.
    Mas isso é o que a gente acha, e eles lá nem se importam...

    Celina, beijos, beijos, mil beijossss

    ResponderExcluir
  19. Lili, sua linda!!!

    Você é uma pessoa muito especial!
    Cultive o amor sempre e deixe as amarguras pra lá... Viva bem todos os dias, sem medo de ser feliz. E se se machucar de novo, passa merthiolate, dá uma sopradinha e pronto! Sara rapidinho.
    Estou feliz por você!!!

    Nos esbarramos sim... o tempo tá curto mas a gente transforma ele em 26 horas...
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  20. Clara, que reflexão. E lendo me peguei interpretando suas palavras em algumas atitudes minhas. Enfim, hoje, ainda, não sei perdoar, e tenho exercitado diariamente não guardar rancor em relação a nada, mas como disse tem sido um exercício diário.
    Posso roubar seu texto, e colocar o link no meu blog?(claro que com os devidos créditos)
    Um enorme beijo, adorei conhecer seu espaço e já estou te seguindo tá?

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Clara!

    Que reflexão! Amar/perdoar, com diz: Simples, mas não fácil, mas podemos conquistar esse amor/perdão que há em nós, construindo os nossos afetos no dia-a-dia...

    Um belo dia p/ vc!

    Beijoooooooooooo

    ResponderExcluir
  22. KK Pache, seja bem vinda!!!

    Pode colocar sim, pra mim é uma honra!!!
    Só o fato de vc não ficar com mágoa, nem com raiva ou rancor, isso já é um perdão. Faz muito bem pra gente e o retorno é quase imediato.

    Beijosssss



    Eu pretendo visitar todos e ler tudo... mas aos poucos, meus tempo é um pouco corrido... me aguardem que eu chego em todos!!!!

    Beijossss

    ResponderExcluir
  23. Clara concordo com que você disse na mesma medida que amamos podemos guardar mágoas! Por isso que temos que deixar o coração livre sempre para que entre cada vez mais amor!

    bjs

    ResponderExcluir
  24. Bia, daqui a pouco vou lá no seu... eu fico tão curiosa com tudo, mas o tempo é cruel e tenho que contentar com "depois eu vou"... Afff....

    Mas eu vou!!!

    Beijossssss

    ResponderExcluir
  25. Clara,
    Estava precisando nesse momento dessas palavras que vc escreveu. Muito obrigada. Me fez refletir e fazer minha escolha hoje para não ficar tão magoada. Ser feliz é o que eu escolhi depois de ter lido seu texto.
    Beijos com amor
    Adriana

    ResponderExcluir
  26. MINHA FLOR
    O PERDÃO ESTÁ IMPLÍCITO NO AMOR...
    Há amor em mim... há amor em ti... há amor em nós...
    BJM DE PAZ

    ResponderExcluir
  27. Elaine, bem vinda!!!!

    É verdade, deixar o coração livre pra amar sempre! Outro sentimento não pode permanecer no mesmo lugar...

    Obrigada...
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  28. Adriana, que bom... fico feliz!
    Bem vinda aqui!!!!
    Que Deus lhe ilumine sempre pra fazer boas escolhas...

    Beijossssss

    Me aguarde que eu vou lá no seu....

    ResponderExcluir
  29. Rosélia, sempre tão delicada com a gente... Eu te imagino tão calma, sempre sorrindo... o amor em pessoa!!!
    Que Deus continue te iluminando sempre!!!

    Beijossssss

    ResponderExcluir
  30. Gostei muito de sua mensagem!Já carreguei muita tristeza dos outros por nada e hoje faço isso,procuro tornar a vida mais leve!
    Um ótimo dia p você!
    Aproveito para te seguir!
    Bjo
    http://eutenhopressaemuitacoisameinteressa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Alessandra... bem vinda!!!
    É isso mesmo, carregamos muitas coisas dos outros por nada... Não compensa!

    Beijosssssss

    Me aguarde que eu chego no seu!!!!

    Ótimo dia pra vc..

    ResponderExcluir
  32. Texto ótimo para refletir. É mto fácil ficarmos chateados com quem tanto amamos e às vezes por motivos bobos. A vida é tão curta que deveríamos aproveita-la para coisas boas. Adorei a sua participação. Beijos!

    ResponderExcluir
  33. Maravilhoso o seu texto! A gente precisa ler mesmo essas coisas de vez em qndo pra dar uma sacudida! Pq tendemos a cultivar o rancor? Se o amor é tão mais saudável e gostoso de viver?
    É... dar a outra face apesar de simples não é fácil... mas só depende de nós!
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Olha prazer conhecer sou nova aqui, o seu texto falou tudo, é difícil mas perdoar é o caminho, quantas vezes ferimos o outro e não nos amos conta, acho que devemos olhar o outro sem esquecermos quem somos, e também somos imperfeitos, falamos que não devemos e muitas vezes deixamos de falar o que deveria ser dito, e que cai como um abandono ao outro. Sabe viver acho que é ser tolerante e também tolerar nossas imperfeições , agora se eu faço isso? to aprendendo, errando e aprendendo. querida um caminho cheio de amor.

    ResponderExcluir
  35. Crys... bem vinda!!!!

    É difícil a vida, ainda ficamos complicando demais... Aí não dá né???

    obrigada pela visita!!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  36. Telma, bem vinda!!!

    E essa moça linda do seu lado???
    Isso é amor puro, não é???

    Beijosssss

    ResponderExcluir
  37. Josiane, bem vinda!!!

    Prestamos muita atenção nos gestos dos outros para conosco e nos esquecemos que também somos assim, que magoamos, ferimos...
    Perdoar pro amor entrar...

    Obrigada, querida!!!

    Beijossss

    ResponderExcluir
  38. Clara,
    Seu texto me fez pensar. Pensar em mim, pensar em tudo que vivi. E posso dizer que sim, a gente pode escolher se vai cultivar uma flor ou um espinheiro.
    Eu escolhi cultivar a flor.

    Muito obrigada por participar, e me emocionar.
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  39. Clara, linda!
    Vc abordou o X da questão: o perdão. Para mim não há nada mais importante e significativo nesse ato. A partir do perdão conseguimos prosseguir com nossas vidas, ficamos, como vc disse, mais leve. Nos desvencilhamos de sentimentos ruins e da pessoa que nos fez algum mal. Só assim, podemos amar, amarmos, só assim, podemos nos entregar em algum tipo de solidariedade ou compaixão, verdadeiramente.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  40. Elaine, eu estou extremamente feliz em participar... Vc não imagina o quanto a gente ganha com isso. Eu me emocionei demais, demais...

    Obrigada por tudo!!!
    Parabéns pelo trabalho que pra gente que lê é essencial.

    Beijossss
    Que Deus te ilumine, te proteja, e continue te fazendo bela!!!

    ResponderExcluir
  41. Jô, isso é tão difícil, mas quando conseguimos, a vida fica bem mais leve e olhamos o mundo de uma outra forma...
    A vida é tão linda pra ser desperdiçada com bobagens, não é?

    Beijosssss...

    ResponderExcluir
  42. Simplesmente lindo, é isso aí!!!Devemos dar , perdoar, doar e compartilhar e principalmente amar..
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  43. Nossa que texto tao sincero. Muito bom. Tambem acho importante ter esse filtro, muitas vezes as pessoas estao tao toxicas que de alguma forma contaminam. Quer dizer, profissionalmente a gente aprende a "filtrar", mas na vida, nao. POr que estamos lidando com a amizade, o amor, enfim.
    Considero o amor pelos filhos o mais genuino que temos, depois o amor pela humanidade. O amor paixao ja é outra coisa... mais complexa de ambas as partes.
    Beijos e parabens pelo texto e pela reflexao!
    Cam

    ResponderExcluir
  44. Bel, o amor rege o mundo..
    É difícil às vezes perdoar, mas quando conseguimos, tudo fica mais leve...

    Beijossss
    Fique em paz!!!!

    ResponderExcluir
  45. Camille, concordo com vc...
    O amor pelos filhos é o mais intenso que possui, mais incondicional e o mais delicioso... Depois todos aqueles outros.

    Beijosssss
    Fique com Deus e em paz!

    ResponderExcluir
  46. Tenho a felicidade de poder dizer que nunca houve ofensa que eu não tenha perdoado , pelo menos até agora. O perdão libera quem sofreu a mágoa. O agressor que se entenda com sigo mesmo , né?

    Abraço

    ResponderExcluir
  47. Clara parabéns tá lindo . É melhor deixar o amor fluir pela vida e apagar tudo que é sentimentos ruim.
    Bjs!
    Smareis

    ResponderExcluir
  48. Olá Clara!
    Clara e simples como a luz do dia a sua reflexão! O amadurecimento nos dá esta vantagem de olhar com os olhos da alma, então tudo se revela diante de nós. Amei. Bjs.

    ResponderExcluir
  49. Vanessa, bem vinda!!!
    É verdade, o pecado é todo de quem fez e não de quem recebeu.

    Beijosssss

    ResponderExcluir
  50. Smareis... é verdade, na nossa vida não pode haver dois sentimentos distintos... Só o amor já basta!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  51. Esplendor da Criação, bem vinda!!!

    O amadurecimento tem as belas vantagens da vida!!!

    Obrigada...
    Beijosss

    ResponderExcluir
  52. Oi Clara!

    Vim ler teu post! Também participei da blogagem da Elaine. Cheguei e me deparei com um texto que me fez refletir sobre muitas coisas, sobre como é importante filtrarmos o que é verdadeiramente importante e o que realmente pode mudar nossa vida... As escolhas são nossas... Ainda bem que ler esse teu "conselho" me fez perceber também que o amor cura tudo e que o perdão é o amor humilde reconhecendo que precisa de um colo!

    Beijos, Carla. :)
    http://pathyarteira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  53. Carla, seja muito bem vinda!!!

    O amor rege o mundo e é tão grande quando sabemos recebê-lo, que todo o resto fica tão pequeno...

    Obrigada!!!
    Beijosss

    ResponderExcluir
  54. Oi Clara tb estou participando da blogagem coletiva e vim ler seu texto e adorei !!!
    Eu tb não entendia essa passagem de dar a outra face até pouco tempo atrás, hoje quando li o que escreveu fiquei muito feliz por entender da mesma forma ...
    O essencial para se amar é saber perdoar !!!
    Beijos no coração
    Marcia

    ResponderExcluir
  55. BOA NOITE, PRINCESA!VALORIZO O SEU TEXTO,NÃO SÓ PELA BELEZA DAS PALAVRAS, NÃO SÓ PELA ELOQUÊNCIA DAS DECLARAÇÕES, MAS, SOBRETUDO, POR VOCÊ SE COLOCAR COMO DEPENDENTE DE DEUS. SIM, ALGUÉM QUE CONCORDA COM A TÔNICA: DAR A OUTRA FACE, CERTAMENTE NÃO SE PERCEBE COMO JACTANTE. OUTROSSIM, COMO INDIVÍDUO TOTALMENTE A MERCÊ DA VONTADE DO ALTÍSSIMO. QUE ELE, O DEUS TODO PODEROSO, CONTINUE TE FAVORECENDO COM SABEDORIA E INTREPIDEZ DIVINA. TENHA UM RESTO DE SEMANA ABENÇOADO!

    ResponderExcluir
  56. Clara,

    Você falou tudo, é simples, não fácil, porém nunca impossível, tudo é uma questão de escolha e se escolhemos o ódio e o rancor ele pesa muito mais em nós do que nos outros, ele nos tira a liberdade, a cor e a graça de viver. Nem sempre conseguimos dar a outra face, mas só o fato de nos propormos a tentar já é um grande diferencial. Adorei o texto, e claro, seguirei aqui.
    Grandes beijos

    ResponderExcluir
  57. Clara,

    Eu também custei a entender e colocar em prática o perdão. Mas quando eu entendi, passei a amar muito mais.
    Linda participação. Beijos

    ResponderExcluir
  58. Márcia, bem vinda!!!!

    Que ótimo que concordamos...
    O amor sempre é o melhor caminho, pro nosso próprio bem!!!

    Beijossss

    ResponderExcluir
  59. Edna, Bom dia, bem vinda!!!

    Deus é tudo pra gente... é o melhor caminho e é o puro amor...

    Obrigada por suas palavras.

    Beijossss

    ResponderExcluir
  60. Cissa, bem vinda!!!

    Faz tempo que queria te conhecer, pois vejo seu nome sempre aqui e ali.... que bom que veio. Me aguarde que também vou no seu...

    Beijossss

    ResponderExcluir
  61. Lucinha, muito bem vinda!!!

    Que ótimo que veio....
    Essa festa da Elaine que também é nossa... eu nunca vi nada igual. Estou extremamente emocionada por ela e todos nós....
    Que Deus nos abençoe.

    Beijossss

    ResponderExcluir
  62. Oi, Clara...
    Incrível teu Post, de uma sensibilidade fascinante.
    O Ser Humano é Dual, Duas Metades, A Boa tem o tamanho da Ruim, ou Amor e Ódio [irmãos], só temos que deixar aflorar o Amor, pois sabemos dos malefícios do ódio.
    Você sabiamente conduziu sua narrativa de forma dinâmica e prática, pois o que somos isolados?, amargurados?, depressivos, rancorosos?...se podemos chorar o tempo necessário até nossa dor passar]e não cultivá-la] e seguirmos em frente.
    O futuro nos reserva Surpresas, o Presente é um Presente Divino para ser vivido a cada minuto, os dias, as horas serão ensolarados como o Sol bom e necessário e a Chuva terá um novo sentido, da beleza e frescor.
    Lindo Demais seu texto!
    Abraço,

    Sapatinhos da Dorothy

    P.S. adorei seu comentário lá no blog...rsss

    ResponderExcluir
  63. Bom dia, Sandra...

    Bem se vê que vc é escritora... Elabora tão bem as palavras!
    Obrigada por tudo que disse.
    Essa experiência da blogagem coletiva está sendo fantástica pra mim e creio eu, pra todos que participaram.

    Beijos, bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  64. Chicaaaaaaa,,,,,

    Menina, como eu não te respondi lá em cima????

    Obrigada, viu!!!
    Sua participação também foi ótima...

    Beijossss

    ResponderExcluir
  65. CINTIA BRANCO....

    Querida, tô vendo sua carinha aqui...
    Se tiver um blog me avisa pra eu te ler???

    Beijossss

    ResponderExcluir
  66. Clara, vou guardar seu texto, para ler e reler. Penso muito como você, mas tenho dificuldade em esquecer. Acho que o verdadeiro perdão só acontece quando nos esquecemos da ofensa, quando podemos olhar o outro e não sentir nada. Não no sentido de não sentir mais nada por ele (a), mas no sentido de ter passado mesmo uam borracha sobre o acontecido.
    Amar incondicionalmente é isso.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  67. Lúcia, não é fácil não. Acho que a única forma de saber perdoar que eu encontrei foi me afastando por completo da pessoa. Não vejo mais, não tenho notícias nem nada. Assim me esqueci do ocorrido e creio eu que o perdão veio e me senti mais leve.

    Beijosssss

    ResponderExcluir
  68. Clara

    Uma participação que tiro o meu chapéu. O amor está em todas asa formas e sua grandeza sempre será a de se doar.

    Sou aquela que prefere dar uma boa risada, cultivar o amor acima de tudo.

    Parabéns a nossa amiga Elaine por promover um Blogagem Coletiva nde o amor está por todos os lados nos contagiando, nos emocionando.

    Grande Beijo

    ResponderExcluir
  69. Clara...Você souber ser claridade e luz no seu texto, amar e perdoar andam de braços dados , você semeou o bem e caiu em solo fértil, parabéns minha querida,bela participação!

    ResponderExcluir
  70. Claudete, bem vinda!!!

    Obrigada pelas palavras.
    A Elaine soube semear muito bem todas as sementinhas e tirar o melhor de todos nós...

    Beijossss

    ResponderExcluir
  71. Irene, vamos todos tirar o chapéu pra Elaine, que soube, com sua humildade espalhar amor por todos os cantos.
    Eu adorei participar.
    Obrigada!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  72. Olá, Clara!
    Que denso teu texto. Estou emocionada demais. Vc abordou alguns pontos tão cruciais para sabermos o verdadeiro sentido do amor: o perdão.

    Lembrou-me um amigo que costumava me dizer que perdoar é doar-se duas vezes.

    Obrigada pelas palavras!
    Elaine Cunha
    www.caminhandocontando.com

    ResponderExcluir
  73. Teu texto não foi sobre o amor que existe em ti somente, foi uma aula para aprendermos o amor que existe em cada um de nós.
    Adorei

    ResponderExcluir
  74. Elaine, bom dia e bem vinda!!

    Obrigada pelas palavras.
    Seu amigo tem razão, o perdão é a entrega 2 vezes... gostei!

    Beijossss

    ResponderExcluir
  75. Iara, bom dia e muito bem vinda!

    Obrigada, querida pelas palavras.
    A participação nessa BC da Elaine me tornou uma pessoa muito melhor, conhecendo muitas pessoas.
    Obrigada Senhor!!!

    Beijossss

    ResponderExcluir
  76. Oi Clara que lindo seu post..é uma ótima reflexão, antes não sabia perdoar..hoje como escolhi ser feliz..tomei essa importante decisão e me sinto feliz por isso...tb estou no mosaico contando um pouquinho do meu amor de criança..beijos
    http://lauisakartes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  77. Lauísa, seja bem vinda!!!

    Essa festa da Elaine tá ótima... estou amando tudo!!!

    Beijosssss

    ResponderExcluir
  78. Clara, gostei muitíssimo da sua partipação especialmente quando voocê fala sobre o dar o outro lada da face. Realmente é isso .É não revidar com ódio é saber compreender. Muito tocante isso. Parabéns. Eu amei e também sou participante!

    ResponderExcluir
  79. Oi Maria Luiza....
    Essa nossa participação foi ótima mesmo... Amei tudo!

    Beijossss

    ResponderExcluir
  80. Que Lição de vida amiga, sua participação nessa blogagem da Elaine foi coroada de ouro, parabéns.
    Voltarei outras vezes para ler o que tem aih dentro de vc, aproveitando para seguir o seu bloguinho e fazer dele leitura diária.
    Um bju da Rosana e Muito sucesso!

    ResponderExcluir
  81. Rosana, seja muito bem vinda!!!!
    Obrigada por suas palavras, e estou muito feliz com essa participação, foi tudo muito emocionante.
    É um prazer te ter aqui.
    Vou lá no seu também...

    Beijossss

    ResponderExcluir
  82. Lindo texto!
    Realmente ninguém muda ninguém. A gente só pode mudar a si mesma.

    Perdoar pode ser difícil, mas não perdoar pode significar carregar o peso da bagagem dos outros.

    Como um texto pode nos fazer rever conceitos!

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  83. Tatá, seja bem vinda!!!

    Que bom que gostou...
    Eu fico muito feliz qdo eu posso ajudar de alguma forma quem precisa, ou quem gosta ou quem quer ouvir algo.
    Obrigada, meu Deus!!!

    Beijossss

    ResponderExcluir
  84. Oi Clara (apesar de que eu adoro o nome Clarice)
    Seu texto e' tao urgente e importante nos dias de hoje; as vezes tenho a impressao de que nos esquecemos o significado da palavra perdao.
    Obrigada por este texto tao rico e que transborda tanto amor.
    Abracos e otima semana para voce.
    Graziela

    ResponderExcluir
  85. Graziela, obrigada e seja bem vinda!!!

    É difícil perdoar, mas muito necessário pra seguirmos em frente e termos uma vida mais leve...

    Beijosss

    ResponderExcluir
  86. Ôi Clara! É, o Amor não é nada fácil, mas é a melhor coisa do mundo!Linda tua Blogagem! Já tô te seguindo! Será bem vinda pra conhecer e seguir tbm! Se quiser...
    hehehe
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/
    Grande bjo!
    Elaine Averbuch Neves

    ResponderExcluir
  87. Oi, Elaine, seja bem vinda!!!!

    Obrigada viu...
    Eu vou te seguir sim... mas com calma...
    Não demora e eu apareço lá...

    Beijossss

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!