sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Mulher resiste à dor



Uma das piores coisas que acontece com uma mulher é cólica menstrual.
Se fosse de vez em quando tudo certo, mas todo mês ali marcado na agenda, sem falhar nenhum mês...
Desde sempre eu sofro com esse mal. Não sei se na época não tinha condições ou se por ignorância de minha mãe, que certamente achava tudo normal, não procurava ajuda médica e nem me dava remédios. Só chá de canela. Chá? É claro que não resolvia nada.
Parece que fui escolhida pra ser cobaia de dores possíveis e impossíveis:
-Alá, é aquela lá. Coloque todas as dores nela pra ver o quanto ela aguenta.
Começa uns 10 dias antes com a tpm (antes não falava tpm e eu nem me lembro como era tratada), depois dores nos seios, pernas inchadas e doloridas, estômago que embrulha, mal estar, dor de cabeça, pés e mãos gelados, arrepios, diarreia, vômito, desmaio e finalmente chega o dia. Aí é cólica atrás de cólica. É uma dor insuportável, mas que a gente acaba aguentando.
Não sei se é pior que a dor do parto porque meus partos não foram normais e sim cesáreas. Também não posso dizer que é pior que dor nos rins porque também nunca tive dores nos rins. Mas é insuportável.
Olhe, depois de anos sofrendo que resolvi procurar ajuda médica.
Aí sim, ultrassom e eis o diagnóstico: ovário micropolicístico.
São pequenos cistos que se formam no ovário. São resquícios de menstruação que não sai por completo e ficam lá marcando ponto e perturbando a ordem natural do corpo.
Tudo isso desencadeou um pequeno mioma que tenho hoje, mas tudo sob controle. Também daqui a pouco a menstruação acaba e boa!
Ai, gente, que horror.... Isso significa que estou na fase pré-idosa???? Ahhhh!!!
Ainda sobre a primeira menstruação... Naquele tempo em minha família não tinha muito papo. Era pá, pum.
E minha mãe nunca foi de ficar de muita conversa.
Me lembro que uma semana antes de surgir a primeira menstruação ela me chamou num canto e apenas disse:
- A mulher sangra todo mês, isso é normal, você vai usar absorvente e vai se tornar uma mocinha.
Só.
Exatamente uma semana depois ela surge e eu nem sabia como lidar com a situação. Fui perguntando pra uma, pra outra, até saber como fazer.
Quando todos ficaram sabendo do ocorrido vieram em bandos me encher a cabeça:
- Não pode tomar "friagem"; não pode tomar gelado; não pode andar descalça; não pode lavar a cabeça (?)...
Hã???? O que tem a cabeça a ver com o sangue que sai naturalmente?
Já nasci "topetuda", inconformada com certas coisas e isso era um tipo de situação que eu não entendia.
Resultado: Um belo dia, lavei a cabeça... Morrendo de medo, rezando o tempo todo, comecei a passar mal, com uma leve tontura, calafrios, pernas bambas... Mas passou.
Pronto! Eu já sabia que lavar a cabeça estando menstruada não faz mal.
Minha mãe quase teve um troço quando soube de minha aventura. Mas já era tarde demais. Eu já havia desmascarado o costume de anos de minha família.
Isso foi só o começo... Ainda teve o tal leite com manga, cobrir os espelhos quando estiver relampejando, não tomar banho depois de uma refeição, etc. Tudo desmascarado por mim!

9 comentários:

  1. nháaaaaaa não podia lavar a cabeça?
    "to" ferradis então hahaha

    ResponderExcluir
  2. Olha minhas cólicas são de dar dó...mas se eu for pensar bem...as mulheres aguentam dores bem piores...dores de todas a formas...e continuamos...firmes...não sei como ainda...Beijos Clarinha...

    ResponderExcluir
  3. Diva, era tanto absurdo... e eu acabei com todos eles....
    Besos, querida!

    ResponderExcluir
  4. Dani, mulher é um bicho esquisito... resistente e molengona ao mesmo tempo. Ninguém entende!

    Beijos...

    ResponderExcluir
  5. Alexandre, que bom que voltou!
    Espero que esteja bem... e se precisar estamos todos aqui... é só chamar!!!

    Eu sou uma desbravadora da família. Tudo o que não podia eu fazia.. e não morri!

    Beijos e boa semana pra vc...

    ResponderExcluir
  6. Muito bem dona moça. Que coisa mais antiga criar fantasmas com menstruaçao. O unico perigo real( heheheh) é atrair vampiros. POr isso nao durma de janela aberta.... Brincadeira obvio.
    Beijos da Cam

    ResponderExcluir
  7. Camille, naquele tempo era terrível, tudo parecia doença... até eu aparecer, é claro!

    Vou fechar janelas... tenho medo! rsrsrsrs

    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  8. Clara,

    Dor nos rins é pior que cólica menstrual. E olha que eu desmaiava de cólica. Mas tudo passou... já sou pós-idosa! rsrsrs

    Quanta bobagem falam pra gente. Nunca levei a sério nada. Não falava, mas normalmente fazia o que era proibido.

    Girassóis nos seus dias.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Celina, vc fazia coisa proibida tbm??? Ah eu sabia! Isso é a nossa cara! Mas era bom né?

    Beijos e bom fim de semana...

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!