sexta-feira, 17 de junho de 2011

Menina difícil

Dias atrás uma pessoa me chamou de "difícil... gênio forte... personalidade forte". Nunca tinha parado pra pensar sobre isso. Como assim?
Segundo o Prof.Luiz Machado, Ph.D., Cientista Fundador da Cidade do Cérebro, personalidade forte é aquela pessoa que sabe o que quer, quando tem projetos de vida que vão sendo substituidos por outros à medida que são concretizados, quando a pessoa é determinada, isto é, quando acredita firmemente que vai atingir os resultados. Tudo isso aliado à postura corporal, dos gestos, do andar, da voz, do olhar etc. É por isso que se fala em "olhar inteligente", "olhar maroto", "olhar inquisidor"... A voz e o olhar são os maiores reveladores da personalidade forte.
Agora segundo o Dr. Flávio Gikovate, médico psiquiatra, psicoterapeuta e escritor, pessoas com gênio forte são aquelas que reagem com grande violência em situações que a desagradam. Ou seja, a pessoa de temperamento forte só está bem e calma quando tudo acontece exatamente de acordo com a vontade dela. Nos outros casos, sua reação é explosiva e o estouro costuma provocar o medo nas pessoas que a cercam.
As pessoas de "gênio forte" conseguem prevalecer seus desejos apenas nas pequenas coisas do cotidiano. As coisas verdadeiramente importantes não são decididas por nenhum de nós, leva os de "genio forte" a comportamentos ridículos: berram, esperneiam e blasfemam diante de acontecimentos inexoráveis, e contra os quais nada podemos fazer. Reagem como crianças mimadas que não podem ser contrariadas.
Voltando ao meu adjetivo "forte", sou sim de personalidade forte. Eu sei o que eu quero, vou atrás, batalho mas sem precisar passar por cima de pessoas pra alcançar meus objetivos. Vou até às últimas batalhas, se eu esgotar todas as possibilidades e ver que não dá, ok, parto pra outra sem problemas. E também não tenho problemas em mudar de opinião. Sou humana e sempre erro, faço coisas equivocadas e se precisar mudo de opinião sim.
E também sei muito bem o que eu não quero. E digo não pra tudo isso sem dó.
A pessoa que me chamou de "forte" na verdade sempre quis me manipular, sempre quis mudar meu jeito de ser, sempre quis que eu fizesse o gosto dela sem respeitar o meu, ou seja, queria decidir a minha vida em tudo.
Aí não dá né gente! Quem aguenta isso? Onde está o respeito?
E eu como libriana, às vezes fico indecisa, às vezes me calo pra não brigar, pra não magoar e sem querer, num piscar de olhos vou pro buraco.
É engraçado que com o passar dos anos, com o amadurecimento, enxergamos coisas que nos fizeram tanto sofrer. E hoje é bom comentar tudo isso... E não cair de novo em garras "fortes" que pensam ser donos de pessoas.
Eu tenho personalidade forte sim, mas respeito todas as opiniões, todas as outras personalidades fortes. Mas se eu não quero uma coisa, eu não quero e pronto! Se eu quero e todos não querem, pronto também!
Hoje de forma nenhuma me sinto contrariada com nada, pelo simples motivo de fazer quase tudo com prazer, com alegria, com otimismo, com perseverança e um extremo bom humor que nem sei de onde tirei isso.
Então tá: sou personalidade forte e extremamente bem humorada! E a vida é bela e breve!

7 comentários:

  1. Então menino, no fundo eu sou um doce de pessoa... mas insistem em me chamar de difícil.. Aí fui pesquisar e acho que sou sim. Mas antes de tudo sou muito bem humorada, se é que vc percebeu isso... kkk

    ResponderExcluir
  2. Clara,

    Você é bem humorada, gênio forte, determinada, criativa, amada, tem mais é que rir muito e ser feliz! caminhar de espinha arrebitada e só sentindo no útero que tudo que deseja está chegando porque vc trabalha pra conquistar!

    Sou sua fã.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Celina, eu acho que nasci de nariz arrebitado não foi à toa. Meu apelido maldoso era esse "nariz empinado". Deus sabe o que faz!
    Beijos, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. O bom humor, mesmo com a personalidade forte é legal e precisamos ter nossas opiniões. Sou assim tb,rsrs...beijos,lindo fds,chica

    ResponderExcluir
  5. Chica, eu tenho o bichinho do bom humor. Tbm sou muito chorona... quer dizer: sou os extremos extremamente.
    Bom fds pra vc tbm.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Clara,seu nome já diz tudo:clareza de sentimentos,em tudo que diz e quer!Acho isso uma grande qualidade!Lindo e revelador seu texto!Bjs e bom fds!

    ResponderExcluir
  7. Anne, obrigada e bom fim de semana pra vc tbm. Beijos.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!