sexta-feira, 22 de abril de 2011

Luto



Hoje é dia de ficar quieto, de fazer jejum, abster-se de carne e de todo o tipo de prazer.
E é claro, assistir na tv o filme sobre a morte e ressurreição de Cristo.
Eu recomendo Paixão de Cristo de Mel Gibson que não consegui assistir. Forte demais, chorei muito...
Fonte: leia aqui

Pesquisei na wiki: clique aqui  -  pra saber como calcular a sexta-feira Santa e Páscoa:

"A ressurreição aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o 3o. dia desde a morte. Assim, contando a partir de domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o 1o. e o último dia, chega-se à 6a. feira como dia de morte de Cristo.
A 6a. feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira 6a. após a 1a. lua cheia após o equinócio (aconteceu dia 21/03) de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 20 de março e 23 de abril.
A igreja católica convida os fiéis à prática de jejum e da abstinência da carne e qualquer tipo de ato que se refira a prazer, em respeito a morte de Cristo. Não custa né?


Infelizmente o comércio toma conta da data e não perde tempo. Dá-lhe bacalhau... Carésimo... Não é pro meu bico!
E dá-lhe ovos de páscoa no domingo... Carésimo também... Mas tenho filhos e fazer o quê?
Lembrando do sofrimento de Maria e de Cristo que suou sangue no monte das Oliveiras, por instantes nos conformamos com nossas dores que não chegam nem na sombra do ocorrido com Cristo.
Quantas vezes poupamos quem amamos, omitimos, mentimos, desviamos o assunto só pra não ver sofrer quem amamos? O choro e o sofrimento do outro nos incomoda muito e não sabemos lidar com isso. Poupamos os bebês de chorar, as crianças de chorar, os filhos de sofrer, o adulto da dor e do sofrimento. Mas sofrer é necessário na vida. Não dura pra sempre, tem a paz depois, a alegria... ou dura pra sempre e nos arranca um pedaço do coração, quando perdemos quem amamos.
Necessário sofrer pra enxergar o mundo de uma outra forma, pra largarmos de ser teimosos e olhar em volta, abrir outra porta, ir por outro caminho, desbravar outro mundo, respirar outros ares, conhecer e dar valor quem merece ser valorizado.
O choro lava a alma... dói... mas é um mal necessário. Lubrifica os olhos e até podemos nos sentir amados, acariciados, mimados por quem se compadece de nós.
Como dizem: "Todo mundo carrega a cruz que aguenta carregar, nem mais, nem menos".
Deus é sábio e nunca nos desampara. É pai e nos ama tanto a ponto de negar algumas coisas que pedimos, pois Ele sabe o que é melhor pra gente. Basta chama-Lo e Ele nos estende as mãos. É só enxergar nas entrelinhas da vida.
Que este dia Santo seja pra reflexão da vida, da morte, da paz, do amor, do respeito, do que realmente vale a pena.
E não vão se empanturrar de chocolate no domingo... Controlem-se!

2 comentários:

  1. Oi Clara.
    Sabe, é triste que hoje muitas pessoas se esqueçam do verdadeiro sentido da Páscoa. Lembram dos chocolates e do descanso proporcionado pelo feriado e se esquecem do verdadeiro motivo disso tudo.
    A Páscoa é sim uma celebração, onde nós podemos nos lembrar do grande amor de Cristo por nós, materializado pela Sua morte e sofrimento na cruz. O que os chocolates tem a ver com isso??? Nada... Podemos sim nos deliciar com os quitutes típicos desta data, mas sem esquecer que à nossa mesa precisa estar o convidado de honra: Cristo!

    Lindas sua palavras.

    FIQUE COM DEUS!

    ResponderExcluir
  2. Camila, amanhã no post nem vou mencionar ovos de páscoa. Pra mim páscoa é ressurreição, renascimento...
    Boa Páscoa pra vc sua família e fique com Deus também!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!