quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Espelho, espelho meu... Saia da minha frente!!!

Lendo um post de um blog querido que eu sigo, o da Fernanda Reali, uma leitora desabafa sobre como se sente com o sobrepeso que carrega... Eu fiquei pensando e resolvi escrever sobre o assunto também.
É difícil, e só quem está nesta situação é que sabe a tortura de todos os dias olhar no espelho, se ver e não se reconhecer.
A única coisa que conseguimos enxergar é a imagem que tínhamos anos atrás. O corpo jovem, perfeito, firme, liso...
Mais uma vez se prova que a mente não envelhece na mesma velocidade do corpo que padece dia a dia.
O corpo feminino muda a cada ano, com a gravidez, com anticoncepcionais, hormônios e os odiosos radicais livres que estão por aí nos rondando. É a lei da natureza.
E quando somos vaidosas, um dia adoradas e elogiadas quando caminhamos pelas ruas e chamamos a atenção dos homens, tudo isso acaba, não pra todas, mas por uma boa parte das mulheres. Eu me incluo nesta parcela.
Isto deprime, nos coloca pra baixo e ficamos sem rumo nenhum.
Aí vem o efeito sanfona, a ansiedade de comer, comer, comer, mastigar, mastigar, mastigar... o primeiro prazer que temos desde o nascimento é pela boca, e usamos todo esse prazer pra esconder algo que não está bem em nós, que está doente e precisa de cuidados.
Geralmente as pessoas que convivem com a gente e que nos ama simplesmente diz que está tudo bem, pra não ligar com isso, que continuamos linda, etc, etc, etc...
E claro, os(as) maldosos que sempre fazem questão de dizer: "Nossa, você engordou, né?" Ah, como existem pessoas assim... "Tá gordinha, mas tá linda!". Vão todos pro inferno!!! Nós sabemos como estamos e não precisamos que nos digam. Não é isso que queremos! Não chame uma mulher de gorda, fofa, cheinha, forte, nunca, NUNCA!!!
O que aprendi com tudo isso (ainda estou em fase de aprendizado), é que faz parte da vida, que tem coisas que acabam mesmo, que as modelos de revistas que aparecem perfeitas são todas falsas, que essas gordurinhas, celulites, estrias fazem parte do corpo feminino. Fazer o quê?
O importante é o seu interior, você se gostar, olhar no espelho e ver as partes que a fazem bela, interessante, inteligente, bem humorada, feliz.
O que lhe faz feliz? O que lhe agrada quando olha no espelho?
Seus olhos? Então destaque-os com uma bela maquiagem...
Seu sorriso? Use batom todos os dias e arrase...
Seu colo? Abuse do decote...
Suas pernas? Use saias... Quer coisa mais feminina que mulher que usa saias e salto?
A barriga lhe incomoda? Então esconda ela e disfarce com roupas apropriadas. O que fica bom pra algumas não fica pra você. Ache o que faz emagrecer através de roupas. Isso é ótimo.
Seus braços estão flácidos? Não use alças... Ou então use com uma blusa transparente por cima, ou uma echarpe...
E comece a se amar de novo! Isso é o que importa.
Daqui pra frente, esqueça que existe balança de peso e numeração de roupa. São só números...
Quer uma dica? Compre roupas e arranque todas as etiquetas. Pronto! Quem vai virar sua roupa do avesso e ver a numeração?
Quando você sentir necessidade de mastigar, tome um copo de água e vá fazer alguma coisa que também lhe dê prazer. Não abasteça a casa com guloseimas!
Continue comendo o que gosta, mas diminua pela metade ou por 1/3. E tire um dia semana pra fazer isso. No restante dos dias, comida saudável. Nada de frango grelhado com verduras todos os dias. Coma uma bela macarronada, pão com manteiga, leite com achocolatado, pizza, lasanha, feijoada, batata frita, bife acebolado, frango ensopado, pudim, sorvete, bolo... Mas com moderação e compense tudo isso na próxima refeição. Não repita esses pratos em todas as refeições. Só uma, ou almoço ou jantar, de preferência almoço, jantar evite ao máximo comida pesada.
Eu garanto, você não vai passar fome... Você não tem fome, tem é ansiedade!
E faça caminhadas sempre que possível... E saia de frente à tv. Esqueça tv. Vá fazer alguma coisa mais útil.
Não se prive de nada e nem se cobre de nada. Faça com prazer, com vontade e aos poucos vá se moderando e vendo o que é melhor pra você.
Você deve ter uma roupa guardada que não te cabe mais... Eu sabia, todo mundo tem! Então, deixe ela lá. Vá emagrecendo (nada de querer emagrecer do dia pra noite) aos poucos, um dia de cada vez, e coloque a tal roupa. Quando ela entrar em você, perfeito!
Toda dieta funciona. Mas o que não funciona é o pós-dieta. A gente sempre acaba engordando de novo. Então por isso que tem que ser um dia de cada vez, mas sempre, pra vida toda!
É horrível o que eu vou falar, mas isso depende de você! Quantas vezes já ouviu isso? É um saco né?
E outra dica, se você gosta de escrever, escreva e coloque tudo no papel, tudo o que você sente, o que quer, suas angústias, suas vontades, suas fantasias...
Eu falo por mim... Depois que comecei a escrever no blog, minha vida melhorou muito e a cada dia toda a depressão, síndrome do pânico, angústias, baixa auto-estima... Tudo isso está dando lugar a uma vontade imensa de viver e ser feliz.
A internet é fabulosa, pessoas maravilhosas que nos identificamos e passamos a considerá-las como parte de nossa família.
Abuse disso também. Crie um círculo de amigos que vão fazer toda a diferença na sua vida.
Mais uma coisa... Sorria, se divirta, dê gargalhadas, assista comédias, faça piadas de si mesmo, ria de suas fraquezas, diga pro espelho que aquelas gordurinhas não lhe pertencem, que ele é que está com elas, não você. Sorria e espalhe a alegria por onde você for. Seja espontânea sem medo, faça coisas sem se importar com o que os outros vão pensar ou falar de você. Que importância tem o que os outros vão falar de você? Eles falam mesmo... E você aceita ou não, pega pra si ou não. Deixem que falem, e daí?
E então, tá esperando o quê?

20 comentários:

  1. SÁBIOS CONSELHOS...HÁ MUITAS COISAS A FAZER AO INVÉS DE FICAR NA FRENTE D ESPELHO,RSRS BEIJOS,CHICA ( SE EU FIZER CAIU DURA DE SUSTO,SRS)

    ResponderExcluir
  2. Chica, seu espelho te amaaaaaaa!!!!

    Beijos, querida...

    rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhh Qualquer espelho não vale mesmo.. tem que ser espelho mágico.. aquele que só elogia hahaha
    Pq pessoas para nos colocarem defeitos, estão ai, prontas para isso.. raiva né?
    Ah.. vc tirou uma foto no espelho... puxa. eu nunca sei tirar foto em espelho.. sempre sai diferente.
    ia fazer um curso de foto no espelho com adolescentes mas a sua ficou melhor. Com flash ou sem flash? *rs
    Besos querida...

    ResponderExcluir
  4. Sem flash Diva.
    E não é bem assim. Eu tiro várias, tipo umas 30 e escolho uma!
    Até acertar a mão foi difícil. Aprendi com minha filha adolescente.
    Vai tentando aí. E tirar durante o dia com a luz natural fica melhor do que com a luz da luz....
    Essa eu tbm gostei, coisa rara, odeio fotos minhas.

    Besos, querida!!!!

    ResponderExcluir
  5. Quer uma dica tb? Faça a dieta da sopa e junto vai uma reeenducaçao alimentar. Voce vai perdendo o apetite e emagrece com uma certa rapidez. É muito booom. Acho que nada substitui voce estar bem, nao adianta cortar as etiquetas!!! Bjos

    ResponderExcluir
  6. Bom dia,Clara!!!

    Muito bem dito!!O mais importante é QUEM SOMOS!! E não é só as gordinhas que passam poe isso...quem é bem magra também...e depois da gestação que ficamos com uma barriguinha???!!
    rsrsrsr
    Beijos pra ti querida!!!
    Adorei o texto!!

    ResponderExcluir
  7. Minha querida, eu simplesmente amei o seu post! Muito bom, dei algumas risadas porque é inevitável com a sua forma de escrever...rs ;)
    Beijo, beijooooo
    She

    ResponderExcluir
  8. Camille, eu já fiz a dieta da sopa e é ótima mesmo... Aliás já fiz todas as dietas e todas funcionaram.
    Tudo só começa a melhorar qdo olhamos pro espelho com outros olhos e não com aquele olho gordo!!!!

    Beijos.....

    ResponderExcluir
  9. Vivian, é verdade... Magro também sofre com essas coisas... Não tinha pensado nisso no momento que escrevi o texto. Bom vc ter lembrado.
    Ou seja, não tem jeito, mulher é assim mesmo e pronto!

    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  10. Sheila, eu sempre fui bem humorada, não nos tempos passados qdo estava com depressão, mas em outras ocasiões, sempre fui uma palhaça!!!!

    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  11. Ei, Clara, vi seu comentário no blog da Fernanda e vim ler seu post
    Gostei demais. Sábias palavras
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oi Clara adorei seu texto...obrigada pelo carinho la no meu cantinho,,,bjoca.

    ResponderExcluir
  13. Jo, seja bem vinda!!!
    Sinta-se à vontade aqui pra palpitar o que tiver vontade.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Celena, pode contar comigo se precisar de algo que possa te ajudar. Estamos no mesmo barco que não vai se afundar nunca!!!!

    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  15. Clara,que maravilhoso texto!Muitas dicas e ensinamentos preciosos para se amar mais!Eu adorei e me identifiquei em várias passagens!Bjs,

    ResponderExcluir
  16. Anne, que bom, que ótimo...
    Eu passei por tudo isso, não é fácil, mas também não é impossível sair linda e maravilhosa.

    Beijos...

    ResponderExcluir
  17. Clara iluminando-se e iluminando o mundo. Amo sua luz intensa e generosa!

    Girassóis nos seus dias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Celina, vc é uma das pessoas que me fazem iluminar... Ninguém é iluminado sozinho!

    Beijos e que seus girassóis fiquem sempre floridos... Amo eles!

    ResponderExcluir
  19. Pois...

    Mas o tempo é implacável!


    Bjsss

    ResponderExcluir
  20. Olá, Vieira...

    Pois é, o tempo é cruel.... E o espelho não perdoa!

    Beijos.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!