quarta-feira, 20 de abril de 2011

Liquidação

Benhê, me ajuda aquiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!!!


Mais um dia de andanças pela cidade, e como curiosa comecei a olhar placas de lojas.
Até onde o anúncio de lojas é verdadeiro?
"Tudo com 30% de desconto em 6 vezes."
"Cobre qualquer oferta, qualquer uma."
"O menor preço da cidade"
"Aqui os Genéricos são os mais baratos."
"Compre um jogo de sofá e ganhe uma poltrona."
"Seja um cliente preferencial e tenha privilégios."
"Liquidação bombástica, é pegar e levar produtos do mostruário."
Quantas vezes nos deparamos com anúncios assim? Todos os dias, de todos os lugares.
Mas até que ponto isso é verdadeiro?
Então vamos lá:
- Qualquer compra que você fizer parcelado já está embutido o juros. Nem a loja e nem a financeira vão perder dinheiro.
- Pra cobrir qualquer oferta o lojista coloca em um produto exclusivo da loja, ou seja, ninguém mais tem, só ele. Aí fica fácil, porque certamente não vai cobrir nada. A não ser em caso de marcas de eletrodomésticos com marcas famosas. Aí ele iguala o preço da outra loja, ou cobre uns R$10,00. Isso compensa?
- Se você vai a um supermercado e tem a cartela de ofertas, você compra as ofertas, mas o restante do supermercado está um pouco mais caro pra compensar o barato. E me digam: Quem é que compra batata em um, carne em outro, óleo em outro, ovos num outro, etc. Sendo que cada supermercado fica um bem longe do outro? Difícil isso. Gastar combustível, sapato, circular? Vale a pena? Vá com sua lista e compre só o da lista. Alguém resiste à lista?
- Levar produtos de mostruário, tem vantagens mas nem tanto. E se o produto tiver defeito? Até você reclamar, brigar com a loja, esperar, esperar, esperar pelo produto novo. Vale a pena?
- Lembram quando o governo abaixou o preço, reduzir IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos eletros linha branca? O que choveu de gente pra comprar... Mas fui pesquisar - sim, porque pobre gosta de ver preço, pesquisar, calcular e não comprar. Um produto que custaria R$1.200,00 passou a custar por exemplo R$1.099,00. Que diferença é essa? R$101,00? Isso dividido em 12 dá nada. E choveu gente comprando o que não podia só por míseros R$101,00.
Eu sei, pra quem ganha pouco (eu ganho pouco), R$101,00 é muito. Mas se criou um fuzuê danado por um desconto tão pequeno?
E aquelas mega liquidações de até 70%? Gente ficando 2, 3 dias dormindo na fila. Já entraram pra ver o desconto de 70%?
- Panelas de pressão, ferro de passar roupa, faqueiro, jogo de panelas, etc. Muito bom esse desconto, aliás ótimo. Mas o que interessa à população mais pobre o desconto sempre é mínimo e duvidoso.
Não sei se estou falando bobagem, mas não consigo acreditar muito em propagandas de mega liquidação.
O povo precisa, o povo vai, o povo compra. Que ótimo. Mas engrupir um povo que não sabe fazer conta com a calculadora é de doer.
Todos economistas sempre falam: "Juntem o dinheiro e comprem à vista" Mas quem consegue juntar dinheiro ganhando o mínimo? Ninguém.
E comprar carro zero parcelado em 60 meses? Já fizeram as contas? Então façam, primeiro pra saber quantos anos são 60 meses e depois esse tal do juros de 1,99% a.m. São 1,99% a.m. durante 60 meses. Façam as contas.
Mas eu sei que é muito bom comprar... Eu sou mulher e também gosto... Mas com a minha calculadora na bolsa sempre. Meu dinheiro, apesar de pouco, me vale muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo e deixe seu comentário!

Eu os responderei por aqui mesmo ou por email, se achar necessário.

São muito bem-vindos, sempre!